Discurso durante a 179ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo por maior reconhecimento dos professores e defesa da aprovação do Plano Nacional de Educação.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Apelo por maior reconhecimento dos professores e defesa da aprovação do Plano Nacional de Educação.
Aparteantes
Paulo Davim.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2013 - Página 71940
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, PROFESSOR, BRASIL, QUALIDADE, EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO, VALORIZAÇÃO, CARREIRA, MAGISTERIO, INVESTIMENTO, INCENTIVO, ALUNO, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, APOIO, PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu também, na condição de Líder do Partido Socialista Brasileiro, não poderia deixar de subir à tribuna, neste dia 15 de outubro, para comemorar o Dia do Professor. Na verdade, o ano inteiro deveria ser dia do professor.

            O professor merece ser homenageado todos os dias do ano.

            O Brasil está vivendo um momento muito importante da sua história, um momento em que temos todas as condições de dar um salto de qualidade, afirmando-nos no cenário internacional como um dos países mais importantes do mundo. Temos uma população extremamente criativa, temos uma imensa diversidade cultural, temos um conjunto de riquezas naturais, mas nada é mais importante para um país do que o seu povo. E, se nós conseguimos avançar muito, nos últimos anos, graças ao esforço de diversos governos, em que, praticamente, universalizamos o acesso à educação em nosso País, o nosso grande desafio é o da qualidade da educação.

            A educação tem de ser vista como o investimento de maior retorno; um retorno que não se expressa apenas em uma geração, mas em muitas gerações. Nesse sentido, o principal investimento que podemos fazer na educação, o principal investimento que devemos fazer no nosso País e no nosso povo é o investimento no professor, na qualificação do professor, no reconhecimento dessa profissão como estratégica para o País e, nesse reconhecimento também, garantindo ao professor condições dignas de trabalho, salários adequados, uma remuneração justa que faça com que, efetivamente, os melhores quadros brasileiros, os mais qualificados optem pelo magistério.

            Uma vez, marcou-me muito, em um debate na comissão sobre o fundo social do pré-sal, na Câmara dos Deputados, uma frase do então Ministro Fernando Haddad. Ele disse que ninguém conhece um analfabeto filho de uma família alfabetizada. Ou seja, quando investimos na educação, os resultados são vistos por várias gerações. Há uma melhoria na geração seguinte. E não há investimento com maior retorno econômico, com maior retorno social, com maior retorno, sob todos os aspectos, do que o investimento em educação.

            Como disse o ex-Ministro, salvo engano o Ministro Eduardo Portela: “Se é cara a educação, imaginemos o preço da ignorância.”. Portanto, neste momento em que se comemora o Dia do Professor, quero abraçar cada professora e cada professor deste País, professores que se destacam. Muitas vezes, o trabalho do professor consegue produzir um resultado fundamental numa escola.

            Quando tive a oportunidade de coordenar a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas do Brasil, quando era Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia, toda vez que víamos um caso de uma escola, onde o desempenho dos alunos chamava a atenção -- muitas vezes, uma escola no interior longínquo desse País --, quando víamos um desempenho do conjunto da escola, do conjunto da sala de aula que chamava a atenção, ali tinha um professor que se destacava, um professor que criava métodos diferentes, que motivava os seus alunos e que participava com eles, conseguia promover essa motivação e essa motivação produzia resultados excepcionais.

            Este é o nosso grande desafio: é o investimento em educação, e educação percebida de uma forma ampla, desde a educação infantil à educação técnica, ensino técnico, ensino tecnológico, ensino superior, investimento em ciência, tecnologia e inovação. São esses os investimentos que, efetivamente, vão transformar o Brasil, tornar nossa economia mais competitiva, melhorar a qualidade dos empregos no Brasil, a qualidade da remuneração das pessoas. Mas, para que tudo isso aconteça, temos um passo fundamental que é a valorização do professor como uma profissão estratégica para o futuro do País.

            Neste momento, lamento -- e, ao mesmo tempo, apoio os professores -- que os professores tenham que estar mobilizados, se manifestando em função das más condições de trabalho em vários Estados e cidades brasileiras. Não posso deixar de me solidarizar com a luta desses professores pelo reconhecimento da sua profissão, pela melhoria da qualidade de trabalho, das suas atividades. Os professores do Rio de Janeiro, das redes estadual e municipal ,estão em greve há dois meses para cobrar reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

            Em Goiás, os professores da rede municipal, paralisados desde 25 de setembro, ocupam a Câmara de Vereadores de Goiânia para pressionar os Parlamentares a vetar uma proposta de mudança na destinação do auxílio-transporte aos educadores.

            Em Mato Grosso, a categoria está parada há mais de 63 dias para pedir reajuste salarial e melhorias nas estruturas das escolas.

            No Pará, a greve dos docentes da rede estadual começou em 18 de setembro pela redução da carga horária e melhores salários.

            Aqui, no Distrito Federal, os professores continuam mobilizados, reivindicando melhores condições de trabalho, escolas mais bem equipadas e também melhores salários.

            Queremos, aqui, manifestar a nossa total solidariedade às professoras e aos professores de todo o Brasil, que, com sua dedicação, com seu compromisso público ajudam a construir um novo País, com a certeza, com a convicção absoluta de que, se o Brasil, efetivamente, quer dar um salto de qualidade, quer se tornar um país melhor, quer garantir melhor qualidade de vida para a sua população, nós precisamos investir forte em educação. Precisamos, Senador Paulo Davim, aprovar o Plano Nacional de Educação, que se encontra neste momento em tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esportes, e garantir os recursos e os investimentos necessários para que possamos dotar o Brasil de uma educação à altura dos desafios imensos que temos pela frente.

            Ouço, com muito prazer, V. Exª, Senador Paulo Davim.

            O Sr. Paulo Davim (Bloco Maioria/PV - RN) - Senador Rodrigo Rollemberg, quero parabenizá-lo por estar abordando neste momento, neste dia, nesta tarde, um tema tão relevante para a educação no Brasil. Ouvi também o pronunciamento do Senador Mozarildo, alusivo a esta data importante para todos nós, brasileiros, que é o Dia do Professor. Todos nós, sem exceção, temos algo a contar sobre esses heróis que dedicam suas vidas para educar, para alfabetizar, para construir cidadãos, que são os professores. Professores, que, na minha avaliação, deveriam e poderiam ser mais reconhecidos na sua tarefa, ter uma remuneração justa, ter condições de trabalho adequadas e, evidentemente, ter a condição de colher o fruto da sua abnegada e devota entrega aos jovens do Brasil. Eu não acredito em uma Nação forte se não tivermos uma educação forte. Eu não acredito em uma Nação soberana se não tivermos professores preparados, bem treinados, que possam construir uma geração do futuro. Portanto, nunca é demais fazer as ressalvas, nunca é demais sublinhar, dar destaque a este dia, o Dia do Professor, pela magnânima importância desse profissional para o futuro de qualquer nação, sobretudo para o futuro do Brasil. Fica aqui o meu registro. Quero me somar às suas palavras e também às palavras proferidas há pouco tempo pelo Senador Mozarildo. Muito obrigado.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Muito obrigado, Senador Paulo Davim. Agradeço o aparte de V. Exa e concluo, Srª Presidenta, dizendo que o maior reconhecimento que podemos fazer, neste momento, à importância dos professores brasileiros é muito rapidamente, com a maior brevidade possível, aprovarmos o Plano Nacional de Educação.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2013 - Página 71940