Discurso durante a 173ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Agradecimento à Presidente da República pelas obras do BRT e do VLT, que melhorarão o transporte público entre Brasília e as cidades-satélites e o entorno do Distrito Federal.

Autor
Jorge Afonso Argello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Jorge Afonso Argello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Agradecimento à Presidente da República pelas obras do BRT e do VLT, que melhorarão o transporte público entre Brasília e as cidades-satélites e o entorno do Distrito Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/2013 - Página 69940
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EXECUÇÃO, OBRAS, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE COLETIVO URBANO, CONEXÃO, CIDADE SATELITE, REGIÃO GEOECONOMICA, CAPITAL FEDERAL.

            O SR. GIM (Bloco União e Força/PTB - DF. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com muita satisfação que parabenizo o Senado pela sessão realizada em homenagem à Petrobras, orgulho nosso. Essa empresa é orgulho nacional e tem a grandeza de proporcionar a todos desenvolvimento e riqueza.

            Parabenizo, igualmente, a Presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e toda a sua Diretoria.

            Aproveito este momento, Srª Presidenta, para agradecer de maneira muito especial à Presidenta Dilma Rousseff, porque, a partir de hoje, já podemos comunicar oficialmente o BRT, que é uma forma nova e necessária de transporte coletivo de todas as grandes cidades. E nós já fomos agraciados com esse meio de transporte por entender a necessidade do Distrito Federal.

            O BRT eu o anunciei aqui três anos atrás ou um pouco mais, há quatro anos. O BRT liga o Plano Piloto até o Gama e Santa Maria, duas cidades próximas de Brasília. Nós vimos a necessidade disso, alertados até por uma servidora muito humilde do Senado que é moradora de Valparaíso: “Ó, Gim, somos vizinhos”.

            O Entorno do Distrito Federal é muito pequeno. Para todos que estão nos ouvindo, quero dizer que o Distrito Federal é muito pequeno. Então, há uma região integrada, que se chama Entorno de Brasília. No Entorno Sul, moram mais de um milhão de habitantes. É vizinho nosso aqui, fica a 25 km de distância. Trata-se do Novo Gama, de Valparaíso, da Cidade Ocidental, de Luziânia. Nós conseguimos o BRT dentro do quadrilátero do Distrito Federal. Mas e essas cidades vizinhas, grudadas no Distrito Federal, de onde todos os dias vêm para cá mais de 300 mil pessoas para trabalharem no Plano Piloto? Todos os dias, como em toda cidade grande, essas pessoas gastam mais de duas horas para chegar ao seu trabalho diariamente. São pessoas humildes.

            Então, o que acontece agora? Podemos anunciar que, depois de pleitos, fizemos reuniões.

            Quero agradecer também à Ministra Miriam Belchior e a Maurício Muniz, que é gerente do PAC.

            Fizemos reuniões com o Governador local, o Agnelo, e com o Vice-Governador, o Filippelli.

(Soa a campainha.)

            O SR. GIM (Bloco União e Força/ PTB - DF) - Fizemos reuniões com o Governador Marconi Perillo. Todos eles entenderam a necessidade do BRT Sul até Luziânia, atendendo Novo Gama, Céu Azul, Pedregal, Cidade Ocidental e, principalmente, Luziânia, que é o ponto final.

            Vejam vocês que, de Luziânia para Brasília, vão ser gastos 40 minutos. Estamos dando, assim, conforto para essa população. O veículo carrega 180 pessoas de uma vez em cada vagão, com ar-condicionado. Com isso, damos dignidade a essas pessoas. A maioria dessas pessoas mora no Entorno de Brasília e na Região Integrada de Desenvolvimento, a Ride do Distrito Federal.

            Então, podemos anunciar isso oficialmente. A partir de amanhã, vão ser feitas várias reuniões nessas comunidades para comunicar que o BRT vai chegar lá. Quando anunciei essas obras aqui quatro anos atrás, há mais de três anos, todo mundo duvidava. Hoje, as obras estão em pleno vapor, estão em funcionamento. Vários viadutos estão sendo...

(Interrupção do som.)

            O SR. GIM (Bloco União e Força/PTB - DF) - ...feitos (Fora do microfone).

            Quero também comunicar, Senadora Vanessa Grazziotin, que vai haver BRT para Águas Lindas, outra cidade nossa, onde moram mais de 250 mil pessoas. O BRT vai sair de Ceilândia também, interligando-se ao metrô de Ceilândia, dando condições de mobilidade para essa população imensa, para essa população humilde. É gente séria que vem trabalhar todos os dias em Brasília e que gasta mais de duas horas para vir e duas horas para voltar, quatro horas diárias.

            Mas, a partir de amanhã, já vai ser anunciado o BRT Sul, até Luziânia. Várias pessoas vão participar desses eventos. Como nossa vida é muito atribulada, resolvi já comunicar isso a todo o Distrito Federal, a todo o Entorno e, principalmente, ao Brasil.

            Realmente, a preocupação da Presidente Dilma Rousseff com os mais humildes se faz ver aqui, no Distrito Federal. Tenho de agradecer a ela também o VLT. Aqui, um dia, eu reclamei que ele tinha saído do PAC da Copa, mas ela fez com que ele voltasse para o PAC. Trata-se do VLT que irá da W3 ao Aeroporto. Ele tinha saído do PAC da Copa.

(Soa a campainha.)

            O SR. GIM (Bloco União e Força/PTB - DF) - Eu fui lá, e ela concordou com que ele voltasse para o PAC. E nós fizemos, então, o VLT, do Aeroporto até o coração de Brasília.

            Eu vim anunciar mais essas obras, porque são obras estruturantes muito importantes para o Distrito Federal e para toda a sua região geoeconômica, a Região Integrada de Desenvolvimento, a Ride, composta de 22 Municípios em volta do Distrito Federal.

            Então, são avisos importantes.

            Eu queria agradecer novamente à Presidente Dilma, à Miriam Belchior, ao Maurício Muniz e aos Governadores desses dois Estados a compreensão da necessidade de, realmente, fazermos esforços para que essa população possa ser assistida por um transporte digno, de qualidade, dando dignidade principalmente aos mais humildes, às pessoas que vêm trabalhar de lá para cá. É uma região muito humilde, tanto o Entorno Sul quanto o Entorno Oeste de Brasília. São pessoas que realmente precisam de um transporte digno.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/2013 - Página 69940