Pronunciamento de Ana Amélia em 17/10/2013
Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da participação de S. Exª. de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais para tratar do registro na Anvisa de medicamento utilizado no tratamento de mieloma mútiplo.
- Autor
- Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
- Nome completo: Ana Amélia de Lemos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SAUDE.:
- Registro da participação de S. Exª. de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais para tratar do registro na Anvisa de medicamento utilizado no tratamento de mieloma mútiplo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/10/2013 - Página 73648
- Assunto
- Outros > SAUDE.
- Indexação
-
- REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, AUDIENCIA PUBLICA, LOCAL, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), SENADO, OBJETIVO, DEBATE, AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA (ANVISA), MEDICAMENTOS, TRATAMENTO, DOENÇA GRAVE, CANCER.
A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS. Sem revisão da oradora.) - Pela ordem, Presidente.
Eu queria aproveitar que o Senador Eduardo Suplicy está na tribuna, antes de ele iniciar seu pronunciamento, porque ele também teve uma ativa participação numa das mais importantes audiências públicas realizadas no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais.
Nós discutimos com autoridades de vários setores da área médica, da indústria farmacêutica, com representantes dos pacientes que sofrem de uma enfermidade chamada mieloma múltiplo, que, na verdade, é um tipo de câncer. Essa audiência foi para tentar discutir com a ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o registro de um medicamento que é reconhecido em 85 países, em praticamente todos os países da América do Sul, chamado Lenalidomida.
Eu, o Senador Suplicy e a Senadora Lídice da Mata fomos procurados, já no ano passado, por pacientes portadores dessa moléstia, e tomei a iniciativa de requerer audiência pública, que foi realizada hoje, com a presença da representação da Anvisa.
O mais importante é que houve, pela primeira vez, numa audiência pública, um encaminhamento objetivo e prático, pela iniciativa do Presidente da Anvisa, Dr. Dirceu Barbano, que ligou para o Senador Waldemir Moka, Presidente da CAS, dizendo que virá, na próxima quarta-feira, para conversar com os Senadores e especialistas, Senador Suplicy, para encaminhar uma solução para esse problema, que é um problema de grande interesse social, de saúde pública e, sobretudo, para dar esperança a pacientes portadores dessa moléstia chamada mieloma múltiplo.
Portanto, estou extremamente gratificada, assim como, sem dúvida, o Senador Suplicy e a Senadora Lídice da Mata, cujo ex-companheiro, o Carlúcio, sofre dessa moléstia. As pessoas não podem usar esse medicamento, porque não há registro no Brasil.
Então, a atitude do Dr. Dirceu Barbano e da Drª Laura, que esteve lá presente, sinaliza-nos, Senador Suplicy, que estamos, sim, enxergando uma luz no fim do túnel, por essa atitude.
Valeu a pena, e eu queria fazer esse registro público, porque acho que é extremamente relevante a iniciativa da Comissão de Assuntos Sociais.
Muito obrigada, Presidente.
Obrigada, Senador Suplicy.