Pela ordem durante a 171ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento do artigo escrito por Eugênio Bucci intitulado “Um par de algemas em Yale”; e outro assunto.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS. SENADO, POLITICA EXTERNA. :
  • Encaminhamento do artigo escrito por Eugênio Bucci intitulado “Um par de algemas em Yale”; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/2013 - Página 69022
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS. SENADO, POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, SESSÃO PUBLICA, COMISSÃO, VERDADE, LOCAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PARTICIPAÇÃO, ACUSADO, VITIMA, TORTURA, EPOCA, DITADURA, MILITAR.
  • REGISTRO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES (CRE), SENADO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, APRESENTAÇÃO, VOTO, CENSURA, RELAÇÃO, ATUAÇÃO, UNIVERSIDADE, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), MOTIVO, DETENÇÃO, JORNALISTA, NACIONALIDADE BRASILEIRA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REFERENCIA, ASSUNTO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, tenho uma emergência e preciso viajar. Eu tinha me inscrito para uma comunicação inadiável, mas posso, pela ordem, falar muito brevemente, se me permite?

            Quero fazer um registro, pois hoje foi divulgado que a Comissão da Verdade do Rio de Janeiro...

(Soa a campainha.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - ... ouviu, ontem, quarta-feira, pessoas envolvidas em sessões de tortura durante a ditadura militar. Estiveram, em sessão pública, o ex-tenente Domine Garcez, acusado de torturar o dirigente comunista Mário Alves, do PCBR; e a viúva do médico do Exército Amilcar Lobo, Maria Helena Souza, que foi à audiência para pedir perdão. Ela disse que cumpria um pedido do marido. Antes de morrer, segundo Maria Helena, o marido queria pedir desculpas aos que foram torturados com sua permissão. “Me perdoe” - disse ela ao abraçar Cid Benjamin, ex-perseguido político. “É importante que a gente diga de peito aberto o quanto erramos e que podemos mudar” - completou.

            Usando óculos escuros, o ex-tenente Domine Garcez não levantou a cabeça para ouvir o ex-preso político Álvaro Caldas, que disse ter sido vítima da prática de tortura. “O tenente Garcez foi quem me deu ordens para que eu retirasse a minha roupa. Fui colocado em uma cela, nu, e fui submetido a torturas” - disse ele, olhando para Garcez. O acusado deu a mesma resposta para mais de 30 perguntas sobre as circunstâncias da morte do preso político Mário Alves em 1970: “Nada a declarar.”

            Sr. Presidente, considero que a Comissão da Verdade, seja a designada com o apoio de todos os ex-presidentes, pela Presidenta Dilma Rousseff, como aquelas nas Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, estão realizando um trabalho que vai contribuir para que esses tristes episódios não mais se repitam em nossa história.

            Gostaria, finalmente, de requerer seja registrado, também aqui no plenário do Senado, o requerimento, aprovado hoje, com o apoio e a assinatura de todos os membros da Comissão de Relações Exteriores, segundo o qual será apresentado voto de censura à direção da Universidade de Yale, Estados Unidos, pela arbitrária e injustificada detenção da jornalista brasileira Cláudia Trevisan, do Jornal O Estado de S. Paulo, com a justificativa anexa.

            Peço que seja transcrito o excelente artigo de Eugênio Bucci: “Um Par de Algemas em Yale”, sobre o episódio, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.

 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I, §2º, do Regimento Interno.)

Matéria Referida:

- Artigo de Eugênio Bucci: “Um Par de Algemas em Yale”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/2013 - Página 69022