Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica aos senadores que retiraram suas assinaturas do requerimento de criação da CPI para investigação de possiveis irregularidades da Confederação Brasileira de Futebol e das Federações Estaduais de Futebol.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CORRUPÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ESPORTE.:
  • Crítica aos senadores que retiraram suas assinaturas do requerimento de criação da CPI para investigação de possiveis irregularidades da Confederação Brasileira de Futebol e das Federações Estaduais de Futebol.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2013 - Página 79264
Assunto
Outros > CORRUPÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ESPORTE.
Indexação
  • CRITICA, RETIRADA, ASSINATURA, SENADOR, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, IRREGULARIDADE, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL (CBF).

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Sem revisão do orador.) - Eu quero saber, Presidente, para que a Nação brasileira saiba quais os Senadores que não querem fiscalizar o Governo, quais os Senadores que se negam a fiscalizar uma Confederação Brasileira de Futebol corrupta e as federações corruptas.

            Sei eu o que aconteceu nos bastidores. Sei eu o que o Senador Perrela, que está aqui do meu lado... E, como eu tenho uma identidade com a moral e com o caráter, sei eu que o Senador Perrela procurou alguns Senadores para retirarem as assinaturas dos requerimentos que continham uma formalidade legal, e que o povo brasileiro gostaria de saber, que eram as corrupções existentes dentro das federações estaduais e dentro da Confederação, há muitos e muitos e muitos anos. Jamais se conseguiu aqui, neste Senado, abrir uma CPI para investigar a Confederação Brasileira de Futebol!

            Não desisto, Presidente! Vou novamente colher assinaturas! Não desisto, Presidente! Vou entrar no Ministério Público Federal! Não desisto, Presidente! Vou entrar na Procuradoria Geral da República! Dane-se o Senado! O Senado não quer? Dane-se o Senado! Os Senadores não querem? Danem-se os Senadores!

            Só quero dizer à Nação o nome dos Senadores que não querem deixar aqui se fazer CPI e se investigarem as verbas públicas que são do povo da Nação, não é de ninguém!

            O imposto que se paga é para se respeitar o povo, Senador; e hoje não se respeita, neste País. Hoje, o Senado Federal não tem moral para protocolar uma CPI, Senador. Hoje, nós não temos mais moral de poder fiscalizar as verbas públicas neste País, Senador, mesmo todos sabendo que há irregularidade.

            Isso é muito estranho e é muito deprimente para o Senado. Isso é muito deprimente para uma Corte e para uma Casa de lei. É muito deprimente que muitos Senadores não saibam as suas atribuições.

            E eu quero divulgar o nome de um por um desses Senadores. E não pensem aqueles que se perpetuaram nas Federações e não pense o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol que vão ficar alheios à vontade do povo brasileiro, que é a de verificar a honestidade de cada um, e que o Senado Federal, neste momento, não deixou que eu fizesse. Entendeu, Presidente?

            Então, mais uma vez, eu lhe peço: eu quero o nome dos Senadores, que vou divulgar, durante um mês. Durante um mês, eu vou àquela tribuna divulgar um por um os nove nomes que retiraram as assinaturas para o povo brasileiro saber quem é sério e quem não é sério nesta Casa, porque o Senador que não permite e não quer que se faça uma CPI é porque o Senador não é sério.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2013 - Página 79264