Comunicação inadiável durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da libertação da ativista brasileira do Greenpeace Ana Paula Maciel.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA, POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Defesa da libertação da ativista brasileira do Greenpeace Ana Paula Maciel.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2013 - Página 79245
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA, POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • DEFESA, LIBERAÇÃO, BRASILEIROS, PARTICIPAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, MEIO AMBIENTE, PRESO, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Tal como os Senadores Paulo Paim e Ana Amélia, reitero a minha solidariedade à causa de todos aqueles que são associados a Aerus. Espero que a Presidenta Dilma possa encaminhar uma solução mais adequada e justa a todas as senhoras e aos senhores.

            Sr. Presidente Senador Casildo Maldaner, quero, aqui, hoje, falar sobre a situação da bióloga Ana Paula Maciel, na Rússia.

            Em 19 de setembro deste ano, o barco Artic Sunrise, da ONG Greenpeace, foi apreendido pela guarda costeira russa, rebocado para o Porto de Murmansk, com todos os seus tripulantes detidos.

            Conforme notícias veiculadas pela imprensa, os 28 ativistas e os dois jornalistas a bordo faziam um protesto pacífico - ressalto: pacífico - contra a prospecção e produção de petróleo no Ártico. De acordo com o Greenpeace, a produção dessa plataforma, que deverá ter início no primeiro semestre de 2014, aumentará o risco de um vazamento de petróleo em uma área que contém três reservas naturais protegidas pela própria legislação russa. Também de acordo com informações do Greenpeace, seu barco não violou o perímetro de segurança de 500 metros da plataforma de petróleo Prirazlomnaya, da empresa russa Gazprom, conforme alegam as autoridades russas.

            Entre as 30 pessoas que estão presas, encontra-se a bióloga brasileira Ana Paula Maciel.

            Algumas ações já foram adotadas no sentido de interceder pela ativista brasileira:

            - o Itamaraty afirmou que o Governo brasileiro instruiu o Embaixador do País em Moscou, Fernando Barreto, a assinar uma carta de garantia pela ativista brasileira do Greenpeace, presa na Rússia. Pelo documento, o Governo brasileiro pede que a ativista aguarde as investigações em liberdade. O pedido, feito por recomendação do Ministro Luiz Alberto Figueiredo, das Relações Exteriores, garante às autoridades russas que ela terá bom comportamento e que se apresentará à Justiça enquanto for requisitada;

            - o Presidente Renan Calheiros encaminhou uma correspondência à Presidenta do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Rússia, Valentina Matvienko, para pedir que a ativista brasileira seja liberada. Também deu conhecimento ao Plenário acerca do envio de uma comissão de Senadores e Deputados à Rússia para negociar com o parlamento russo a libertação da brasileira.

            Também aproveito para aqui ler a correspondência, tão bonita, que Ana Paula encaminhou a todos que trabalham por sua libertação.

Queridos leitores,

Me chamo Ana Paula e sou um dos 30 ativistas presos aqui na Rússia. Hoje faz um mês que nos retiraram de nosso amado navio Arctic Sunrise e, depois de dois dias em uma cadeia, três em outra, agora estou sentada em minha cela na penitenciária para onde nos trouxeram dia 29 de setembro. Tudo isso depois de um protesto pacífico onde queríamos chamar a atenção do mundo sobre os perigos de danos ambientais ao perfurar em busca de petróleo no Ártico.

Um mês que nossas vidas pararam, aqui sozinhos, tive tempo pra parar e pensar e lhes pergunto, caros leitores: quantos produtos derivados de petróleo você usou nesse último mês? Derivados de petróleo são usados para fabricar muitas coisas e, sendo ‘coisas’ consumíveis, sofrem sob o efeito ‘procura e demanda’ que as pessoas ávidas pelo consumo compram, utilizam e descartam com uma rapidez sem precedentes nos dias de hoje.

(Soa a campainha.)

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) -

Nosso Planeta, o que chamamos de casa, o único que conhecemos com vida, está em crise, e precisamos fazer algo, individualmente, todos os dias. Creio que não estariam indo procurar petróleo no Ártico se não houvesse quem o utilizasse. Se fôssemos mais preocupados em ser do que ter, usaríamos menos petróleo, a natureza estaria sob menores riscos, os protestos pacíficos não seriam necessários, eu não estaria presa injustamente...

Nem tenho palavras para agradecer a todas as pessoas que se importam e que clamam por nossa liberdade. Gostaria de agradecer especialmente o apoio do Governo e do povo brasileiro, que têm se mostrado incansáveis em seu suporte pela minha liberdade.

(Interrupção do som.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Um pouquinho mais, Sr. Presidente.

Clara Solon, da Embaixada do Brasil na Rússia, é quase uma segunda mãe para mim. Tem sido impecável em suas visitas, presença na corte, apoio psicológico e tudo o que está a seu alcance.

Gostaria de fazer um apelo ao mundo e aos que se importam: salvem o Ártico! Consumam menos para serem mais, usem sacolas reutilizáveis, apaguem as luzes ao não usá-las, procurem produtos com menos embalagem, usem mais as pernas e menos os carros. Você não é o seu telefone celular, ele não diz nada sobre suas virtudes, você não precisa do último modelo. Separe o lixo, recicle, conserte o que quebrar em vez de comprar outro, informe-se. Existem tantas mil pequenas ações que podem ser feitas todos os dias para salvar o Ártico, a Amazônia, os recifes de corais e todo o resto. Basta escolhermos bem o que comprar.

(Soa a campainha.)

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) -

Nós todos e cada um de nós somos responsáveis pela mudança!

Promete que vai tentar. E eu vou saber que esse mês, presa, não foi em vão.

Com amor, Ana.

            Até o momento, Ana Paula Maciel, que está na Rússia, continua presa. Como Vice-Presidente que sou do Grupo Parlamentar Brasil/Rússia, considero importante unir nossas vozes a de todos que encaminharam solicitações às autoridades russas para pedir pela libertação da ativista brasileira e também pela libertação dos outros ativistas presos. Devemos lembrar que a causa defendida por Ana Paula é de interesse de toda a humanidade, pois, se não lutarmos pela preservação do Planeta, não haverá futuro para a vida na Terra.

            Requeiro, Sr. Presidente, que a cópia do meu pronunciamento possa ser enviada ao querido Embaixador da Rússia no Brasil, para que ele tome ciência de que o sentimento do Vice-Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Rússia é este: de também pedir a libertação de Ana Paula Maciel, em função da sua atitude pacífica na Rússia em favor de melhor bem-estar para a humanidade.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2013 - Página 79245