Discurso durante a 141ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para os resultados na área educacional do Estado do Piauí; e outros assuntos.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESPORTE. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL, EDUCAÇÃO.:
  • Destaque para os resultados na área educacional do Estado do Piauí; e outros assuntos.
Aparteantes
Eduardo Suplicy, Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2013 - Página 57822
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESPORTE. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL, EDUCAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, BANCARIO.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES (CUT), COMENTARIO, HISTORIA, CENTRAL SINDICAL.
  • ELOGIO, ATLETA PROFISSIONAL, ESTADO DO PIAUI (PI), MOTIVO, VITORIA, CAMPEONATO MUNDIAL, ESPORTE.
  • ELOGIO, PROGRAMA DE GOVERNO, EDUCAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), DECISÃO, AMPLIAÇÃO, HORARIO, ESCOLA PUBLICA, TEMPO INTEGRAL, CONSOLIDAÇÃO, ESCOLA TECNICA, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, RESULTADO, MELHORIA, INDICE, DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO BASICA, MELHORAMENTO, QUALIFICAÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro, saudando V. Exª e todos os meus colegas Senadores, quero dizer que já registrei aqui e dou como lido um pronunciamento que fiz, resgatando a história da Central Única dos Trabalhadores, que, exatamente neste 28 de agosto, faz 30 anos. Foi fundada em 1983, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, durante o primeiro congresso nacional da classe trabalhadora, com a participação de mais de cinco mil homens e mulheres vindos de todo o País, que lotaram o galpão da extinta Companhia Cinematográfica Vera Cruz, participando de uma parte importante da história do nosso País.

            Como quem foi líder do movimento sindical pelo Sindicato dos Bancários, com muito orgulho, queria fazer aqui neste texto o registro e pedir que seja considerado como lido e conste nos Anais desta Casa.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Wellington Dias, permita-me só uma frase sobre esse tema.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - Com prazer.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Eu só quero cumprimentar V. Exª pela lembrança e dizer que eu estava lá, com muito orgulho. Ali fundamos a CUT, tendo o Meneguelli como presidente; o Avelino, como vice; e eu, como secretário-geral. Então, quando V. Exª lembra uma data tão importante para nossas vidas, eu só tenho que cumprimentá-lo e lembrar aquele momento tão importante, sendo que a composição final foi coordenada, principalmente, pela capacidade de articulação do Presidente Lula e de Olívio Dutra. Parabéns a V. Exª.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - Então, permitam-me aqui homenagear V. Exª por esse momento histórico que viveu com nosso querido Jair Meneguelli, com o Presidente Lula e tantos outros. Lá no meu Estado, Evaldo Ciríaco foi o nosso primeiro presidente, o presidente do Sindicato dos Comerciários. Hoje trabalha no Tribunal Regional do Trabalho do Piauí, mas eu queria fazer aqui este registro importante.

            Passaram por ali vários líderes: Regina Sousa, que inclusive é a minha suplente; hoje é o Manuel Rodrigues o presidente da Central Única dos Trabalhadores; o Mourinha, o Moura também esteve lá presidindo.

            Queria comemorar o dia dos bancários hoje, este 28 de agosto, e também fazer outro registro importante: quero registrar aqui a brilhante campanha da nossa judoca Sarah Menezes, no Mundial de Judô de 2013, que está sendo realizado no Rio de Janeiro até o próximo domingo, até o dia 1º de setembro. A piauiense conquistou medalha de bronze ontem, numa disputa muito emocionante. É a primeira brasileira a conquistar um ouro olímpico no judô, em Londres, e líder no ranking mundial, na categoria ligeiro, até 48kg. Essa é a terceira medalha de bronze da judoca em mundiais.

            Eu também faço aqui um registro: estiveram ontem conosco, aqui presentes, os pais de Sarah Menezes, e eu tive o privilégio de recebê-los. A Sâmia Menezes, que é uma colega de equipe, trabalha aqui conosco, é sua irmã. Ontem recebemos aqui a visita da sua mãe, a D. Dina Menezes, e do seu pai, o Sr. Rogério, que aqui compareceram, visitando o Senado Federal.

