Discurso durante a 185ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao Governo Federal para que auxilie a capital do Estado do Amapá, vitimada por incêndio no Bairro Perpétuo Socorro.

Autor
Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Apelo ao Governo Federal para que auxilie a capital do Estado do Amapá, vitimada por incêndio no Bairro Perpétuo Socorro.
Publicação
Publicação no DSF de 24/10/2013 - Página 75371
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • PEDIDO, AUXILIO, GOVERNO FEDERAL, INCENDIO, MUNICIPIO, MACAPA (AP), ESTADO DO AMAPA (AP).

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Apoio Governo/PSOL - AP. Sem revisão do orador.) - Pela ordem, Presidente.

            Presidente, primeiramente, cumprimento V. Exª pela iniciativa. Tenho certeza de que teremos uma sessão memorável, na próxima terça-feira, em alusão aos 25 anos do nosso Texto Constitucional. Já me antecipo pedindo a V. Exª minha inscrição pela Liderança do PSOL para me manifestar na sessão da próxima terça-feira. Eu já protocolizei o pedido.

            Mas, Presidente, eu pedi a palavra pela ordem para trazer ao plenário uma boa notícia que não é boa. Lamentavelmente, neste momento, está ocorrendo um gravíssimo incêndio na cidade de Macapá, minha cidade, capital do Estado de Amapá, no Bairro Perpétuo Socorro, um dos principais bairros da cidade, na área conhecida como Baixada do Japonês. É uma área de concentração populacional e uma área pobre da cidade. Até agora, as notícias dão conta de que mais de 30 casas já foram atingidas pelo incêndio, que pode ser visto em toda a cidade. A cidade toda está mobilizada.

            Ainda há pouco, eu e o Senador Capiberibe estávamos em contato com o Governador do Estado. O Prefeito de Macapá estava se dirigindo para Brasília e deverá voltar para Macapá, pois é uma dramática tragédia que atinge o povo da nossa cidade. Espero que não haja vítimas fatais. Que Deus se apiede de nós!

            Mas pedi a palavra pela ordem para, através deste microfone do plenário do Senado, pedir o apoio das autoridades federais. Eu não tenho dúvida de que, pela dimensão da tragédia, nós estamos, neste momento, vivendo, em Macapá, capital do meu Estado, uma das mais dramáticas tragédias que a nossa cidade, lamentavelmente, já viveu. Eu quero reiterar que a nossa capital vai precisar, hoje e nos próximos dias, do apoio de todas as autoridades do Governo Federal. Hoje, vamos precisar do apoio do Ministério da Integração Nacional e do Ministério da Saúde.

            Então, Sr. Presidente, esta fala é mais do que um pedido da palavra pela ordem, pois é uma questão de apelo ao Governo Federal para atender, para acudir a capital do Estado do Amapá no momento em que ela passa, neste momento urgente e dramático de agora, por essa situação de tragédia em que um incêndio atinge um bairro populoso da cidade. Que Deus se apiede de nós, que não haja vítima fatal, porque nós vamos precisar, em decorrência dessa tragédia, de toda a solidariedade e do apoio das autoridades da União.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/10/2013 - Página 75371