Pela ordem durante a 192ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de visita ao Senado de uma delegação de senadores da Confederação Suíça.

Autor
Paulo Bauer (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Paulo Roberto Bauer
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Registro de visita ao Senado de uma delegação de senadores da Confederação Suíça.
Aparteantes
Luiz Henrique.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/2013 - Página 77060
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, SENADO, DELEGAÇÃO, SENADOR, PAIS ESTRANGEIRO, SUIÇA.

            O SR. PAULO BAUER (Bloco Minoria/PSDB - SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Agradeço a V. Exª.

            Eu desejaria apenas registrar, para o conhecimento da Casa, que nós estamos recebendo, na data de hoje, a visita de uma delegação de Senadores da Confederação Suíça.

            Esta Delegação é presidida pelo Sr. Senador Johannes Germann e integrada também pelo Senador Felix Gutzwiller, pelo Senador Pirmin Bischof, também pelo Sr. Senador Jean-René Fournier e pela Senadora Liliane Maury Pasquier.

            Estão também participando desta visita ao Senado Federal do Brasil o Embaixador da Suíça no Brasil, André Regli; o Ministro da Embaixada, Jean-Pierre Reymond; e também o Secretário da Comissão de Política Exterior do Conselho dos Estados da Suíça, Sr. Florent Tripet.

            Já fomos recebidos na Presidência da Casa pelo Senador Flexa Ribeiro, que representou o Senador Renan Calheiros na conversa e na visita oficial.

            Participamos ainda de uma reunião na Comissão de Relações Exteriores, com a presença e a liderança do Senador Jarbas Vasconcelos. E a Senadora Ana Amélia Lemos também participou dessa reunião, muito proveitosa.

            Além disso, tivemos a oportunidade de recepcionar os Senadores visitantes num almoço muito proveitoso, do qual também participou o Senador Luiz Henrique da Silveira, nosso Presidente de Honra, e o Senador Inácio Arruda, bem como o Senador Eduardo Suplicy.

            E eles estão neste momento no plenário fazendo essa visita, que gostaríamos que ficasse registrada nos Anais da Casa...

            O Sr. Luiz Henrique (Bloco Maioria/PMDB - SC) - V. Exª me permite?

            O SR. PAULO BAUER (Bloco Minoria/PSDB - SC) - Pois não, Senador.

            Com certeza, as relações entre o Parlamento, o Senado brasileiro e o da Suíça se tornam ainda mais próximas, ainda mais produtivas a partir dessa demonstração de apreço e de homenagem que prestam ao Senado brasileiro.

            Muito obrigado.

            O Sr. Luiz Henrique (Bloco Maioria/PMDB - SC) - Nobre Senador Paulo Bauer, é preciso assinalar que a presença suíça no Brasil já data de quase dois séculos. Empresas suíças, como, por exemplo, a Nestlé, já se configuram como empresas brasileiras, tantos são os anos, as décadas em que essa companhia suíça opera no Brasil. O importante é assinalar que o empresário suíço veio sempre ao Brasil para investir, para desenvolver, para ajudar o nosso País a desenvolver-se. No caso da nossa cidade de Joinville, eu quero deixar muito claro aqui que a maioria dos imigrantes que, embarcados no navio Colon, vieram fundar a nossa cidade era composta de imigrantes suíços, procedentes, sobretudo, da região de Schaffhausen.

            Os suíços deram a Joinville uma grande contribuição. Hoje Joinville é o que é, uma cidade que tem um PIB quase do tamanho do Paraguai, que é o terceiro polo econômico da Região Sul. Nós devemos muito, Senador Paulo Bauer, aos imigrantes suíços...

(Interrupção do som.)

            O Sr. Luiz Henrique (Bloco Maioria/PMDB - SC) - ... que lá aportaram. Por isso eu quero saudar a delegação de (Fora do microfone.) parlamentares suíços com grade alegria e dizer que a sua presença aqui é mais um marco para firmar, para consolidar as relações suíço-brasileiras. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/2013 - Página 77060