            Queria também, Sr. Presidente, tratar de um tema que muito me orgulha: a educação. As escolas em tempo integral têm causado uma verdadeira revolução na educação do Piauí. O jornal Meio Norte publicou uma importante matéria esta semana, destacando: são 245 escolas da rede pública estadual que oferecem o ensino com jornada ampliada através do Programa Mais Educação, de tempo integral. Lembro que começou esse trabalho no meu governo, com 19 escolas, e o Governador Wilson, com o Governo da Presidenta Dilma, fez um trabalho de reconhecimento da importância da escola de tempo integral e fez ampliações no nosso Estado.

            O Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral Raldir Cavalcante, em Teresina, foi a primeira escola de tempo integral do Estado, transformada ainda em 2009. O Raldir Cavalcante hoje se destaca pelo ótimo desempenho dos alunos. Os alunos passam nove horas na escola, onde, além das aulas da grade regular, têm aulas de balé, xadrez, judô, violão, violino, flauta doce, jornal e rádio. A escola é referência em índices elevados de qualidade educacional,

            Campeã do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, de 2009 e 2011, a escola subiu de um índice de 3,7 para 6,2, em 2009; e de 6,2 para 6,9, em 2011, atendendo 336 alunos do 4º ao 7º ano. Os números mostram que o modelo de ensino integral quase dobrou o índice da escola Raldir Cavalcante no Ideb - mais do que dobrou, na verdade.

            Atualmente existem três modalidades de ensino em tempo integral no Piauí.

            Na primeira, os estudantes passam sete horas por dia na escola, em atividades educacionais e lúdicas. Na segunda, a jornada diária é de nove horas por dia - defendo que possamos, sempre que possível, ter essas nove horas -, atendendo a todos os alunos - no fim do meu governo, eram 18, mais uma que deixamos implantada, e agora são 40 dessas de nove horas. No terceiro modelo, os alunos moram na escola; estudam durante o dia todo durante 15 dias e, nos outros 15 dias, retornam para o meio rural, onde vivem, no interior do Estado. Essa modalidade é instalada nas escolas agrícolas sob a direção do Governo do Estado. É o modelo da Escola Família Agrícola, e destaco aqui o trabalho do Padre Humberto e do Padre João, um em Teresina, o outro em Oeiras, entre muitos parceiros.

            Sr. Presidente, o Piauí tem alcançado resultados tão expressivos na área educacional porque, desde 2003, temos investido fortemente na estruturação das escolas e na estruturação de seu corpo docente.

            Além do ensino em tempo integral, senhoras e senhores, também estamos investindo em educação com mediação tecnológica. No Piauí, o número de Municípios atendidos pelo Programa Mais Saber já é de 167. Hoje são aproximadamente 11 mil estudantes beneficiados com as aulas em todo Estado - e parabenizo aqui o Secretário Átila Lyra pelo importante trabalho que faz com toda a sua equipe. A metodologia de atuação do Programa Mais Saber consiste em aulas transmitidas pela televisão em tempo real, no formato de videoconferência, ministradas por professores habilitados e capacitados, a partir do estúdio instalado na TV Educativa do Estado, em Teresina. Os alunos assistem às aulas nos ambientes escolares de segunda a sexta nos horários estabelecidos para a transmissão das aulas e, nos fins de semana, têm atividades complementares.

            Na área de ensino profissionalizante, temos o Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luis Barbosa Cortez, o Premen Sul, que é considerado uma das melhores escolas profissionais do Estado, referência na área técnica da saúde - foi visitado esses dias pelo governador.

            O investimento feito no Premen Sul faz parte da consolidação e do aprimoramento das escolas técnicas profissionais do Estado. São bases presenciais e, a partir delas, se faz esse misto de curso à distância e presencial. Todas as 20 salas de aula da escola estão climatizadas; a quadra poliesportiva, coberta e com vestuário; o refeitório, pronto; e o laboratório de enfermagem, completamente montado. Aqui, ainda no meu governo, nós iniciamos um centro de formação na área de saúde, formando agentes de saúde, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, técnicos.

            O Centro Monsenhor José Luis Barbosa Cortez - Premen Sul tem capacidade para atender 2.600 alunos com cursos de análise clínica, enfermagem, radiologia, nutrição, saúde bucal, endemias e vigilância sanitária.

