Pronunciamento de Randolfe Rodrigues em 16/09/2013
Encaminhamento durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Referente ao PLS n. 441/2012 (turno suplementar) [apreciação da Emenda n. 2-PLEN].
- Autor
- Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
- Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Encaminhamento
- Resumo por assunto
-
Outros:
- Referente ao PLS n. 441/2012 (turno suplementar) [apreciação da Emenda n. 2-PLEN].
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/09/2013 - Página 63748
- Assunto
- Outros
O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Apoio Governo/PSOL - AP. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o encaminhamento do PSOL é pela emenda do Senador Humberto Costa.
O que nós queremos concretamente não é a institucionalização de um caixa dois, mas, claramente, acabar com essa excrescência que existe na legislação eleitoral brasileira, que é o cabo eleitoral. Em alguns locais, há, inclusive, a ignomínia da existência de associações e sindicatos de cabos eleitorais.
Esta Casa, este Plenário, ao aprovar isso - o fim do cabo eleitoral -, dará uma enorme contribuição a esta reforma eleitoral, Sr. Presidente, que, inclusive, deixa de ser mini, passa a ter uma dimensão maior ao se aprovar essa determinação, acabando com qualquer possibilidade de contratação de cabo eleitoral.
E veja claramente: nós não estamos proibindo a contratação de produtora; nós não estamos proibindo a contratação do servente que vai trabalhar. Estamos proibindo o absurdo que é a contratação do cabo eleitoral, que não existe cabimento haver em campanha. Quem vai para a campanha, quem vai atuar na campanha que atue na campanha convidado e mobilizado pela causa que ele vai abraçar.
Então, o encaminhamento do PSOL é favorável à emenda do Senador Humberto Costa.