Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à PEC nº 18; e outros assuntos.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. JUDICIARIO. SAUDE.:
  • Apoio à PEC nº 18; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 04/09/2013 - Página 59819
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. JUDICIARIO. SAUDE.
Indexação
  • DEFESA, APROVAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, AUTORIA, SENADOR, JARBAS VASCONCELOS, ALTERAÇÃO, PROCEDIMENTO, CASSAÇÃO, MANDATO PARLAMENTAR, CONDENADO, CRIME, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).
  • CRITICA, RECUSA, INDICAÇÃO, NOME, PROCURADOR DA REPUBLICA, CONSELHO, MINISTERIO PUBLICO.
  • DEBATE, INCLUSÃO, PAUTA, VOTAÇÃO, MATERIA, REFERENCIA, DESTINAÇÃO, PERCENTAGEM, RECURSOS, SAUDE PUBLICA.

            O SR. WALDEMIR MOKA (Bloco Maioria/PMDB-MS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é nesse mesmo sentido a minha intervenção. Estou no meu nono mandato, Sr. Presidente, desde que comecei, como vereador, lá na capital do meu Estado, Campo Grande. Eu nunca vi nada que pudesse desgastar mais a imagem do Congresso Nacional do que essa última votação na Câmara dos Deputados. É um negócio que não conseguimos entender, porque não é possível. É aquela situação em que não havia mais o que fazer.

            Então, eu penso que, depois desse resultado, aqui, no Senado, a forma concreta, objetiva de dar uma resposta é votarmos rapidamente a PEC nº 18, do Senador Jarbas Vasconcelos, como V. Exª está aqui colocando na pauta. E, ao mesmo tempo, articular com a Câmara, para que eles também possam fazer isso, talvez, rapidamente, porque, assim, esse tipo de problema não mais vamos ter. E cabe ressaltar que aqui, no Senado, nós já votamos, tanto assim que, em relação à cassação, não temos voto secreto no Senado. E por que não, também, a PEC do Senador Paulo Paim?

Então, aproveitar o momento não é aquela questão, é que o clima, mais do que isso, é como se isso pudesse dar uma satisfação.

            Então, Sr. Presidente, vi o Senador Pedro Taques lendo, em nome de 22 Senadores, e quero dizer, Senador Pedro Taques, que acho também que a rejeição daqueles dois nomes foi um absurdo com o qual - faço questão de dizer e abrir - eu não compactuei. V. Exª sabe da minha postura.

            De forma, Sr. Presidente, que acho que se V. Exª colocar na pauta da semana que vem, como já nos pediu, inclusive estou conversando da Comissão de Assuntos Sociais para que, na próxima semana, a gente possa também pautar a questão dos 10% da saúde. Toda essa discussão, Sr. Presidente, o fundo dessa questão, a coisa mais importante que há aí é o subfinanciamento da saúde no nosso País.

            Obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/09/2013 - Página 59819