Pela ordem durante a 141ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a falta de energia que atingiu a região Nordeste.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ENERGIA ELETRICA.:
  • Considerações sobre a falta de energia que atingiu a região Nordeste.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2013 - Página 57835
Assunto
Outros > ENERGIA ELETRICA.
Indexação
  • CRITICA, COMPANHIA HIDROELETRICA DO SÃO FRANCISCO (CHESF), MOTIVO, AUSENCIA, ESCLARECIMENTOS, RELAÇÃO, INTERRUPÇÃO, SERVIÇO, ABASTECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, LOCAL, REGIÃO NORDESTE.

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco Apoio Governo/PT - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero, primeiro, parabenizar o Senador Paulo Paim, porque eu estive nessa mesma reunião que S. Exª citou e sou testemunha do esforço, de toda a movimentação que o Senador Paulo Paim tem feito, ao longo de toda sua trajetória nesses temas e, particularmente, no encaminhamento para a solução da questão dos trabalhadores do nosso sistema de aviação, e do fator previdenciário, que é algo que já, de certa maneira, entrou na ordem do dia.

            O Senador Paulo Paim é um árduo batalhador, e a nossa expectativa, Paulo Paim, é que isso seja solucionado. Portanto, acho que é importante o testemunho aqui desse seu esforço. E acredito muito que, a partir dessas reuniões estabelecidas e inclusive anunciadas pela Presidenta Dilma, nós consigamos chegar a um ponto de entendimento e aprovar essas matérias tão desejadas.

            Mas quero, Sr. Presidente, muito rapidamente, primeiro, justificar o meu voto na escolha do membro da ANP. Eu não estava aqui na hora - estive e saí, porque achei que não ia mais haver votação -, e, quando retornei, o painel já estava fechado. Então não pude participar; não há problema nenhum. Obviamente a votação é secreta, mas nós até defendemos que ela seja aberta. Esse é o tipo de votação que não há motivo nenhum para ser secreta. Se aqui estivesse, eu acompanharia a orientação do meu partido.

            O outro problema para o qual eu quero chamar a atenção, Senador Suplicy, é que o Nordeste inteiro conviveu, na tarde de hoje, com um apagão. Inclusive, na hora do apagão, fui comunicado pela minha esposa, que estava num hospital de Salvador, acompanhando uma ultrassonografia da minha filha, a mais nova, que está grávida. Na hora, ela me ligou desesperada dizendo que tinha tido um apagão no Nordeste.

            Eu estou vindo aqui ao microfone para falar sobre esse tema porque li, agora há pouco, e ouvi alguns comentários sobre a causa do apagão. Quero continuar, Senador, aguardando uma resposta mais contundente em relação a isso. Se o motivo do apagão foi esse que se anunciou, fiquei muito preocupado, Senador. Eu trabalhei durante boa parte da minha vida em sistemas que têm sistema de proteção. Imagine, Senador Suplicy, que uma queimada numa fazenda do Piauí, com o superaquecimento a partir da queimada, tivesse provocado um apagão no Nordeste inteiro.

            O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Nossa!

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco Apoio Governo/PT - BA) - Eu aprendi que, em sistema de proteção, a parte que ofende, a parte que tem problema é apartada do sistema para evitar que fique contaminado. É assim que se monta um sistema de proteção.

            Na realidade, estamos falando do sistema elétrico brasileiro, que é um dos sistemas mais sólidos, mais bem planejados do mundo. Portanto, uma explicação simplória dessas me causa estranheza.

            Eu estava falando com o Senador Armando Monteiro que a Bahia pode ter queimadas, inclusive, por conta da longa estiagem. E aí? Nós estamos com o sistema permanentemente vulnerável? Eu tenho muita preocupação com relação essa situação porque não acredito que tenha sido só isso. Não estou duvidando de ninguém, mas, se foi só isso, nós precisamos rever urgentemente a forma de agir quando esse tipo de problema adentra a rede de fornecimento de energia no País.

            Recentemente, uma usina conhecida como Gonzagão por todos os nordestinos, apresentou um problema, e esse problema contaminou o Nordeste inteiro, como um efeito dominó. Está errado. Sistemas de proteção foram feitos para isolar ofensores a sistemas de alimentação, sistema de comunicação, sistema de abastecimento de energia. Não é possível!

            Sinceramente, Senador Suplicy, quero crer que tenha sido algo que fugiu do controle. Acho que é importante que a Chesf, a nossa companhia, que tem um quadro competentíssimo, venha a público dar explicações, até para nos dar a certeza e a garantia de que não estamos vulneráveis o tempo inteiro. Um sujeito resolve fazer uma queimada, e longa estiagem ou a estiagem se prolonga por um período razoável. Nós estamos vulneráveis?

            Então, sinceramente, Senador Suplicy, não quero que esse apagão tome conta da minha mente com essa explicação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2013 - Página 57835