Discurso durante a 175ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Expectativa com a descoberta de grandes reservas de petróleo no Estado do Sergipe.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADO DE SERGIPE (SE).:
  • Expectativa com a descoberta de grandes reservas de petróleo no Estado do Sergipe.
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/2013 - Página 70616
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADO DE SERGIPE (SE).
Indexação
  • EXPECTATIVA, PRONUNCIAMENTO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), ESTADO DE SERGIPE (SE), DESCOBERTA, PETROLEO, IMPORTANCIA, ECONOMIA, PAIS, INVESTIMENTO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, RECURSOS PUBLICOS, INFRAESTRUTURA, ZONA PORTUARIA.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Apoio Governo/PSB - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Agradeço a V. Exª, Senador Rubem Figueiró, Senador de Mato Grosso do Sul, que preside no momento esta sessão do Senado Federal.

            A minha palavra, Sr. Presidente, é no intuito de manifestar a minha alegria e o meu regozijo, muito embora, oficialmente, a Petrobras ainda não tenha se pronunciado sobre o volume de mais uma descoberta de petróleo no Brasil, desta feita no Estado de Sergipe.

            Segundo a agência de notícias Reuters disse no mês de setembro, é uma das maiores descobertas já ocorridas em nosso País, que pode chegar a um volume entre um e dois bilhões de barris.

            Como eu disse, o volume dessa descoberta ainda não divulgado pela Petrobras. Porém, a declaração da Presidente da empresa estatal, Graça Foster, de que é excepcional essa descoberta, já confirma o que disse a Reuters no mês de setembro e também o que divulgou o Governo de Sergipe, o Governo de Jackson Barreto.

            Nessa divulgação, o Governador em Exercício Jackson Barreto afirma que, possivelmente, ainda este mês, o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, estará em nosso Estado para, de forma oficial, fazer o anúncio dessa nova descoberta, que já é apelidada de Sergipe Águas Profundas e que consta da curva de produção da Petrobras, uma das áreas da bacia que deverá entrar em operação em 2018 e que colocará o nosso Estado entre os maiores produtores de petróleo do Brasil.

            Ainda que haja um esforço mundial no sentido de utilizarmos energias alternativas como a eólica, como a energia proporcionada pelos recursos hídricos, ou seja, energias limpas, o petróleo ainda é a grande fonte energética em todo o mundo e a sua cadeia proporciona riquezas incomensuráveis aos países que se utilizam dessa fonte de energia, que é poluente e contribui para o incremento do efeito estufa.

            Porém, Sr. Presidente, como o Brasil ainda é um país em fase de desenvolvimento, podemos dizer que é um país ainda do Terceiro Mundo, chegando a um patamar como esse e produzindo na Bacia de Santos, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro grandes volumes de petróleo e, agora, com a descoberta do pré-sal, se colocando numa posição privilegiada no mundo inteiro, claro, que o petróleo é uma riqueza que não pode ser subestimada nem pode deixar de ser explorada, notadamente num País como o nosso, ainda tão carente de recursos para a educação, para a saúde, para a segurança pública, para a habitação popular, para a promoção do desenvolvimento econômico e social de todas as regiões, principalmente do Nordeste do Brasil, que é um grande produtor de petróleo.

            Sr. Presidente, o Estado de Sergipe tem uma história, que vivenciou junto com a Petrobras, da descoberta desta riqueza, o petróleo, em um Município pequenininho, mas que se tornou nacionalmente conhecido pela evidência de petróleo, o Município de Carmópolis, que até hoje produz em terra um grande volume de petróleo.

            Sergipe também foi o Estado pioneiro na produção de petróleo via marítima, através do poço de Guaricema, o primeiro poço de petróleo do Brasil que se antecipou às descobertas que depois foram feitas no Estado do Rio de Janeiro, na bacia de Campos.

            Em matéria de exploração do petróleo no mar, o Brasil tem uma história com a Petrobras, que reforça a participação do nosso pequenino Estado de Sergipe na riqueza do nosso País. Tanto é verdade que o petróleo contribuiu para o desenvolvimento do Nordeste que nós temos, em Sergipe, um porto de passageiros e de cargas gerais. Esse porto foi construído sob os auspícios da Petrobras, que despendeu quase US$200 milhões na construção daquela obra monumental para o transporte de passageiros e também da riqueza, do potássio, da ureia e da amônia, que são produtos autóctones de Sergipe.

            Da mesma forma, Sr. Presidente, se nós temos a adutora do São Francisco, que sai lá de Propriá e chega até à grande Aracaju, foi graças à atuação da Petrobras. Graças aos investimentos feitos pela Petrobras no passado, essa adutora se tornou o grande canal de abastecimento de água para a nossa capital sergipana e para os Municípios que se servem deste canal.

            Por isso, Sr. Presidente, ao tempo em que enalteço essa descoberta, eu, como Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, quero transmitir meus cumprimentos à Presidenta da Petrobras, Graça Foster, e também a Eduardo Dutra, que é um dos diretores desta empresa que orgulha o Brasil e foi Presidente da Petrobras. Os estudos começaram justamente durante a sua gestão e redundaram nesta descoberta. Quero, então, parabenizar a direção da Petrobras por esse esforço realizado, por esse investimento consolidado, que vai transformar o nosso Estado em uma das grandes províncias de produção de petróleo do nosso País. Certamente, isso redundará em mais investimentos em outras áreas, como a possibilidade da construção de uma refinaria, gerando emprego e renda para a nossa região; o surgimento de uma nova indústria automobilística, como aquela que já foi anunciada pelo Governador Marcelo Déda.

            Enfim, a Petrobras, em Sergipe, fincou raízes, fez com que o nosso Estado de Sergipe se desenvolvesse e se transformasse em um dos Estados com maior Índice de Desenvolvimento Humano. Sem dúvida alguma, essa participação dos investimentos da Petrobras foi excepcional para o desenvolvimento do nosso Estado.

            Sr. Presidente, ao encerrar este meu pronunciamento, eu gostaria de, primeiro, aguardar o anúncio oficial dessa descoberta, que será feito pelo Ministro Edison Lobão no Estado de Sergipe, para, em seguida, apresentar uma moção de apoio, de solidariedade, de incentivo, de estímulo ao trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos por esta grande companhia, a Petrobras, que agora completou 60 anos.

            Se a Petrobras tem 60 anos, desde a sua fundação ela tentou descobrir em Sergipe o petróleo. Tanto o seu trabalho produziu efeitos que, em 1963, foi feita a primeira descoberta no Estado de Sergipe, em Carmópolis. Muito embora antes, em 1959, os Deputados Federais Seixas Dória e Lourival Baptista tenham felicitado a Petrobras por descoberta que teria acontecido no Município de Pacatuba, bem próximo a Carmópolis, oficialmente, o que nós conhecemos da nossa história é que Carmópolis foi o grande passo para a exploração de petróleo em nosso Estado, Sergipe. Houve avanço dos investimentos da Petrobras, não só na descoberta de novos campos, como os ocorridos no mar, através de investimentos importantes -- amônia, ureia, potássio --, e também, posteriormente, Sr. Presidente, a construção do Porto de Sergipe.

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/2013 - Página 70616