Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento de voto de pesar pelo falecimento do Sr. Luiz Gushiken.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Apresentação de requerimento de voto de pesar pelo falecimento do Sr. Luiz Gushiken.
Publicação
Publicação no DSF de 17/09/2013 - Página 63590
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, ASSUNTO, VOTO DE PESAR, MOTIVO, MORTE, EX MINISTRO DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu permutei com o Senador Mozarildo, mas eu queria neste momento - eu sei que ele vai permitir - encaminhar um voto de pesar - e V. Exª o conheceu também - em relação ao falecimento de Luiz Gushiken.

            Foi sindicalista comigo anos e anos, foi dirigente comigo do movimento sindical. Estava atravessando, há dez anos, um tratamento muito difícil, estava doente e, infelizmente, veio a falecer.

            Se V. Exª permitir, em homenagem a ele, só leio a justificativa que é bem curta numa homenagem ao nosso Luiz Gushiken.

            A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM) - Perfeitamente, Senador.

            O SR. PAULO PAIM (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Srª Presidenta, requeiro, nos termos dos art. 218 do Regimento Interno do Senado Federal, inserção em ata de voto de pesar e apresentação de condolências à Srª Elisabeth Gushiken e família, pelo falecimento de Luiz Gushiken, no dia 13 de setembro de 2013.

            Nascido na pequena cidade de Osvaldo Cruz era o primogênito dos sete filhos do fotógrafo e violinista Shoei e Setsu Gushiken, imigrantes japoneses de Okinawa, Luiz Gushiken, ainda jovem, mudou-se para a capital paulista. Morava no Brás e, em 1970, começou a trabalhar como escriturário, no Banco do Estado de São Paulo (Banespa), onde permaneceu até 1999.

            Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Luiz Gushiken foi militante da tendência Liberdade e Luta, conhecida como “Libelu”, braço estudantil da Organização Socialista Internacionalista.

            Começou sua vida política como sindicalista e, durante a ditadura, teve intensa participação nas greves dos anos 80. Presidiu o Sindicato do Bancários de São Paulo, de 1984 a 1986. Por quatro vezes, esteve preso no Dops. Foi também um dos fundadores e dirigentes do PT - Presidente Nacional do Partido, de 1988 a 1990 - e da Central Única dos Trabalhadores, na data da sua fundação, na qual também estive e fui eleito juntamente com ele.

            Foi Deputado Federal por três vezes, inclusive na Assembleia Nacional Constituinte de 1987 - convivi com ele durante todo esse período, de 1987 a 1999 - e coordenador das campanhas presidenciais de Lula em 1989 e 1998. Foi Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

            Luiz Gushiken morreu em 13 de setembro de 2013, aos 63 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado, em estado grave, em consequência de um câncer no aparelho digestivo, contra o qual lutava desde 2002.

            Solicitamos que o presente voto seja enviado à Srª Elisabeth Gushiken. Rua Silveira Martins, 132, São Paulo.

            Era esse, Srª Presidente, o voto de pesar de um querido amigo chamado simplesmente Luiz Gushiken, como ele gostava de ser lembrado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/09/2013 - Página 63590