Pela Liderança durante a 179ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da instalação de CPI para investigar irregularidades nas federações de futebol do País; e outros assuntos.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ESPORTE.:
  • Defesa da instalação de CPI para investigar irregularidades nas federações de futebol do País; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2013 - Página 71941
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ESPORTE.
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), AUSENCIA, QUALIDADE, SERVIÇO PUBLICO, EXCESSO, GASTOS PUBLICOS, FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FUTEBOL ASSOCIATION (FIFA), PRIORIDADE, INVESTIMENTO, PROBLEMA, SAUDE PUBLICA, BRASIL, CARENCIA, INFRAESTRUTURA, PAIS, FISCALIZAÇÃO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.
  • LEITURA, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), FUTEBOL, INVESTIGAÇÃO, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (CBF), CONSTRUÇÃO, ESTADIO, CORRUPÇÃO, PRESTAÇÃO DE CONTAS, RECURSOS PUBLICOS.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, inicialmente, gostaria de dizer à Nação que anteontem, domingo, tivemos o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses, a minha padroeira, a minha querida Santa.

            Ganhei, Presidenta, esta medalha de uma pessoa que me enviou uma carta, Senador Aloysio, e me mandou uma medalhinha, que mandei folhear a ouro. Ontem, domingo, fui ao Círio com ela e prometi a minha Santa querida que jamais a tirarei das minhas camisas, de onde estiver, até a minha morte.

            Eu acho que o Círio deste ano bateu o recorde absoluto daquelas pessoas que têm fé. Mais de dois milhões de pessoas foram às ruas. É inacreditável, é algo que impressiona. Eu estive lá e me orgulho de ter estado lá.

            Quero, hoje, além de estar muito feliz pelo Círio, de ter visto a minha querida Santa, que tanto me protege, Presidenta, dizer que a cada dia, a cada momento, Senador Petecão, que me aprofundo mais, Senador Suplicy, nas pesquisas, na atualização dos dados, na atualização dos acontecimentos deste País, fico mais preocupado com a minha Pátria.

            Ora, brasileiros e brasileiras, calculem que nós temos o 108º pior serviço público do mundo. Brasileiros e brasileiras, de cinco anos para cá, de 125 países que foram pesquisados, o Brasil está em 108º lugar na prestação de serviço público.

            O que temos que falar sobre isso? Como posso eu chegar aqui, a esta tribuna, e dizer que a Presidenta Dilma está governando bem este País? Dizer que o Lula governou bem este País? Lógico, além de toda a roubalheira que acontece neste País quase todos os dias?

            Este País, brasileiros e brasileiras, paraenses, está gastando agora -- acreditem se quiser, e pasmem, senhoras e senhores! -- sete bilhões e cem milhões para construir os estádios que a FIFA ordenou concluir, que chamam de padrão FIFA. Calculem quantos hospitais daria para a Srª Dilma fazer neste País!

            Como eu posso dizer que a Presidenta da República faz um bom governo se a saúde do Brasil é uma das piores do mundo? O que é aplicado na saúde do Brasil? O que é aplicado no saneamento brasileiro? É uma diferença de quase o dobro dos estádios, para investimento em saneamento. Por que a Dilma não investe nisso? Por que a Dilma não aplica mais na saúde? Porque a Dilma não tem sensibilidade. A Dilma sabe que a saúde no Brasil… E não vem aqui não, Presidenta, não vem aqui dizer que contratou mais médicos e está resolvido o problema da saúde no Brasil.

            A verdade, Presidenta, é que V. Exª tenta ludibriar o povo brasileiro de qualquer maneira. V. Exª tenta enganar o povo brasileiro, como é normal no petismo. Os petistas são assim, os petistas mentem. E mentem não é de hoje, mentem há muito tempo.

            Eu me lembro que, quando o Lula assumiu, criou imediatamente, imediatamente, o Fome Zero. Criticou o Fernando Henrique, os programas sociais do Fernando Henrique, disse que os pobres brasileiros eram vagabundos -- o Luiz Inácio Lula da Silva. Poucos anos depois, ele cria o Bolsa Família, copiando tudo aquilo que o Fernando Henrique tinha implantado.

            A saúde, Presidenta, nós vamos votar amanhã, se Deus quiser, e eu terei a oportunidade de vir aqui. A saúde, neste País, não precisa só de médicos -- sejam bem-vindos os médicos que vierem. Mas o que resolve o problema da saúde…

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - … é a senhora gastar menos, Presidenta. Sabe quanto a senhora gasta só na piscina, para nadar? Quase um milhão de reais por mês.

