Pela Liderança durante a 197ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alegria pela liberação de recursos, pelo Governo Federal, para realização de obras de infraestrutura no Estado do Amazonas.

Autor
Alfredo Nascimento (PR - Partido Liberal/AM)
Nome completo: Alfredo Pereira do Nascimento
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Alegria pela liberação de recursos, pelo Governo Federal, para realização de obras de infraestrutura no Estado do Amazonas.
Publicação
Publicação no DSF de 07/11/2013 - Página 79614
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, LIBERAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), RECUPERAÇÃO, RODOVIA, CONSTRUÇÃO, PORTO, TRANSPORTE, PRODUTO, IMPORTAÇÃO.

            O SR. ALFREDO NASCIMENTO (Bloco União e Força/PR - AM. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

            Srªs e Srs. Senadores, hoje, venho a esta tribuna compartilhar, com satisfação e com muita esperança, o fato de que a Presidenta Dilma, a meu pedido, autorizou a liberação de novos recursos para o Estado do Amazonas. Quero registrar que a decisão da Presidenta vai permitir o avanço de três obras fundamentais para o meu querido Estado do Amazonas: a recuperação de 200 quilômetros da BR-319 - não será feita uma recuperação integral, mas este é um início -; a construção do porto da cidade de Itacoatiara, que é a segunda cidade do nosso Estado; e a construção do terminal hidroviário da Manaus moderna, que vai abrigar todos os barcos de passageiros e de cargas que vêm do interior do Estado com destino a Manaus.

            Projetos iniciados anos atrás, essas obras foram recolocadas no Programa de Aceleração do Crescimento, agora PAC-2. Em números globais, o Governo Federal promete destinar mais de R$500 milhões para o Estado do Amazonas. Esses investimentos, se efetivos, serão traduzidos no futuro como mais qualidade de vida para o povo do Amazonas, mais geração de emprego e renda e, principalmente, a garantia de um futuro com forte crescimento econômico para o nosso Estado.

            Essas obras são uma demanda antiga da população do meu Estado, projetos pelos quais tenho me empenhado pessoalmente nos últimos anos. São obras de grande importância para o presente e o futuro do Estado. Se desejamos que o Estado do Amazonas permaneça em desenvolvimento, a construção do terminal da Manaus moderna é essencial. É por meio desse terminal que o transporte de cargas e de passageiros na orla da capital amazonense terá vazão. Hoje, as condições de atracação, infelizmente, ainda são muito precárias, dificultando a vida dos usuários e o crescimento de nossa capital e, consequentemente, do nosso Estado do Amazonas.

            Para que se tenha uma ideia, hoje o acesso às embarcações é feito por um sistema de pranchas de madeira ligadas a escadas construídas nas paredes de contenção do Rio Negro. O novo projeto, em elaboração pelo DNIT, estabelece acessos mais seguros. O terminal contará com um controle de fluxo de passageiros e de cargas, tornando a operação mais organizada. Outro benefício será a melhoria das condições sanitárias da orla da cidade de Manaus. Esse novo terminal vai minimizar os efeitos poluentes dos barcos atracados em nossa capital. São mudanças que resultarão em mais qualidade de vida para quem utiliza o terminal e para os moradores de Manaus.

            Compreendo o quanto é difícil para quem pouco conhece o Amazonas ter a dimensão exata do potencial do Estado. O Município de Itacoatiara, que será beneficiado pela construção do novo porto, é o maior polo agropecuário da Região Norte do País. A importância do Município para a economia do Amazonas e do País é argumento suficiente para que o Porto de Itacoatiara seja construído o mais brevemente possível. Tenho a certeza de que o novo porto alavancará a atividade econômica do nosso Estado e favorecerá o escoamento da produção da Zona Franca de Manaus, garantindo ao Polo Industrial mais uma opção de logística.

            Sr. Presidente, exercerei o papel de “fiscal” no acompanhamento de cada etapa das obras que a Presidenta Dilma autorizou. Continuarei cobrando exaustivamente do Governo a recuperação integral da BR-319. É preciso acabar de vez com o transtorno, a insegurança e os prejuízos que os usuários dessa estrada sofrem no dia a dia. Repetidas vezes, já ressaltei que a BR-319 é fundamental para o desenvolvimento do Amazonas e é a via de integração do Estado com o restante do País. Mais que tirar a população do Estado do isolamento, é fundamental abrir as portas do Amazonas para os outros Estados da Região e garantir a logística exigida para o seu desenvolvimento.

            Para encerrar, Sr. Presidente, quero dizer que estive com a Presidenta Dilma, que, sabendo da demora que vai existir na liberação do trecho central da BR-319 pelos órgãos do meio ambiente, demonstrando boa vontade com o Estado do Amazonas e cumprindo o compromisso que tem com o nosso Estado, já autorizou o Ministério dos Transportes a licitar a obra para contratar os primeiros 200 quilômetros saindo de Manaus em direção a Porto Velho.

            Quero encerrar, dizendo que 200 quilômetros saindo de Humaitá para Porto Velho já foram concluídos, e, ao final de 2014, metade da rodovia BR-319 estará inteiramente recuperada e pavimentada para atender aos amazonenses.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/11/2013 - Página 79614