Discurso durante a 20ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Homenagem ao aniversário de 60 anos da Rede Record de Televisão.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, IMPRENSA.:
  • Homenagem ao aniversário de 60 anos da Rede Record de Televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/2013 - Página 2014
Assunto
Outros > HOMENAGEM, IMPRENSA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMISSORA, TELEVISÃO ABERTA.

O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB-RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Cumprimento o Exmo. Sr. Presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros; o Exmo. Sr. Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Henrique Eduardo Alves; o primeiro signatário da sessão pelo Senado Federal, Exmo. Sr. Senador Eduardo Lopes; o primeiro signatário da sessão pela Câmara dos Deputados, Sr. Deputado Antonio Bulhões; o Presidente da Rede Record de Televisão, Sr. Luiz Claudio Costa - aproveito a oportunidade para cumprimentar também os Diretores, Dr. Marcio Novaes, Marcos Pereira,

Luciano Ribeiro e André Luiz Dias --; o Sr. Ministro da Pesca e Aquicultura, Senador Marcelo Crivella; o Ministro de Estado da Saúde, Exmo. Sr. Alexandre Padilha; o Presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - ABERT, Sr. Daniel Pimentel Slaviero. Cumprimento ainda as Sras. e os Srs. Senadores, as Sras. e os Srs. Deputados Federais.

     Minhas senhoras e meus senhores, é difícil, com uma história tão bonita como a da Rede Record, os oradores não repetirem alguns dos seus feitos. Peço desculpas se, na minha fala, repetir algumas frases que já foram aqui ditas.

     O Congresso Nacional tem a honra de promover hoje uma justa homenagem a uma instituição que, há 60 anos, trabalha pela divulgação da informação, que é a Rede Record de Televisão.

     Esta sessão tem, portanto, o objetivo maior de celebrar o trabalho e o exemplo de pessoas que se dedicam para levar informações e entretenimento a milhões de brasileiros.

     A Rede Record foi fundada no dia 27 de setembro de 1953, por Paulo Machado de Carvalho. Há cerca de 6 anos, tornou-se a segunda maior rede de TV do País. Seu núcleo de teledramaturgia, situado no Rio de Janeiro, é considerado o segundo maior núcleo

televisivo da América Latina. E já dito aqui pelo Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves: a Record hoje não está apenas na América Latina, mas está no mundo, em quase todos os continentes, em mais de 150 países.

     Nem todos os momentos foram fáceis na trajetória dessa emissora, mas foi graças à luta, à persistênciae aos ideais dos seus dirigentes que a emissora conseguiu alcançar o posto por ela ocupado atualmente.

     Todos nós sabemos, pela história assistida, dos acontecimentos que marcaram o último século - as guerras, as adversidades climáticas, a fome e tantos outros percalços. Ao mesmo tempo, assistimos a programações que nos enchem de emoção e alegria.

     Quem não se lembra dos festivais da canção, que lançaram os maiores nomes da música popular brasileira ainda nos nossos tempos, como Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Elis Regina, entre tantos outros. Eram chamados, na verdade, de “Festivais da Record”.

      A Record construiu, portanto, as bases da nossa melhor cultura.Além disso, ela sempre se preocupou com a cultura e os valores locais, diversificação que nos une e que nos faz um povo de paz e de harmonia.

     Hoje, olhando pelo retrovisor da história da emissora, vemos o quanto são importantes o trabalho e os ideais de homens e mulheres que trabalham para levar ao conhecimento dos brasileiros todos os tipos de informação, de formação e de construção da cidadania e da soberania nacional.

     Na Record, são 60 anos de trabalho de uma emissora que congrega líderes de negócios e profissionais que prestam serviços do mais alto nível.

     Atualmente, são milhões de brasileiros que acompanham diariamente a programação da Record.

     No meu Estado, Sr. Presidente, Rondônia, a Rede Record tem há 23 anos como afiliada a TV Candelaria. É uma grande rede de televisão no Estado, dispondo de uma equipe altamente qualificada, sendo pioneira na geração do sinal digital HD no Estado, que é dirigida pelo meu amigo Everton Leoni, aqui presente. Em nome dele, quero cumprimentar todos os dirigentes das afiliadas de todo o Brasil.

     Lá, a emissora produz mais de 50 horas semanais de programação regional, tendo como foco o cidadão de Rondônia. Creio que isso aconteça em todos os Estados.

     A emissora tem base em diversas cidades. Recentemente, ela instalou-se no Município de Pimenta Bueno, sendo a primeira emissora a gerar sinal digital

no interior do Estado.

     Aqui fica a minha homenagem a todos os profissionais do Grupo Record, de todos os Estados, principalmente os da TV Candelária, do meu querido Estado de Rondônia, pelos 60 anos de dedicação e de competência no desenvolvimento de suas atividades.

     Parabéns à Rede Record.

     Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

     Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/2013 - Página 2014