            A mulher do Lula tinha 101 sapatos, era a mulher centopeia.

            É isso, Presidenta, é isso que falta.

            A senhora ir para Nova York e pagar R$25 mil numa diária de hotel, quando o pobre brasileiro tem de trabalhar dois anos para ganhar isso!

            Vá a um hospital no Marajó para ver se tem aparelho para tratar, ver se tem infraestrutura, ver se tem cômodos, ver se tem remédio. O que adianta a senhora mandar médico para lá?

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Já vou descer, Presidenta.

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Srª Presidenta, eu não tenho tempo agora -- quero respeitar V. Exª -- de ler uma CPI. Se a senhora me der mais um minuto, eu vou ler.

            Estou apresentando, Srs. Senadores, apesar da desgraça que acontece neste Senado de nós não podermos mais fiscalizar… Veja o absurdo a que chegamos: nós não podemos mais fiscalizar o que a Presidenta da República gasta, Flexa Ribeiro; nós não podemos fiscalizar esses sete bilhões; nós não podemos fiscalizar a construção dos estádios, Flexa Ribeiro.

            Mas eu vou em frente. Eu prossigo a minha luta. Eu vou exercer a minha profissão até o último dia, doa a quem doer, custe o que custar. Não tenho medo. Sei que corro risco, mas não tenho medo. Faço uma CPI para apurar denúncias do antigo Sr. Presidente Ricardo Teixeira -- viu, Alvaro Dias?

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - … Ricardo Teixeira e, agora, do Marim. Dois bandidinhos, são todos iguais! Dois safadinhos, todos iguais!

            Sabem o que eles fazem, meu caro Senador? Eles ficam dando dinheiro aos presidentes das federações dos Estados, para votarem nele e eles nunca saem de lá! A mesma coisa fazem os presidentes da federação de Estado: ficam dando dinheiro para os presidentes da federação de interior, e ficam lá perpetuados. É uma bandalheira, Aloysio! É uma bandalheira, Aloysio! Nós precisamos colocar esse povo na cadeia!

            Eu vou ler a CPI, Presidente. Vou descer.

Requeremos, baseados…

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) -

… art. 58 da Constituição Federal, combinado com o art. 145 do Regimento Interno do Senado Federal, a criação da Comissão Parlamentar [é pequeno, Presidente] de Inquérito, composta por 11 membros titulares e sete suplentes, para, no prazo de 180 dias, apurar, no período compreendido entre o ano 2000 até os dias atuais, as denúncias de irregularidades atinentes ao abuso de poder econômico nas eleições e reeleições de dirigentes, ocorridas no âmbito da Confederação Brasileira de Futebol e Federações Estaduais de Futebol.

            Eu tenho fita gravada disto aqui -- viu, Jarbas? Eu tenho fita gravada de nego recebendo dinheiro. Eu tenho, Alvaro! Vai ser uma bomba isso aqui.

            Já termino.

Tais como: a compra de voto dos Presidentes da Federação, a reeleição do Presidente…

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) -

… da CBF, transferências irregulares de recursos às Federações, demais desvios de verbas que culminam com a perpetuação de vários dirigentes nos cargos, apuração de responsabilidade relacionada aos graves problemas verificados no recolhimento de tributo da Previdência Social [que não recolhe], prestação de contas das receitas próprias e recursos oriundos de convênios com órgãos públicos e contratos de patrocínio da Seleção Brasileira com empresas privadas e congêneres, renúncias fiscais [renúncias fiscais, outra bomba!], que englobam Estados, sistema de infraestrutura das cidades-sede da Copa do Mundo, além da renúncia fiscal, favorecendo diretamente a Confederação Brasileira de Futebol.

            Isto aqui é uma bomba!

            Srs. Senadores, vamos assinar esta CPI.

(Interrupção no som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - … que ficam tirando e sugando o dinheiro daqueles que precisam.

            Brasileiros e brasileiras, Senadores e Senadoras, tenho certeza de que este Senado vai nos dar o prazer, assim como para a população brasileira, de fiscalizar desta vez e chegar ao consenso de que o pobre brasileiro deve ser respeitado.

            Muito obrigado.

            Peço desculpa a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2013 - Página 71941