Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Publicação
Publicação no DSF de 19/09/2013 - Página 64629

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Apoio Governo/PSB - BA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, quero saudar também essa grande figura.

            Tive a honra de poder conviver com V. Exª naquele momento histórico da Assembleia Nacional Constituinte. Eu era uma jovem Deputada, vinda do PCdoB da Bahia. A Bahia elegeu duas Deputadas Federais naquele momento da Constituinte: a Deputada Abigail Feitosa, que, infelizmente, já não está mais entre nós, e eu. Eu fui como a zebra da campanha eleitoral e tive a honra de poder conviver com essas figuras históricas que fizeram a história da democracia em nosso País.

            O Senador Bernardo Cabral, que foi o Relator da Constituinte, o Relator da Constituição cidadã, juntamente com Ulysses Guimarães, muitas vezes, Senadora Vanessa Grazziotin, quando aquele Plenário entrava em convulsão, em profundo debate e em conflitos ideológicos inclusive, soube representar em um texto a ideia majoritária democrática que o Brasil escolhia naquele momento.

            Às vezes, eu me sinto preocupada quando vejo o número de PECs que são apresentadas no Parlamento atual, porque a Constituição que nós temos deve ser zelada. Dificilmente, um país tem uma Constituição nascida de um processo tão participativo quanto o que o Brasil teve no momento da Constituinte de 1988.

            Portanto, quero saudar e homenagear o Senador Bernardo Cabral, que mora no coração de todos os brasileiros.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/09/2013 - Página 64629