Pela ordem durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao senador Randolfe Rodrigues, agredido pelo deputado federal Jair Bolsonaro.

Autor
Ana Rita (PT - Partido dos Trabalhadores/ES)
Nome completo: Ana Rita Esgario
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ESTADO DEMOCRATICO.:
  • Solidariedade ao senador Randolfe Rodrigues, agredido pelo deputado federal Jair Bolsonaro.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/2013 - Página 65820
Assunto
Outros > ESTADO DEMOCRATICO.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, RANDOLFE RODRIGUES, SENADOR, COMISSÃO NACIONAL, VERDADE, AMBITO, COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS (CDH), OBJETIVO, DEBATE, CRIME, PERIODO, DITADURA, REGIME MILITAR, OCORRENCIA, AGRESSÃO, AUTORIA, JAIR BOLSONARO, DEPUTADO FEDERAL.

            A SRª ANA RITA (Bloco Apoio Governo/PT - ES. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, como Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, eu quero aqui me solidarizar com o Senador Randolfe Rodrigues, que foi agredido, conforme já foi relatado aqui hoje, pelo Deputado Federal Jair Bolsonaro em frente ao 1º Batalhão da Polícia do Exército no Rio de Janeiro, onde funcionou, durante a ditadura militar, o DOI-CODI naquela cidade.

            O Senador integrava, Sr. Presidente, um grupo composto por parlamentares representantes da Comissão Nacional da Verdade, da Comissão Estadual da Verdade e Procuradores Federais.

            Eu deveria, Sr. Presidente, ter participado diretamente da visita, mas fui impedida porque o voo que eu estava, de Vitória ao Rio, não conseguiu aterrissar, em função do tempo, e quando eu cheguei a visita já havia sido concluída. Mas, tive oportunidade de dialogar com os Senadores, que me relataram como foi a visita.

            Então, todos os episódios que envolveram essa visita precisam ser levados em consideração, para que não percamos de vista a importância dos trabalhos da Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça, formada no âmbito da Comissão de Direitos Humanos, o respeito ao Senado da República e aos seus legítimos representantes, que ao fim e ao cabo é a defesa da democracia.

            Em visita, Sr. Presidente, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, foi um dos encaminhamentos resultantes de audiência pública realizada por esta Subcomissão para discutir os abusos praticados por agentes do Estado durante a ditadura militar.

            No dia em que a Comissão de Direitos Humanos apreciaria o requerimento que levaria à realização de uma diligência, fui procurada por representante dos militares, que pediu que a matéria não fosse apreciada.

            A partir de então, estimulamos um processo de negociação e, como consequência, no mesmo dia, o Ministro da Defesa Celso Amorim convidou o Senador Randolfe…


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/2013 - Página 65820