Pronunciamento de Magno Malta em 01/10/2013
Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Crítica à ausência de segurança pública no Estado do Espírito Santo.
- Autor
- Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
- Nome completo: Magno Pereira Malta
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SEGURANÇA PUBLICA.:
- Crítica à ausência de segurança pública no Estado do Espírito Santo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/10/2013 - Página 68153
- Assunto
- Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
- Indexação
-
- APREENSÃO, VIOLENCIA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), CRITICA, GOVERNO ESTADUAL, REDUÇÃO, VERBA, SEGURANÇA PUBLICA.
O SR. MAGNO MALTA (Bloco União e Força/PR - ES. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Senadoras, enquanto o processo de votação acontece, eu quero fazer um registro, com muita perplexidade.
O meu Estado é o segundo Estado mais violento da Federação. E eu acabo de ler uma notícia, no G1, que me deixa perplexo: a verba a ser destinada para a segurança pública do Espírito Santo, em 2014, diminui em comparação a 2013. E consta no projeto de lei que trata da proposta orçamentária para 2014, apresentada nesta terça-feira, pelo Secretário de Economia e Planejamento, Robson Leite. O investimento na segurança terá uma queda de R$100 milhões em relação ao ano passado. Isso, no segundo Estado mais violento do País, o Espírito Santo.
Eu vejo isso com perplexidade. É o único Estado do Brasil que, em 14 anos, a polícia diminuiu. São mais de 23 mil homicídios em 8 anos. E o Governador diminuiu R$100 milhões no orçamento em relação a 2013.
Realmente, não há dinheiro para fazer segurança pública porque o dinheiro é para a RodoSol; o dinheiro é para meia dúzia de empresários que lotearam e fizeram daquele Estado um condomínio que pertence a eles. O povo do Espírito Santo está à deriva, mas tão à deriva que o Secretário de Segurança Pública do Espírito Santo é um servidor da Prefeitura de Caruaru, sem nenhum demérito, mas com respeito ao meu povo.