Discurso durante a 20ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Homenagem ao aniversário de 60 anos da Rede Record de Televisão.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, IMPRENSA.:
  • Homenagem ao aniversário de 60 anos da Rede Record de Televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/2013 - Página 2019
Assunto
Outros > HOMENAGEM, IMPRENSA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMISSORA, TELEVISÃO ABERTA.

O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Minoria/PSDB-PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros; Sr. Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Henrique Eduardo Alves; Senador Eduardo Lopes, primeiro signatário desta sessão solene em comemoração aos 60 anos de fundação da Rede Record de Televisão; Ministro e Senador Crivella; Presidente da Rede Record; Presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão; Sr. Deputado Antonio Bulhões, que, junto com o Senador Eduardo Lopes, foi signatário desta sessão, meus cumprimentos.

     Eu não poderia deixar de vir brevemente à tribuna saudar a Rede Record por esses 60 anos de fundação que ocorrerá daqui a 3 dias. Daqui a 3 dias, a TV Record completará exatos 60 anos. Vale destacar a realidade da época, em 1953, quando o empreendedor Paulo Machado de Carvalho colocou a emissora no ar. Poucos aparelhos de televisão, profissionais ainda aprendendo como fazer televisão e o mercado ainda desconfiado, por assim dizer, desse novo meio de comunicação.

     A TV Record foi a primeira emissora brasileira a fazer uma transmissão direta, como já foi dito aqui pelo Senador Eduardo Lopes, o Grande Prêmio de Turfe do Brasil e, também, a transmissão externa de um jogo de futebol, como também já foi dito, a partida jogada no Estádio Vila Belmiro e transmitida pela emissora entre Santos e Palmeiras, em 1955. O Senador Eduardo só não disse o escore: f oi 3 para o Santos e 1 para o Palmeiras, a vitória do Santos da primeira transmissão ao vivo de uma partida de futebol.

     E também não podemos deixar de registrar que a TV Record transmitiu ao vivo a inauguração de Brasília, a capital do nosso País, e hoje nós estamos aqui no plenário do Senado em Brasília.

     Apesar de uma bela história desde seu nascimento - especialmente nos anos 1960 -, foi mesmo a partir da década de 1990, quando passou ao comando do empresário Edir Macedo, que a emissora passou a se consolidar como uma das maiores do Brasil e do mundo, sendo citada entre as 30 maiores emissoras do planeta.

     A sede está localizada em São Paulo, mas suas ramificações se espalham por todo o País. Tem uma programação ampla, que inclui entretenimento, informação, jornalismo, teledramaturgia e esporte.

     É destaque na sua programação - e vale ser ressaltado neste momento - a atenção especial às comunidades, ao chamado jornalismo de comunidade ou jornalismo cidadão. Sem dúvida, é um olhar diferenciado para aqueles que mais precisam, dando voz e vez para quem tem mais direito. Faz um jornalismo humanizado, aquele que põe a mão na notícia. É desta forma que a Record atua e é como cresceu tanto nos últimos anos, chegando a 107 emissoras

afiliadas no País, com sinal transmitido para mais de 150 países.

     Esse sucesso, como disse, é também decorrente da autonomia que é dada às emissoras locais. Com espaço amplo para a programação local --destaco aqui a Record Belém, do meu Estado -, ela atua na Capital do meu Estado, o Pará, há 16 anos.

     Atualmente, a equipe da Record Belém é dirigida pelo Diretor-Geral, Paulo Sérgio Batista, pelo Diretor de Jornalismo, Roberto Quirino, e pelo Diretor Comercial, Nilson Andrade. Quero juntar todos os homenageados aqui da Record Nacional e aqueles que fazem a Record

Belém, no meu Estado do Pará. Hoje, são cerca de 200 profissionais, entre jornalistas, cinegrafistas, motoristas, auxiliares e tantos outros colaboradores.

  São muitos profissionais qualificados que realizam um trabalho diário, com amor e respeito à informação e à verdade.

     Parabenizo a equipe por produzir - assim como pela direção nacional por priorizar - a programação local. São seis programas inteiramente produzidos no Estado, tanto na Capital como com equipes espalhadas por todo o Brasil.

     São eles: duas edições diárias do Fala Pará - como temos o Fala Brasil, lá nós temos o Fala Pará -, duas edições do programa Balanço Geral, uma edição especial de sábado do Balanço Geral e o programa dominical Eco Record. Com foco nas belezas e riquezas da nossa Amazônia, esse programa valoriza a região e o Estado do Pará.

     Por fim, parabenizo a todos que integram essa família Record, pelas conquistas desses 60 anos, e que venham ainda mais nos próximos anos.

     Da forma como o trabalho é realizado pela emissora, temos a certeza de que a Record será ainda mais bem-sucedida, recebendo do povo brasileiro sua maior conquista: o reconhecimento.

     Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/2013 - Página 2019