            Sr. Presidente, só com educação é possível superar a pobreza, um dos mais graves problemas do Piauí e do Brasil. É a educação ou a falta dela que faz a diferença, assim como não ter mão de obra com qualificação de curta e média duração, com qualidade, leva ao rebaixamento. É exatamente o contrário: é a qualificação voltada para todos que faz a condição de alguém sair, de forma definitiva, da miséria, da pobreza para um status mais elevado.

            Priorizando a educação como forma de crescimento profissional, com certeza, a situação econômica, social e cultural do nosso povo melhora. Nessa perspectiva, todos saem ganhando.

            Eu queria homenagear aqui, também pela educação, a presença do nosso querido Deputado Paulo Mourão, do Tocantins, apaixonado por educação, que nos honra hoje aqui, com sua presença. E esteve conosco hoje aqui o Dr. Nicolau. Ele agora, além de ajudar o Tocantins, ajuda outros Estados, como o meu Piauí, levando para lá a presença de ensino superior, especialmente Medicina, para a região da nossa querida Parnaíba. Nós nos sentimos honrados com a sua presença.

            Agradecendo ao Senador Paim e a V. Exª, dou aqui por lidos os outros textos do meu pronunciamento.

            Muito obrigado.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - V. Exª me permite, Senador Wellington Dias?

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - Senador Suplicy.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Eu gostaria, como o Senador Paulo Paim, de também me solidarizar com o cumprimento que V. Exª faz à Central Única dos Trabalhadores. Inclusive, quero justificar minha ausência ao Presidente Vagner, que convidou a mim e acho que a V. Exª também para uma homenagem, em comemoração hoje em São Paulo. Em função do nosso trabalho, eu não posso estar lá. Quero cumprimentar a todos, inclusive Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Meneguelli, Vicentinho, Paulo Paim e todos os que fundaram a CUT há 30 anos, que se constituiu em um esteio da defesa da voz dos trabalhadores, para que possam ter mais elevado grau de cidadania, como hoje realmente acontece em relação ao que acontecia há 30 anos. Vida longa para a CUT! Parabéns a todos os seus filiados e sindicatos. Cumprimentos, Senador Wellington Dias.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - Eu que agradeço ao Senador Suplicy.

            Encerro o meu pronunciamento aqui, juntando-me a V. Exª e transmitindo o nosso abraço ao nosso companheiro Vagner, presidente da Central Única dos Trabalhadores, com toda a direção.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Vagner Freitas é o Presidente.

 

            SEGUEM, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTOS DO SR. SENADOR WELLINGNTON DIAS

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) -

28 DE AGOSTO: ANIVERSÁRIO DA CUT

            Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a Central Única dos Trabalhadores - CUT - fará 30 anos no próximo dia 28 de agosto. Foi fundada em 1983, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora, com a participação de mais de 5 mil homens e mulheres, vindos de todo o país, que lotaram o galpão da extinta companhia cinematográfica Vera Cruz participando de uma parte importante da história do nosso país.

            A CUT nasceu num Brasil de profundas transformações políticas, econômicas e culturais, protagonizadas essencialmente pelos movimentos sociais. E foi essa retomada do processo de mobilização da classe trabalhadora que deu origem à Central Única dos Trabalhadores.

            O nascimento da CUT como organização sindical brasileira representa mais do que um instrumento de luta e de representação real da classe trabalhadora. É um verdadeiro desafio, pois a CUT é uma organização sindical brasileira de massas, em nível máximo, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.

            Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, seus objetivos são; organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.

            Presente em todos os ramos de atividade econômica do país, a CUT se consolida como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5a maior do mundo, com quase 3 mil e quinhentas entidades filiadas, mais de 7 milhões de trabalhadoras e trabalhadores associados, além de 22 milhões de trabalhadoras e trabalhadores na base.

            Desde sua fundação, a CUT tem atuação fundamental no cenário político, econômico e social ao longo da história brasileira, latino-americana e mundial. Os avanços obtidos na proposta de um Sistema Democrático de Relações de Trabalho e a eleição de um operário à presidência da República em 2002 são fortes exemplos dessas mudanças e resultados diretos das ações da CUT em sua luta incansável pela garantia e ampliação de direitos da classe trabalhadora.

