Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de explicações à Mesa Diretora pela ausência de intérprete de Libras, durante reunião da Comissão da Educação.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Solicitação de explicações à Mesa Diretora pela ausência de intérprete de Libras, durante reunião da Comissão da Educação.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2013 - Página 79268
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, INTERPRETE, LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SENADO.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Renan Calheiros, eu gostaria de me associar a esse protesto do Senador Cyro Miranda. Eu estava também na Comissão de Educação.

            Mas quero reiterar, Sr. Presidente, que está havendo um constrangimento permanente. Peço a V. Exª que resolva definitivamente essa questão, e tenho certeza que V. Exª vai resolver. É inadmissível que o Senado continue sem intérprete de Libras.

            Nós fizemos uma audiência pública, hoje, da maior qualidade, para discutir a Meta 4 do Plano Nacional de Educação, que trata da inclusão das pessoas com deficiência. O Senado federal, o Congresso Nacional aprovou recentemente a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência, e já tem um tempo, Sr. Presidente, que estamos sem intérprete de Libras na Casa. É extremamente constrangedor!

            A gente tem um número grande de surdos que vieram acompanhar a sessão, que têm interesse especial nessa questão, e tivemos que pedir emprestado, mais uma vez, alguém da comunidade para fazer a tradução em Libras.

            Isso aconteceu, quando, na CCJ, há dois meses, apreciamos a Lei Geral dos Concursos, que tinha um artigo de interesse dos surdos. Eles vieram aqui em massa e foram barrados na Casa, porque não havia quem se comunicasse com eles. E não é possível que nós aprovemos uma lei com status constitucional e não demos o exemplo!

            Então, eu solicito, Sr. Presidente, a V. Exª que determine a imediata resolução dessa questão. Ficou ruim para a gente hoje. Um debate de altíssimo nível, com grande interesse da população dos surdos, que se sentiram extremamente constrangidos pela falta de intérprete de Libras, mais uma vez, na Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2013 - Página 79268