Pela Liderança durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de reuniões realizadas por S. Exª nos municípios do Acre a respeito da alocação dos recursos de emendas parlamentares; e outro assunto.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Registro de reuniões realizadas por S. Exª nos municípios do Acre a respeito da alocação dos recursos de emendas parlamentares; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 04/09/2013 - Página 59831
Assunto
Outros > ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • VISITA, ORADOR, MUNICIPIOS, ESTADO DO ACRE (AC), DISCUSSÃO, DESTINAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, EMENDA INDIVIDUAL.
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, INTERNET, ASSUNTO, CONFLITO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO ACRE (AC), POLICIA FEDERAL, CRITICA, POSIÇÃO, GOVERNADOR.

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Anibal Diniz, do meu Estado, venho à tribuna na noite de hoje apenas para fazer um relato da viagem que temos feito a todo o interior do Estado. Começamos por Manoel Urbano. Estivemos em Santa Rosa, dormimos em Jordão. Formos a Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. A segunda etapa, fizemos na semana passada. Começamos por Bujari. Estivemos em Sena Madureira, Feijó, Tarauacá. Agora, esta semana, nesta quinta, iremos fazer mais uma etapa, começando por Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil.

            Na verdade, o objetivo dessa nossa grande caminhada é visitar os nossos 22 Municípios do Estado do Acre para que possamos discutir com os vereadores, com as lideranças sindicais, com as lideranças comunitárias e, principalmente, com os nossos vereadores.

            Já quero agradecer a todos os presidentes de câmaras municipais que têm nos recebido, a alguns prefeitos que têm participado também das nossas reuniões, a alguns secretários municipais, principalmente aqueles mais interessados com o futuro dos seus Municípios que têm participado das nossas reuniões, porque entendemos que não temos outra forma a não ser essa, de ouvir a população, de discutir com os verdadeiros representantes do povo, que, no meu entendimento, são os vereadores.

            Eu sempre tenho dito que os vereadores são os verdadeiros para-choques. É aos vereadores que chegam as primeiras demanda, é aos vereadores que a população tem acesso com certa facilidade. Então, estou muito feliz e satisfeito com a quantidade de informação que me tem chegado e a meus assessores, que têm me acompanhado, para que possamos, diante dessas informações, alocar as nossas emendas parlamentares de forma mais correta, de uma forma mais justa e até mesmo de uma forma mais humana.

            Temos hoje o montante de 15 milhões de emendas. Parece até um valor grande, mas temos os 22 Municípios que precisamos ajudar, independentemente de sigla partidária e de ideologia política. O sentimento é de que nós possamos chegar a todos os Municípios, discutir nas câmaras municipais o que é melhor para os Municípios.

            Agora, em novembro, os prefeitos, com certeza, virão aqui, a Brasília, para que nós possamos discutir as nossas emendas. Com as informações que estamos colhendo nos Municípios, nós vamos ter bem mais condições de alocar as nossas emendas.

            Eu já queria agradecer a todos os presidentes de câmara, mais uma vez, que têm dado toda a atenção para a importância da discussão dessas emendas, e a alguns prefeitos que têm tido a sensibilidade... Infelizmente, no nosso Estado, por conta de algumas questões políticas, nem todos os prefeitos têm participado das nossas reuniões, mas eu queria agradecer àqueles que têm ido por estarem ali demonstrando uma preocupação que têm para com os seus Municípios. Com certeza, a participação dos prefeitos tem nos ajudado muito para que, junto com os vereadores, nós possamos discutir de uma forma mais transparente. Quando nós abrimos espaço para aquelas lideranças comunitárias, na presença dos prefeitos, elas também têm sugestões para discutir com os prefeitos.

            Fica aqui o nosso registro. Temos dedicado um tempo todo especial para essa agenda, que, para nós, cumpre um papel muito importante.

            Há outro tema, Presidente Anibal, que trago à tribuna. Li agora a imprensa do nosso Estado e, como representante do povo do Acre, queria expressar o meu sentimento. O Governador Sebastião Viana, numa palestra para oficiais do Exército brasileiro, fazia questão de registrar - pelo menos é o que está publicado no jornal on-line AC24horas, em uma matéria do Sr. Luciano Tavares - uma briga institucional. Ele dizia que o Estado está rompido com a Polícia Federal.

            Eu queria, primeiramente, repudiar essa atitude do Governador. Em nome do povo acreano, principalmente daqueles que me deram um voto de confiança, considero a Polícia Federal uma das instituições mais sérias deste País, uma instituição que orgulha não só o povo do meu Estado, mas, com certeza, todo o povo brasileiro. Então, fica aqui o meu repúdio a essa atitude do Governador. Eu acho que essa não é uma atitude de um governador. O povo do Acre tem pela Polícia Federal um carinho muito grande. O nosso Estado é fronteiriço, temos uma fronteira com o Peru e com a Bolívia, e nós devemos muito à Polícia Federal por estar ali guardando, dando a segurança aos acreanos e aos brasileiros. É a Polícia Federal que também ajuda nessa área de fronteira.

            Então, preocupa-me muito quando um Governador de um Estado fronteiriço vem e faz questão de registrar - estou dizendo isso porque não vi sequer uma nota do Governo desmentindo essa matéria. Então, para mim, essa matéria é verdadeira - que existe uma briga institucional, que o Estado do Acre está rompido com a Polícia Federal.

            Então, eu gostaria que ficasse registrado, em nome do povo acreano, que não temos nada contra a Polícia Federal. Muito pelo contrário, nós temos um respeito muito grande pelas atitudes, pelas ações que a Polícia Federal tem realizado no nosso Estado.

            Presidente Anibal, fica aqui o nosso registro e a nossa indignação com esse pronunciamento do Governador Sebastião Viana, que não expressa o sentimento do povo acreano, mas, sim, o sentimento dele e de meia dúzia de pessoas que o rodeiam.

            Fica aqui este registro.

            Muito obrigado, Presidente Anibal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/09/2013 - Página 59831