Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário acerca da importância de se responsabilizar autoridades negligentes em casos de violência contra a mulher.

Autor
Sergio Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Sergio de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FEMINISMO.:
  • Comentário acerca da importância de se responsabilizar autoridades negligentes em casos de violência contra a mulher.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2013 - Página 79321
Assunto
Outros > FEMINISMO.
Indexação
  • NECESSIDADE, ENCAMINHAMENTO, PROJETO DE LEI, OFERECIMENTO, RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE, NEGLIGENCIA, HIPOTESE, VIOLENCIA, VITIMA, MULHER.

            O SR. SÉRGIO SOUZA (Bloco Maioria/PMDB - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu estou aqui andando para cá e para lá no plenário, ouvindo as falas das Senadoras, dos Senadores, e cada vez mais me indignando com fatos como este.

            Mara Rúbia, eu gostaria de parabenizar você pela coragem, porque quem sofreu uma agressão tamanha como você sofreu vir ao plenário do Senado Federal se expor para uma rede aberta e fechada de televisão - e o Brasil já conhece o seu fato - demonstra coragem.

            Como disse aqui o Senador Inácio Arruda, você será um ícone num movimento contra a agressão da mulher.

            Eu fiz parte, junto com Senadores que estão aqui, com Deputadas, como a Jô Moraes, da CPI da Violência Contra a Mulher. Mas eu gostaria de ir um pouco além. Eu acho que nós deveríamos também, Sr. Presidente, fazer caminhar nesta Casa projetos de lei que responsabilizam não só o agressor, mas aquele que foi negligente, a autoridade que não teve a coragem, o respeito às denúncias que por vezes foram feitas neste caso e por tantas outras Maras Rúbias ao redor deste País.

            Nós temos inclusive projetos tramitando aqui nesta Casa, neste sentido. E eu peço veementemente a V. Exª e ao Plenário que nós possamos dar uma resposta a situações como esta, porque a autoridade irresponsável, a autoridade negligente também é culpada. Inclusive, nestes casos, não é só culpada. Na verdade, não houve vontade de agir no exercício da sua função.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2013 - Página 79321