            A CUT defende a liberdade e autonomia sindical com o compromisso e o entendimento de que os trabalhadores têm o direito de decidir livremente sobre suas formas de organização, filiação e sustentação financeira, com total independência frente ao Estado, governos, patronato, partidos e agrupamentos políticos, credos e instituições religiosas e a quaisquer organismos de caráter programático ou institucional.

            Para a Central, as lutas da classe trabalhadora são sustentadas pela unidade a partir da vontade e da consciência política dos trabalhadores.

            A CUT se organiza em dois níveis: além da estrutura nacional, a CUT está presente em todos os 26 estados e no Distrito Federal. Verticalmente, a CUT está organizada em organizações sindicais de base e entidades sindicais por ramo de atividade econômica: sindicatos, federações e confederações.

            A Central também conta com organismos para o desenvolvimento de políticas específicas e assessoria: Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), Instituto Observatório Social (IOS), Instituto Nacional de Saúde no Trabalho (INST), além de sete Escolas Sindicais e uma Escola de Turismo e Hotelaria.

            Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras que fazem parte dessa história.

            Minha homenagem especial aos companheiros da CUT Piauí, ao presidente Paulo de Oliveira Bezerra, aos ex-dirigentes Lourenço da CUT, Regina Souza, Manoel Rodrigues e Evaldo Ciríaco, um dos ftindadores da CUT Piauí e seu primeiro presidente. Também quero destacar a importante articulação do ex-deputado federal Antônio José Medeiros, que participou inclusive da fundação da CUT Nacional.

            Sr. Presidente, quero lembrar que, no próximo dia 30, a CUT vai encabeçar uma grande manifestação, em todo o país. O objetivo é mobilizar cerca de um milhão de trabalhadores, em conjunto com outras Centrais Sindicais. Diversos setores já confirmaram paralisação. São eles: bancários, indústria de alimentos, químico e serviço público. Os setores que não terão paralisação integral, estão organizando atos públicos. Em Brasília, será montado um acampamento no gramado do Congresso Nacional, que permanecerá até o dia 5/9. Em São Paulo, os trabalhadores prometem ocupar a Avenida Paulista. As Centrais Sindicais reivindicam carga horária de 40 horas semanais, fim do fator previdenciário e rejeição do projeto de lei que trata da terceirização.

            Era isso que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.

 

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) -

SARAH MENEZES NO MUNDIAL DO RIO

            Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, quero registrar a brilhante campanha da nossa judoca Sarah Menezes no Mundial de Judô 2013, que está sendo realizado no Rio de Janeiro até o próximo domingo, 01 de setembro. A piauiense conquistou medalha de bronze ontem, numa disputa muito emocionante.

            Primeira brasileira a conquistar um ouro olímpico no judô, em Londres, e líder do ranking mundial na categoria ligeiro (até 48kg), essa é a terceira medalha de bronze da judoca em Mundiais.

            Nesta temporada rumo às Olimpíadas de 2016, Sarah Menezes conquistou medalha de prata no Mundial Masters, o ouro no Grand Slam de Moscou, prata no Mundial Militar e o bronze no Grand Slam de Paris.

            Os melhores judocas do mundo estarão reunidos no Rio de Janeiro para o Campeonato Mundial de Judô. Ao todo, são 783 lutadores (477 homens e 306 mulheres) de 124 países. A competição é a mais importante da modalidade depois dos Jogos Olímpicos.

            Além de Sarah, o Brasil tem mais 22 judocas participando da competição. Dezoito deles, incluindo Sarah Menezes, são frutos do programa do Governo Federal de incentivo ao esporte, o Bolsa Atleta.

            Outros quatro judocas brasileiros também lideram o ranking de suas categorias: a meio-pesado Mayra Aguiar(78kg), o meio-médio Victor Penalber, (81kg) e os pesados Maria Suelen Altheman (+78kg) e Rafael Silva (+100kg). Fiquemos na torcida!

            Era o que tinha a dizer. Obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2013 - Página 57822