Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Lamento pelos casos de violência contra a mulher no Brasil.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FEMINISMO.:
  • Lamento pelos casos de violência contra a mulher no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2013 - Página 79317
Assunto
Outros > FEMINISMO.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, VITIMA, VIOLENCIA DOMESTICA, CUMPRIMENTO, PRESIDENTE, ENTIDADE, VALORIZAÇÃO, PROTEÇÃO, MULHER, ESTADO DE GOIAS (GO).

            A SRª LÚCIA VÂNIA (Bloco Minoria/PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a minha fala é rápida, é apenas para me solidarizar com Mara Rúbia e com a sua advogada que está aqui.

            Quero cumprimentar, com muito carinho, a Procuradora do Senado, Vanessa Grazziotin, que tem feito um trabalho, sem dúvida alguma, importante aqui em favor da mulher brasileira.

            Quero cumprimentar também Elcione Barbalho, que representa a Procuradoria da Mulher na Câmara, e que, somando-se aos esforços da Vanessa Grazziotin, tem feito um trabalho respeitado em todo o País.

            Quero, nesta oportunidade, dizer da nossa solidariedade, das mulheres de Goiás, em relação a esse fato que, sem dúvida alguma, nos entristece.

            Eu, que fui aqui Relatora da Lei Maria da Penha, lastimo que, em plena vigência dessa lei, a Justiça ainda teime em não aceitar aquilo que está aprovado e legitimado pela sociedade brasileira, que é essa lei que, sem dúvida alguma, é uma das melhores do mundo.

            Quero cumprimentar a Dolly, a Presidente do Cevam, que, em Goiás, tem um papel expressivo em favor da mulher goiana. Sem dúvida, Dolly, é preciso que se faça justiça ao seu trabalho. Você precisa de mais apoio, você precisa de mais presença do Estado, do Governo, do Governo Federal para esse trabalho invejável que você faz lá. Mesmo antes da Lei Maria da Penha, você já tinha o abrigo que acolhia a mulher vítima de violência doméstica com todo o esmero, com todo o carinho, com todo o respeito.

            Portanto, deixo aqui, Sr. Presidente, os meus cumprimentos a V. Exª pela agilidade com que tomou a atitude de dar resposta a um fato cruel como este que nos entristece a todos, não só as mulheres, como todos os Srs. Parlamentares, que vejo aqui, no plenário desta Casa, perplexos e, sem dúvida alguma, solidários a este fato.

            Muito obrigada. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2013 - Página 79317