Pela Liderança durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à greve dos bancários; e outros assuntos.

Autor
Inácio Arruda (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM. MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Apoio à greve dos bancários; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2013 - Página 71077
Assunto
Outros > HOMENAGEM. MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, SESSÃO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, POETA, CONTRIBUIÇÃO, LITERATURA, MUSICA BRASILEIRA.
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, HOMENAGEM, GENERAL DE EXERCITO, LIDER, GUERRA, PAIS ESTRANGEIRO, VIETNÃ, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, LUTA, COMBATE, IMPERIALISMO.
  • REGISTRO, APOIO, ORADOR, RELAÇÃO, GREVE, BANCARIO, COMENTARIO, NECESSIDADE, VALORIZAÇÃO, SALARIO, CATEGORIA, MOTIVO, CONTRADIÇÃO, LUCRO, SETOR.

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco Apoio Governo/PCdoB - CE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero cumprimentar o Senador Eunício Oliveira pelo desempenho na última pesquisa Vox Populi.

            Senador Eunício, em todos os cenários do Estado do Ceará, V. Exª seria eleito Governador do Estado. V. Exª participa conosco da base do Governo Cid Gomes e da base, especialmente aqui, do Governo da Presidente Dilma Rousseff. Então, meus parabéns! Sucesso nessa grande empreitada, que sei que é muito importante para o nosso Estado e para o Partido de V. Exª!

            Sr. Presidente, na próxima segunda-feira, faremos aqui uma homenagem ao centenário de um dos maiores poetas da língua portuguesa, o centenário de Vinicius de Moraes. Eu aproveito a oportunidade para convidar a participar dessa homenagem todos os Senadores, todos os amigos da poesia, da literatura, da música e da arte brasileira, que despertou em Vinicius de Moraes. Não podemos deixar de homenageá-lo.

            Na próxima semana, nós também… Eu participo de uma associação de amizade com o Vietnã. É uma associação muito importante, que liga Deputados, Senadores e empresários, gente que trabalha com o Vietnã e com o Brasil. E vamos fazer um pronunciamento de homenagem a um dos maiores líderes de todos os tempos, o chamado General Giap. O Giap tinha apenas três medalhas, e cada uma foi obtida devido a uma guerra que ele venceu, entre elas uma guerra com o exército norte-americano. Não é pouca coisa o papel de Giap na história da luta anti-imperialista e anticolonial no mundo contemporâneo.

            No dia de hoje, em nome do meu Partido, eu gostaria de prestar um apoio, que considero muito importante, à luta dos bancários. Os trabalhadores de bancos brasileiros tiveram, no último semestre, os maiores lucros da história. Tanto os bancos privados como os bancos públicos estão apresentando recordes de lucratividade no nosso País, e alguns são bancos estrangeiros que têm lucros, que remetem bilhões para suas matrizes e que estão se negando, até o presente momento, a dar um reajuste salarial, as bonificações adequadas e as participações nos lucros aos seus empregados, que são trabalhadores que cuidam exatamente de garantir ao povo brasileiro os meios adequados para desenvolver os projetos que permitem ao Brasil alavancar ainda mais a sua economia.

            Então, quero registrar que os bancários estão numa forte mobilização, que começou no mês de setembro e que entra pelo mês de outubro, e lastimar a atitude patronal que tem mantido a posição que só se encerra, só negocia depois de um movimento de quase um mês de paralisação. E vão chegar ao ponto que era a exigência mínima inicial dos bancários. No final, haverá uma negociação que deverá atender minimamente aquela pauta que os bancários colocaram. Mas a atitude patronal refratária é a de que só negocia, só oferece o mínimo do mínimo, e isso leva a paralisações que, é claro, terminam prejudicando a atividade econômica brasileira, terminam prejudicando parte significativa da população mais carente, mais pobre, que, às vezes, precisa dos serviços das agências, para, no final, depois de 20 dias ou 30 dias de paralisação, chegar a um acordo que era praticamente aquilo a que almejava parte dos trabalhadores.

            Essa atitude não é correta por parte do patronato.

(Soa a campainha.)

            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco Apoio Governo/PCdoB - CE) - É preciso alterar esse tipo de concepção para garantir isso aos trabalhadores de empresas que têm essa altíssima lucratividade. Talvez, não haja no mundo bancos com a lucratividade próxima daquela alcançada pelos bancos no Brasil.

            Por essa razão, Sr. Presidente, quero registrar, especialmente em nome dos bancários do meu Estado, o Estado do Ceará, que o Sindicato dos Bancários tem uma marca na história de luta em defesa dos interesses da sua categoria. O Sindicato dos Bancários do meu Estado é uma instituição do povo cearense, porque ali lutamos pela democracia, ali fortalecemos a luta popular. O Sindicato dos Bancários reforça esse caminho de dar apoio a um grande número de outras instituições populares. Quero registrar que a atitude do Sindicato dos Bancários em nosso Estado é sempre a de fazer uma luta dura, firme, mas muito respeitosa, uma luta que tem a natureza econômica e política elevada, porque formada de quadros de grande valor.

            Aqui mesmo, ontem, encontrei, na sessão do Congresso em homenagem à Constituinte, um ex-diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, hoje Deputado Federal, ex-Ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, com o adesivo da greve dos bancários na lapela, mostrando de onde vêm muitos importantes quadros que governam o País. Eles vêm dessa cepa. É gente com capacidade técnica, bem formada, bem preparada e de grande valor político.

            Devemos ter com a greve dos bancários esse cuidado, esse zelo, e o nosso Partido, através de suas lideranças sindicais e de suas lideranças políticas que atuam no Parlamento brasileiro, quer colocar aqui o seu apoio absoluto e total à luta dos bancários no Brasil inteiro, especialmente, evidentemente, no nosso Estado, no Estado do Ceará.

            Agradeço a V. Exª. Sei que o Estado de V. Exª também está enfrentando a greve com essa qualidade, que é a greve dos bancários.

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2013 - Página 71077