Pela Liderança durante a 174ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio dos vencedores do 6º Concurso de Redação do Senado Federal.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Anúncio dos vencedores do 6º Concurso de Redação do Senado Federal.
Aparteantes
Anibal Diniz.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2013 - Página 70254
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ESTUDANTE, ORIGEM, ESTADO DO ACRE (AC), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ESTADO DO PARANA (PR), GANHADOR, CONCURSO, REDAÇÃO, SENADO.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Presidente, Senador Mozarildo Cavalcanti; Srªs Senadoras, Srs. Senadores, primeiro quero agradecer ao Líder Senador Aloysio Nunes pela cessão do espaço para que eu pudesse usar da tribuna pela Liderança do PSDB antes da Ordem do Dia.

            Gostaria de relatar que, pela manhã, estivemos no auditório do Interlegis, juntamente com o Presidente do Senado, Senador Renan Calheiros, a nossa Secretária-Geral da Mesa, Drª Claudia Lyra, e outros diretores e servidores do Senado, para o anúncio dos vencedores do sexto concurso de redação do Senado Federal.

            Esse concurso de redação, Senadora Vanessa, promovido em todas as 27 unidades da Federação, seleciona um estudante para representar o seu Estado aqui, no Senado Federal, no Programa Jovem Senador, que chega este ano em sua 3ª edição. Participaram da edição de 2013 mais de 65 mil alunos de todo o País, uma vez que o concurso é aberto para estudantes da rede estadual e pública de ensino.

            Fizemos no Interlegis o anúncio dos vencedores, e gostaria aqui de registrar novamente meus parabéns a três jovens. São três garotas que ficaram no primeiro, segundo e terceiro lugares. O primeiro lugar coube à estudante Aline da Conceição Andrade, da Escola Estadual Dom Henrique Ruth (Cruzeiro do Sul - AC), Senador Anibal Diniz, lá no seu Estado. O segundo lugar ficou com a estudante Maria Eduarda Nunes da Silva, do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras (Colmeia - TO); e o terceiro lugar ficou com Jhenifer Mezzomo Spagnol, do Colégio Estadual Euclides da Cunha (Matelândia - PR). Vejam só, três meninas; duas delas da Região Norte - uma, do Acre, e outra, do Tocantins. A do Acre, Senador Anibal, foi a primeira colocada no concurso. Sem dúvida, um enorme estímulo para outros milhares de jovens.

            Todos os demais finalistas em cada Estado são também vencedores -- isso é importante que se diga. Afinal, passaram por uma etapa de seleção em sua escola e depois foram vencedores no seu Estado de origem. E virão aqui para Brasília, no dia 18 de novembro próximo, quando será aberta a legislatura deste ano do Programa Jovem Senador.

            Concedo um aparte ao Senador Anibal Diniz.

            O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti. Bloco União e Força/PTB - RR) - Senador Flexa, a comunicação de Liderança não comporta aparte.

            Então, vou pedir ao Senador Anibal que seja muito breve, porque há uma relação enorme de oradores para falar.

            O Sr. Anibal Diniz (Bloco Governo/PT - AC) - Agradeço ao Senador Mozarildo Cavalcanti por abrir uma exceção, até porque as pessoas têm aberto exceção com frequência aqui, nos pronunciamentos. Gostaria de cumprimentar o Senador Flexa Ribeiro pelo pronunciamento e fazer um cumprimento especial à aluna da Escola Dom Henrique Ruth, de Cruzeiro do Sul, que se sagrou campeã nacional, ficou em primeiro lugar no concurso de redação...

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Aline Andrade, Senador.

            O Sr. Anibal Diniz (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Aline Andrade. Então, vai o meu abraço, o meu cumprimento especial à Aline Andrade, aos professores da Escola Dom Henrique Ruth e a todos os nossos participantes desse concurso de redação Jovem Senador, porque ele é um estímulo tremendo para os jovens, para que eles concorram, contem um pouco da sua experiência de vida e da sua visão de mundo e, ao mesmo tempo, estimulem outros a participarem também. Então, parabéns a V. Exª pelo pronunciamento e parabéns à aluna vencedora, que vem do Acre.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Agradeço, Senador Anibal. Quem está de parabéns é o Senado Federal, por promover um concurso da qualidade do que é feito.

