Discurso durante a 185ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro dos 30 anos de funcionamento do jornal Folha de Boa Vista.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, IMPRENSA.:
  • Registro dos 30 anos de funcionamento do jornal Folha de Boa Vista.
Publicação
Publicação no DSF de 24/10/2013 - Página 75464
Assunto
Outros > HOMENAGEM, IMPRENSA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, FOLHA DE BOA VISTA, ESTADO DE RORAIMA (RR).

           A SRª ANGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Srªs e Srs. Senadores, senhores telespectadores da TV Senado, há três décadas o público leitor de Boa Vista se mantém informado sobre os acontecimentos do mundo, do país, de meu Estado de Roraima e de nossa capital, Boa Vista, por meio do jornal Folha de Boa Vista, que completou, neste dia 21, 30 anos de funcionamento prestando serviços à sociedade.

           Fundado petos jornalistas Fernando Estrela - o único que vive até hoje no Estado -, Sandra Regina Tarcitano e Cosette Espíndola de Castro, e por Cícero Cruz antigo funcionário da Telebrás da Paraíba, a Folha de Boa Vista imprimiu, desde sua primeira edição, o princípio da

           Com este princípio, a Folha de Boa Vista perseguiu a meta de produzir um conteúdo que fosse fruto de um trabalho investigativo, que contivesse a informação e a criticidade, de forma pluralista e apartidária.

           Surgido em um momento conturbado da história política de nosso país, a Folha de Boa Vista circulou pela primeira vez em 21 de outubro de 19S3 e, desde então, busca primar pelo respeito à ética jornalística.

           Em 1996, o jornal se notabilizou, ao Sevar ao conhecimento do público, a morte de 32 recém-nascidos no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré/ por infecção hospitalar.

           Graças a este excelente trabalho Investigativo, o jornal evitou a morte de mais bebês. Mais que isso: foi protagonista ao alertar o país para outras mortes que poderiam estar a ocorrer em maternidades brasileiras.

           São igualmente históricas, outras edições deste veículo de comunicação com denúncias de corrupção ocorrida na estrutura pública do Estado.

           A Folha acompanhou a tragédia do incêndio ocorrido em 1997; um episódio que se tornou assunto mundial, ao destruir 14,7% da área total de Roraima.

           A Folha de Boa Vista que inicialmente circulou como semanário, tornou-se um jornal e passou a oferecer aos leitores um produto mais moderno, atualizado e atraente.

           A partir da década de 2000, a empresa se tornou o Grupo Folha, empreendimento editorias que concentra o jornal Folha, a Rádio Folha, a Editora Boa Vista e a FolhaWeb. Esta última, inaugurada em 2005, introduziu o jornal no mundo digital.

           Assim, o maior veículo de jornalismo do Estado, chega hoje aos 30 anos, com a marca da consolidação: tem uma circulação daria de 12 mil jornais, e com a preferência de 90% dos leitores do Estado, segundo números auditados por vários institutos de pesquisa.

           Como podemos perceber, nobres colegas, no momento em que vemos o mundo se transformar com o impacto das tecnologias digitais e virtuais, ficamos sabendo, também, que há, lá do outro lado do hemisfério, um jornal que mostra-se em sintonia

           E, portanto, com orgulho, que registro neste Parlamento brasileiro, a passagem dos 30 anos da Folha de Boa Vista.

           O mérito deste festo é de um economista que não fraquejou frente aos obstáculos, políticos, econômicos e estruturais, encontrados.

           Este homem é o senhor Getúlio Cruz, o proprietário do conglomerado empresarial de comunicação que gera mais de 100 empregos diretos e indiretos em nosso Estado e que conduz um jornal, sem se curvar a interesses de grupos políticos.

           De parabéns, também, está a diretora financeira da Folha de Boa Vista, Paula Cruz, e toda a equipe deste veículo, por realizarem um jornalismo de imparcialidade.

           É tendo um grupo imparcial e corajoso como este e um jornal tão necessário como a Fama de Boa Vista, que Roraima tem garantidas as vozes e expressões de todos.

           É o oportuno registro que hoje faço.

           Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/10/2013 - Página 75464