Pronunciamento de Renan Calheiros em 17/10/2013
Fala da Presidência durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comunica à Casa que a Secretaria de Comunicação do Senado Federal distribuirá o "clipping" de notícias contendo informações dos principáis periódicos do país.
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO, IMPRENSA.:
- Comunica à Casa que a Secretaria de Comunicação do Senado Federal distribuirá o "clipping" de notícias contendo informações dos principáis periódicos do país.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/10/2013 - Página 73648
- Assunto
- Outros > SENADO, IMPRENSA.
- Indexação
-
- COMENTARIO, ALTERAÇÃO, TRANSMISSÃO, INFORMAÇÃO, JORNAL, SENADO, OBJETIVO, REDUÇÃO, GASTOS PUBLICOS, DIREITO AUTORAL.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Muito obrigado, Senadora Ana Amélia.
Eu queria comunicar à Casa que determinamos, hoje, que a Secretaria de Comunicação do Senado Federal distribuísse o clipping de notícias, confeccionado pela Subsecretaria de Opinião Pública, contendo informações dos principais periódicos do País. Esse novo clipping é completo e substitui a antiga mídia impressa, pela qual o Senado desembolsava uma grande quantia, uma quantia considerável, e que, mais do que isso, enfrentava demandas judiciais dos jornais em virtude de direitos autorais.
A própria Senadora Kátia Abreu pediu para não receber o clipping e, a partir disso, fizemos uma pesquisa, uma consulta com todos os Senadores, quando a maioria, sobretudo em função da demanda judicial, colocou-se pelo cancelamento da mídia impressa.
Portanto, a partir de amanhã, será distribuído aos Senadores um clipping da Secretaria de Comunicação do Senado Federal.
A demanda judicial é que, como contém conteúdo de meios de comunicação, evidentemente a EBC não pode comercializar aquele produto. A Folha já ganhou, e outros periódicos também entraram na Justiça com relação a isso.
Então, para além da despesa do Senado, essa questão da demanda judicial foi o que, na verdade, mais pesou, e também a pesquisa que nós realizamos com os Srs. Senadores.