Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 01/10/2013
Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solicitação ao representante do Governo brasileiro na ONU, que peça acesso a informações sobre atentado que vitimou o diplomata Sérgio Vieira de Mello.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA EXTERNA.:
- Solicitação ao representante do Governo brasileiro na ONU, que peça acesso a informações sobre atentado que vitimou o diplomata Sérgio Vieira de Mello.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/10/2013 - Página 68147
- Assunto
- Outros > POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- CUMPRIMENTO, ATUAÇÃO, EMBAIXADOR, MINISTRO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, ANTONIO PATRIOTA, SOLICITAÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), ACESSO, INFORMAÇÕES, ATENTADO, PAIS ESTRANGEIRO, IRAQUE, RELATORIO, ESCLARECIMENTOS, HOMICIDIO, JUSTIÇA ESTRANGEIRA, VITIMA, DIPLOMATA, BRASIL.
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Sem revisão do orador.) - Quero cumprimentar o Embaixador Antonio Patriota, inclusive pelo seu trabalho como Ministro das Relações Exteriores e aqui expressar o quanto a Presidenta Dilma Rousseff demonstrou confiança em toda a trajetória dedicada, que foi reconhecida inclusive por Senadores de todos os partidos.
Senador Aloysio Nunes, eu tive a oportunidade de ouvir a sua arguição na Comissão de Relações Exteriores. Não pude estar presente porque fui submetido a uma cirurgia no olho de esquerdo para extração de catarata, mas pude acompanhar com toda a atenção.
E gostaria aqui de registrar um apelo ao Embaixador Antonio Patriota, agora representando o Governo brasileiro nas Nações Unidas. Que ele possa, nessa qualidade, solicitar do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que tenha o Governo brasileiro acesso às informações sobre como foi realizado o atentado que, infelizmente, vitimou Sérgio Vieira de Mello,...
(Soa a campainha.)
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - ... quando era o coordenador das ações da ONU no Iraque, em Bagdá, no atentado ocorrido em 19 de agosto de 2003.
Trata-se de um relatório importante, porque deve conter a própria declaração da pessoa que se disse responsável pelo atentado, mas antes que pudesse se saber exatamente de todos os fatos, ele acabou sendo condenado à morte e foi executado pelas autoridades da Justiça iraquiana. Sabe-se que essa pessoa prestou depoimento antes de ser executado. Portanto, isso é algo muito importante para as 21 pessoas, além...
(Soa a campainha.)
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - ... do próprio Sérgio Vieira de Mello, morto naquele episódio tão triste.
Obrigado, Sr. Presidente.