Comunicação inadiável durante a 187ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem a Manaus pelo transcurso do 344º aniversário de sua fundação.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM. :
  • Homenagem a Manaus pelo transcurso do 344º aniversário de sua fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/2013 - Página 75761
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), HISTORIA, FUNDAÇÃO, INFORMAÇÃO, POPULAÇÃO, ECONOMIA, ANUNCIO, VOTAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO, INICIATIVA, EXECUTIVO, INCENTIVO FISCAL, ZONA FRANCA, INSTALAÇÃO, INDUSTRIA, PROBLEMA, SETOR URBANO, INFRAESTRUTURA.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Sr. Presidente, Senador Jorge Viana.

            O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - V. Exª tem a palavra.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM) - Muito obrigada. Cumprimento V. Exª e quero dizer o quanto foi produtiva a sessão que encerramos há pouco.

            Temos muitos compromissos ainda. Quero só lembrar aqui que, hoje, acontecerá a abertura da Conferência Nacional de Meio Ambiente. V. Exª estará lá - eu também estarei - representando a Presidência deste Poder.

            É com muita alegria que venho à tribuna para prestar uma homenagem à minha querida cidade de Manaus, cidade que me abriga desde o fim da minha infância até os dias atuais, cidade onde dei à luz a minha filha, cidade onde tenho construído não apenas muitas lutas, como também muitas amigas e muitos amigos.

            Hoje, Manaus, a capital do Amazonas, completa 344 anos. Nossa capital, considerada atualmente o maior centro econômico do Norte do País, foi fundada no ano de 1669 pelos portugueses com o forte de São José do Rio Negro e foi elevada à categoria de Vila em 1832, com o nome de Manaós, em homenagem à nação indígena que habitava aquela região quando da colonização e que bravamente lutou contra as tentativas de escravização dos povos indígenas quando da colonização portuguesa.

            Em outubro de 1948, ela ainda era uma vila conhecida como Cidade da Barra do Rio Negro, quando foi transformada realmente em cidade, e, em 1856, passou a ser chamada de Manaus.

            No começo do século XX, considerado o período áureo da borracha, Manaus ficou conhecida como “Coração da Amazônia”, como “Cidade da Floresta” e, principalmente, como “Paris dos Trópicos”.

            Atualmente, Manaus detém uma população que se aproxima aos dois milhões de habitantes, o que a coloca na posição de maior metrópole da Região Norte.

            É uma cidade que abriga o Polo Industrial de Manaus, um dos maiores parques industriais da América Latina. São mais de 600 empresas instaladas que geram mais de 500 mil empregos diretos e indiretos e que respondem por mais de 90% da economia do Estado do Amazonas. O Polo fez o Amazonas alcançar a terceira posição no ranking de Estados brasileiros que mais arrecadam tributos.

            Além da importância econômica, nossa capital é reconhecida nacionalmente por praticar uma atividade industrial com pouco impacto ambiental. Estudos revelam que, apesar da intensa atividade industrial, o Estado do Amazonas ainda detém a maior cobertura florestal do Brasil, que 98% de nossas florestas estão preservadas, estão intactas, Sr. Presidente.

            Não por acaso, a Câmara dos Deputados - temos conseguido muito apoio do Governo central; aliás, o modelo Zona Franca é um modelo organizado e dirigido pelo Governo Federal - está aprovando e deverá iniciar a votação na semana que vem de dois projetos muito importantes. Creio que esse será o maior e o melhor de todos os presentes que Manaus e o Amazonas ganharão nos festejos dos 344 anos da cidade de Manaus.

(Soa a campainha.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM) - Um dos projetos é uma proposta de emenda à Constituição que prorroga os incentivos fiscais da Zona Franca por mais 50 anos. O outro é um projeto de lei que estende a possibilidade da instalação de indústrias, ou seja, estende os incentivos fiscais para a região metropolitana.

            Repito: são dois projetos de iniciativa do Poder Executivo, que foram prometidos pela Presidenta Dilma em visita que fez ao nosso Estado, à nossa cidade.

            Com tantas qualidades e belezas naturais, como o encontro das águas, com joias arquitetônicas como o Teatro Amazonas e com uma gastronomia exótica, a cidade também tem uma forte vocação para o turismo e, por isso mesmo, não poderia deixar de ser, como efetivamente é, uma das sedes da Copa do Mundo.

(Interrupção do som.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM) - Manaus, Sr. Presidente - V. Exª é do vizinho Estado do Acre -, é hoje um facho de luz no coração da floresta amazônica. Foi, aliás, a primeira cidade do Brasil - e o Brasil não sabe disso - a ter energia elétrica, talvez já prenunciando a sua vocação industrial.

            No entanto, neste momento em que homenageio a minha cidade, eu não poderia deixar de falar dos inúmeros problemas lá existentes referentes à mobilidade urbana, ao precário abastecimento de água, à falta de creches. Enfim, são problemas que estão sendo enfrentados pela administração nas três esferas de Poder. E tenho a certeza, a convicção absoluta de que esses problemas todos, um a um, serão superados.

            Portanto, dessa forma, neste momento, faço aqui minhas homenagens à cidade de Manaus.

(Soa a campainha.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Apoio Governo/PCdoB - AM) - Tenho a certeza - repito - de que vamos superar todos os obstáculos que se põem na nossa frente, porque Manaus não é apenas uma bela cidade, Manaus é uma cidade de um povo belo, de um povo altivo, de um povo guerreiro e lutador, de um povo alegre e, principalmente, de um povo solidário. É uma cidade calorosa, não só pela temperatura, mas também pela humanidade e pela solidariedade de toda a nossa gente.

            Então, parabéns à gente querida de Manaus pelos 344 anos da nossa cidade!

            Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/2013 - Página 75761