Pela ordem durante a 161ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do aniversário de 67 anos de existência da Federação Nacional dos Jornalistas.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM, MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Registro do aniversário de 67 anos de existência da Federação Nacional dos Jornalistas.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2013 - Página 65013
Assunto
Outros > HOMENAGEM, MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, FEDERAÇÃO NACIONAL, JORNALISTA, COMENTARIO, ATUAÇÃO, DEFESA, REGULAMENTAÇÃO, DIREITO DE RESPOSTA.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Pela ordem, Presidente. Enquanto o Senador Capiberibe se encaminha à tribuna, eu aproveito para proferir algumas palavras às quais, imagino, S. Exª também vá se associar, assim como V. Exª.

            No dia 20 de setembro, serão comemorados os 67 anos de existência da Fenaj, a Federação Nacional dos Jornalistas, que foi criada em 1946, no dia 20 de setembro.

            Para nós, gaúchos, 20 de setembro é uma data nacional - brincando! - pelo valor e relevância que tem. É feriado amanhã no Rio Grande do Sul. A data da Farroupilha é, ao mesmo tempo, uma festa e uma reverência à nossa história.

            Agradeço a oportunidade dada pelo Senador Capiberibe para lembrar que a Fenaj, através de seu presidente Celso Augusto Schröder, manifestou apoio ao que nós aqui ontem aprovamos: a questão relacionada ao direito de resposta.

            Conforme o projeto aprovado, o pedido deve ser feito em até 60 dias, os juízes terão 24 horas para mandar citar o responsável e, comprovada a ofensa, fixarão data e condições para a veiculação da resposta em até 10 dias. A proposta do Senador Roberto Requião, relatada aqui pelo Senador Pedro Taques com algumas alterações, prevê a retratação com o mesmo destaque, publicidade, periodicidade e dimensão da ofensa publicada.

            Diz o presidente da Fenaj, e aqui faço questão de registrar: “São ações importantes que reforçam o papel indispensável dos meios de comunicação e da atuação jornalística para a construção madura e independente da nossa democracia”.

            Eu penso que os colegas Senadores, da mesma forma, estão celebrando os 67 anos da Federação Nacional dos Jornalistas, a Fenaj.

            É o registro que faço agora, agradecendo ao Senador Capiberibe.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2013 - Página 65013