            Como eu dizia, por três dias, esses jovens de todo o Brasil vão vivenciar um pouco da experiência parlamentar, eleger a Mesa Diretora. E os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, a aprovação dos projetos na Ordem do Dia e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

            As proposições apresentadas pelos Jovens Senadores, Senador Mozarildo, não são apenas simulação de um trabalho parlamentar. Elas são analisadas pelas comissões de trabalho do Senado e podem virar projetos de lei. Inclusive, atualmente tramitam, no Senado Federal, 12 projetos de lei e 1 PEC, propostos pelos Jovens Senadores em 2011. Além disso, aguardam deliberação da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa mais 6 sugestões apresentadas no Projeto Jovem Senador de 2012. Sem dúvida, uma experiência única e inesquecível para cada um desses jovens.

            Este ano, o concurso teve como tema - abro aspas: "Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação" - fecho aspas. Um tema bem escolhido pela equipe do Senado Federal, a quem cumprimento e parabenizo pela organização, divulgação e realização desse programa. O tema reflete bem o que vivemos com as manifestações de junho, quando a população brasileira foi às ruas para exigir que sua voz fosse ouvida e tivesse vez. Um movimento popular de cidadania, democrático e participativo.

            Ao promover um concurso de redação entre os jovens que estimula o pensamento acerca desses conceitos, o Senado Federal contribui com a formação de milhares de estudantes. E, sem dúvida, todos que participaram do concurso, finalistas ou não, merecem nosso respeito e aplauso. Todos, repito, são vencedores.

            Na cerimônia de divulgação dos vencedores, o Presidente Renan Calheiros comentou um desejo que compartilho: ver, em breve, um projeto que tenha surgido do Programa Jovens Senadores ser aprovado pelo Congresso Nacional e promulgado ou sancionado pela Presidência da República.

            O Programa, assim, dá voz e vez aos jovens para que estes exercitem a cidadania e ajudem a consolidar, para as gerações futuras, a nossa democracia, que tanto defendemos.

            Por falar nas próximas gerações, acredito que a semente que estamos plantando renderá bons frutos. Inclusive, poderemos ter, daqui a alguns anos, um Senador ou Senadora da República que tenha sido um Jovem Senador. Afinal, não se trata apenas de um concurso de redação. Trata-se, sobretudo, de um estímulo para que um jovem, esteja onde estiver, pense no seu País, na sua sociedade e, assim, pense em soluções para os nossos imensos desafios.

            Dessa forma, parabenizo todos os jovens do Brasil e do Pará que participaram do Programa Jovem Senador, os professores que incentivaram essa participação e as escolas.

            Agradeço, também, aos coordenadores no meu Estado, o Pará, do Programa Jovem Senador, Luíza Amélia Silva Araújo e Ariwilson Gomes dos Santos, da Diretoria de Ensino Médio e Educação Profissionalizante da Secretaria de Estado de Educação do Pará.

            Para finalizar, Senador Mozarildo, faço o anúncio do aluno paraense que venceu a etapa estadual e terá a imensa honra de representar o nosso querido Estado do Pará aqui no Senado Federal. Parabenizo, com muito orgulho, o jovem Antônio Victor Cardoso da Silva, de 19 anos, estudante do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Márcio Ayres, de Belém.

            Assim como disse o Senador Anibal Diniz, ao parabenizar o Antônio Victor, quero parabenizar a sua família e também os professores e diretores da Escola Dr. José Márcio Ayres, de Belém.

            Antônio Victor foi finalista com a redação "Brasil: da letra à realidade".

            Tive a oportunidade de ler sua redação vencedora, em que Antônio Victor faz uma reflexão sobre a letra do Hino Nacional Brasileiro e a realidade que vivemos com as manifestações de junho. Seu texto se encerra da seguinte forma:

Ficou comprovado com os resultados alcançados pelos filhos deste solo que a união e o esforço dos cidadãos brasileiros são extremamente essenciais na busca do equilíbrio social, pois medidas - ainda que tímidas - foram tomadas para satisfazer a necessidade da população.

            Realmente, Antônio, temos muito que fazer, e só mesmo com a participação popular isso será possível.

            Portanto, desde já desejo que todos os 27 novos Jovens Senadores sejam bem-vindos e os aguardamos com ansiedade. Que, em novembro, vocês tragam aquela determinação e responsabilidade misturada com boa dose de ousadia, uma combinação tão positiva e tão característica dos nossos jovens.

            O Senado Federal tem muito que aprender com o vigor da juventude, e parabenizo esta Casa por promover um programa institucional nesse sentido.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2013 - Página 70254