Discurso durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da aprovação de projeto de Lei que regulamento a atividade de vaqueiro; e outro assunto.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. POLITICA SOCIAL.:
  • Defesa da aprovação de projeto de Lei que regulamento a atividade de vaqueiro; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/2013 - Página 65776
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • DEFESA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, REGULAMENTAÇÃO, PROFISSÃO, TRABALHADOR, PECUARIA, PECUARISTA.
  • REGISTRO, LANÇAMENTO, PROGRAMA, PREFEITURA, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), OBJETIVO, ATENDIMENTO, MÃE, CRIANÇA, ENFASE, GESTANTE, PERIODO, CRECHE, INFANCIA.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu quero também, numa parte da minha fala, registrar a importância, a satisfação de poder estar hoje votando a regulamentação do projeto dos vaqueiros brasileiros.

            Quero dizer que sou pernambucano de nascimento e roraimense por adoção, e que, tanto em Pernambuco quanto em Roraima, a profissão do vaqueiro, a vida do vaqueiro, a ação, o trabalho e o dia a dia do vaqueiro têm uma importância muito grande.

            Sou de uma família, por parte da minha mãe, do sertão de Pernambuco, de Floresta dos Navios, onde fica o Riacho do Navio, tão cantado por Luiz Gonzaga. Fui criado - menino - ouvindo as músicas de Luiz Gonzaga e com o sentimento do que representa o interior, do que representa o Sertão, do que representa o vaqueiro, o boiadeiro, e tudo que tem de lúdico, mas, ao mesmo tempo, de quixotesco, nessa luta contra a seca, contra as dificuldades, contra a falta de condição e sempre se registrando que o vaqueiro é, antes de tudo, um forte. Então, hoje, nada mais justo de que o Senado da República, o Congresso Nacional - porque a Câmara já aprovou esse projeto - faça justiça ao vaqueiro brasileiro.

            E eu quero aqui fazer um apelo. Eu sei que alguns Senadores e Senadoras gostariam de melhorar o projeto, mas, se nós o emendarmos, o projeto volta à Câmara dos Deputados e não será sancionado. Portanto, vai atrasar a regulamentação da profissão de vaqueiro. Então, eu queria pedir que nós aprovássemos o texto, Presidente Renan, da forma como veio da Câmara, para que possa ser sancionado rapidamente pela Presidenta Dilma. E se houver algo que possa melhorar o texto, nós faremos aqui, num encontro de Líderes, um projeto novo, tramitando pelo Senado, com urgência de Liderança, colocando alguma emenda que, por acaso, seja necessária para melhorar o projeto. Mas nós queremos hoje aprovar um projeto que vai fazer justiça e vai dar reconhecimento a vocês e à família de vocês. Porque a gente sabe o que o vaqueiro brasileiro sofre para tocar a boiada, tocar a sua vida.

            Queria também, Sr. Presidente, fazer um registro rápido de um programa lançado ontem na capital Boa Vista, na nossa capital em Roraima, pela Prefeitura de Boa Vista, que é o Projeto Família que Acolhe. É o primeiro projeto integrado que visa atender a mãe, a criança e o adolescente de uma forma integrada. O programa vai desde a gestação até a garantia de vaga na creche e na escola para a criança que nascer; cria a Universidade da Criança, para orientar pai e mãe como construir essa cidadania, como construir essa vida dentro dos preceitos de melhores condições. E também distribui material, faz acompanhamento médico, educacional; é um programa para ensinar a ler, fazer a criança, desde pequena, gostar dos livros; portanto, é um projeto completo.

            Eu quero parabenizar a Prefeitura de Boa Vista, a Prefeita Teresa, o Secretário Marcelo Lopes, a Secretária Taciana, o Secretário Rodrigo, no sentido de que, nessa atuação conjunta, realmente, Boa Vista dá um passo além e cria um projeto que - não tenho dúvida - será modelo para o Brasil como já o foram outros projetos criados na Prefeitura de Boa Vista, como o Menino do Dedo Verde, o Projeto Crescer, o Guarda Mirim e o Projeto Cabelos de Prata.

            Ao encerrar, novamente envio o meu abraço a todos os vaqueiros, em especial os vaqueiros de Roraima - Estado que represento -, que vivem no cerrado, nos lavrados, na mata, tocando o gado, e os vaqueiros de todo o Nordeste, em especial do meu Estado, Pernambuco, que estão aqui representados por tantos vaqueiros do Nordeste que nos honram hoje com sua presença.

            Vamos votar este projeto e encaminhar favoravelmente a ele. Vamos aprová-lo, se Deus quiser, até por unanimidade, no sentido de que ele possa ser sancionado rapidamente pela Presidente Dilma.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/2013 - Página 65776