Comunicação inadiável durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo pelo início do Círio de Nazaré, na cidade de Belém-PA.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
RELIGIÃO.:
  • Regozijo pelo início do Círio de Nazaré, na cidade de Belém-PA.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2013 - Página 71071
Assunto
Outros > RELIGIÃO.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, FESTA, IGREJA CATOLICA, MUNICIPIO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA), IMPORTANCIA, EVENTO, DESENVOLVIMENTO, TURISMO, REGIÃO.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Jorge Viana, Srs. Senadores, eu venho à tribuna hoje para saudar a maior festa religiosa do mundo, que acontece a cada segundo domingo de outubro de todos os anos, na cidade de Belém, capital do meu Estado do Pará.

            Senhoras e senhores telespectadores da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, em especial meus amigos e minhas amigas do Pará, que sabem o quanto é importante essa festa para nós, paraenses. Eu diria, sem medo nenhum de errar, que se trata de um segundo Natal para nós, paraenses.

            Terça-feira, dia oito, houve a abertura oficial do Círio de Nazaré, pela Arquidiocese, que, em 2013, apresenta o tema A Igreja em Oração Unida à Maria, Mãe de Jesus. Esse o tema do Círio de 2013, que completa este ano 221 anos de história e tradição. Há mais de dois séculos, essa romaria acontece a cada segundo domingo do mês de outubro de cada ano.

            É importante que o Brasil inteiro tome conhecimento de que essa procissão do Círio reúne mais de dois milhões de pessoas.

            Senador Jorge Viana, V. Exª, que conhece bem por ser do Acre e ter um contato permanente com o Pará, e o Governador do Acre, Tião Viana, seu irmão, que estudou Medicina no nosso Estado, sabem o que representa essa festividade que nós comemoramos.

            Há exatamente, nesta época para o Círio, o incremento no turismo no Estado do Pará, o turismo religioso. Os paraenses que estão fora do Estado se deslocam para visitar os seus familiares, e os do interior vão à capital para participarem dos festejos do Círio de Nazaré.

            É importante que se diga que o Círio de Nazaré, na realidade, não se resume apenas a uma romaria. São 11 romarias que se realizam ao longo dos 15 dias das festividades, sendo que a mais importante, o Círio de Nazaré, que ocorre no segundo domingo, é a que reúne mais de 2 milhões de pessoas a cada ano nas ruas de Belém.

            As festividades começaram, como eu disse, com o lançamento das festividades do Círio, no dia 8; amanhã, há o traslado da imagem peregrina da Basílica do Colégio Gentil Bittencourt até Ananindeua, onde pernoita; e, no sábado pela manhã, há uma nova romaria rodoviária que leva a santa peregrina, depois de uma santa missa em Ananindeua, que é a cidade vizinha a Belém, até Icoaraci, que é um distrito da nossa cidade; a partir de Icoaraci, vem a romaria fluvial; com os barcos enfeitados, centenas de barcos acompanham a santa; essa romaria fluvial vai até a escadinha do cais do porto, de onde parte numa romaria de motos, levada pelos motoqueiros até a Basílica de Nazaré, de onde sairá no sábado ainda, numa romaria que chamamos de trasladação, que é levar a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré da Basílica até a Catedral da Sé, num trajeto inverso ao do Círio. No domingo, então, acontece a grande romaria que é o Círio de Nazaré, uma romaria que transporta a santa Nossa Senhora de Nazaré peregrina da Catedral da Sé, depois de uma missa. A partir das 6 horas da manhã, a romaria parte para alcançar a Basílica de Nazaré, esta a romaria mais importante, que é a do Círio de Nazaré, que demora, entre seu início e término, em torno de seis a seis horas e meia,…

(Soa a campainha.)

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - … terminando em torno de 13h, 13h30.

            Quero finalizar, Presidente, depois de todas essas explicações que dei para que o Brasil inteiro tome conhecimento da importância do nosso Círio de Nazaré, que é, como disse, o segundo Natal dos paraenses. Assim como desejamos na época natalina “feliz Natal!”, agora, durante a época do Círio, desejamos a todos os paraenses “feliz Círio!”.

            Eu quero desejar, finalizando, um feliz Círio a todos os paraenses. Estendo esse desejo, que representa sinceros votos de paz, saúde e fraternidade, a todos os brasileiros, colegas Senadores desta Casa, servidores, jornalistas e todos os que nos acompanham pelos veículos de comunicação do Senado Federal.

(Interrupção de som.)

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Já concluo, Presidente.

            Neste mês, Belém do Pará se transforma na capital da fé, e mesmo as pessoas que possuem outra orientação religiosa respeitam e compartilham desse momento cultural solidário e de muita energia positiva que o Pará irradia ao mundo. Belém dá um belo exemplo de tolerância e respeito religioso.

            Aos paraenses que estão longe de sua terra, que retornam nessa época e que vão se reunir no domingo para o tradicional almoço de confraternização com os amigos e familiares, também desejo um excelente e feliz Círio!

            Que esse sentimento tão bonito de ser paraense renove, mais uma vez, nossa força e saúde em busca de dias melhores para todos nós!

            Feliz Círio e que Nossa Senhora de Nazaré abençoe a todos nós!

            Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2013 - Página 71071