Pela ordem durante a 197ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da execução do Plano Taques, que objetiva destinar recursos das emendas parlamentares de S. Exa. por meio do orçamento participativo para municípios com baixo IDH.

Autor
Pedro Taques (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MT)
Nome completo: José Pedro Gonçalves Taques
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Registro da execução do Plano Taques, que objetiva destinar recursos das emendas parlamentares de S. Exa. por meio do orçamento participativo para municípios com baixo IDH.
Publicação
Publicação no DSF de 07/11/2013 - Página 79578
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • REGISTRO, AUDIENCIA PUBLICA, MUNICIPIO, SAPEZAL (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), DISCUSSÃO, PARTICIPAÇÃO, POPULAÇÃO, ORÇAMENTO, DIVISÃO, EMENDA INDIVIDUAL, ORADOR, DESTINAÇÃO, RECURSOS, MUNICIPIOS, POPULAÇÃO CARENTE, SUBDESENVOLVIMENTO.

            O SR. PEDRO TAQUES (Bloco Apoio Governo/PDT - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na semana passada, eu fiz um discurso da tribuna, dando conta do chamado Plano Taques, que divide as emendas parlamentares que cada Senador tem direito - e aquelas emendas que me cabem - através de audiências públicas, Senadora Ana Amélia.

            Eu gostaria de registrar aqui a audiência pública realizada no Município de Sapezal, Estado de Mato Grosso, com mais de 400 pessoas. Mais de 400 pessoas! Tenho aqui a imagem da foto, com o auditório da Prefeitura lotado de brasileiros que ali moram, discutindo, através do chamado orçamento participativo, a questão dos R$500 mil destinados à saúde, à educação ou à segurança.

            O Município, através da Srª Ilma Grisoste Barbosa, Prefeita do Município de Sapezal - e aqui eu quero registrar a presença do Secretário do Município, o Sr. Marcos Antonio Neves, Secretário de Administração -, conduziu essa audiência, em que os R$500 mil serão destinados à construção do edifício sede do Corpo de Bombeiros do Município, Sr. Presidente.

            É uma forma democrática do orçamento participativo o que nós estamos denominando de Plano Taques, para que nós possamos, tendo em conta o IDH do Município, tendo em conta os Municípios com menor IDH, para ali destinar as emendas.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/11/2013 - Página 79578