Discurso durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 19/09/2013 - Página 64629

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Apoio Governo/PSOL - AP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu não poderia deixar de me somar às inúmeras homenagens ao Senador, Deputado e Ministro Bernardo Cabral. Sem dúvida, ele e Ulysses Guimarães foram os dois grandes arquitetos do nosso Texto Constitucional.

            Vou citar Ulysses. Sr. Presidente, essa sessão que V. Exª anuncia em homenagem ao jubileu de prata, aos 25 anos da nossa Constituição, citando Ulysses, nós já a esperamos, assim como “o vigia espera a aurora”. Essa sessão é uma homenagem mais do que devida não só à Constituição, mas aos arquitetos da Constituição, como Ulysses Guimarães e o Senador e Ministro Bernardo Cabral.

            Senador Bernardo Cabral, o texto que V. Exª, o Deputado Ulysses e os constituintes nos entregaram é o melhor de todos os textos constitucionais de toda a nossa história, desde a Constituição monárquica de 1824, passando pelas sete Constituições republicanas. É o melhor, é o mais avançado.

            Como disse o grande Ulysses Guimarães no plenário do Senado Federal na célebre sessão de 5 de outubro de 1988 - V. Exª aqui estava presente -, essa “não é a Constituição perfeita, mas será luz de lamparina na terra dos desgraçados”. Assim dizia Ulysses. E, ao longo desses 25 anos, ela foi emendada, foi corrigida.

            A própria Constituição, como também dizia Ulysses, ela própria se reconhece como não perfeita. E V. Exª, com a sapiência de V. Exª, como arquiteto, como Relator da Constituição, como Relator do anteprojeto de Constituição, teve a inteligência de dizer, naquele momento, que a Constituição não se reconhecia como perfeita, pois pressupôs que, cinco anos depois, a própria Constituição estaria disposta à revisão até por maioria simples. Colocou à disposição a possibilidade da sua própria revisão. A própria Constituição colocou claramente qual para nós humanos é a melhor de nossas qualidades: a qualidade da humildade. A própria Constituição assim se posiciona quando se coloca à disposição para a sua própria revisão. É uma grande obra!

            Nós temos a honra de conviver com V. Exª, de aprender com V. Exª. Recentemente, estive no Amazonas e estive com um grande amigo de V. Exª, com o Dr. Felipe Dal. Ao estar com o Dr. Felipe Dal, relatei, inclusive autorizado pelo Presidente Renan, essa homenagem que o Congresso Nacional fará à Constituição de 1988, ao jubileu de prata da Constituição. Eu não tenho dúvida de que, de todos os Constituintes presentes, o principal homenageado será V. Exª.

            Repito: os principais arquitetos desse texto presentes, vivos entre nós, são o Deputado Ulysses Guimarães e V. Exª. Então, sempre é uma honra para nós do Congresso Nacional conviver com V. Exª. Será, sem dúvida, uma honra ter V. Exª aqui no jubileu de prata do nosso Texto Constitucional.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/09/2013 - Página 64629