Pronunciamento de Eunício Oliveira em 24/09/2013
Discurso durante a 20ª Sessão Solene, no Congresso Nacional
Homenagem ao aniversário de 60 anos da Rede Record de Televisão.
- Autor
- Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
- Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM, IMPRENSA.:
- Homenagem ao aniversário de 60 anos da Rede Record de Televisão.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/09/2013 - Página 2022
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM, IMPRENSA.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMISSORA, TELEVISÃO ABERTA.
DISCURSO ENCAMINHADO À PUBLICAÇÃO
NA FORMA DO DISPOSTO NO ART. 203 DO
REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL,
PRIMEIRO SUBSIDIÁRIODO REGIMENTO COMUM.
O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco Maioria/PMDB -CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, senhoras e senhores, o Brasil, na década de 1950, sob a Constituição Federal de 1946, reintegrava-se à democracia.
As liberdades públicas recuperadas, a disputa política sem restrições e a potencialidade econômica de um país agrário que mirava à indústria sinalizavam para uma nova época, uma outra etapa da vida republicana.
A industrialização não era mera aspiração, mas um verdadeiro e estrito mandamento.
Lideranças políticas, empresários, intelectuais e largas parcelas da população percebiam a necessidade que o Brasil tinha em superar seu - até então - sempre constrangido desenvolvimento.
O país precisava, com rapidez, superar o caráter eminentemente rural.
É justamente nesses anos 50 que a comunicação social, até então apoiada basicamente em jornais e emissoras de rádio, também dá os seus primeiros passos rumo à modernidade tecnológica do mundo desenvolvido.
É dentro desse singular cenário de transformações que entra no ar, às 8 da noite do dia 27 de setembro de 1953, nossa homenageada desta manhã, a TV Record, canal 7, de São Paulo.
A introdução da televisão, inicialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, representaria um impacto extraordinário na vida do País, explicitada ao longo das décadas seguintes.
Idealizada por Paulo Machado de Carvalho, a Record consagrou-se como a pioneira, a partir de uma programação voltada para a música, o esporte e o entretenimento.
Com o correr do tempo, a Record ampliou sua programação, contemplando as preferências de uma audiência nacional diversificada e plural, ávida por novas informações.
De forma gradual, a emissora ganhava afiliadas nos Estados da Federação, enquanto o jornalismo conquistava espaço, para então firmar-se como o carro-chefe da Rede Record de Televisão.
Na atualidade, a Record abriga quase uma dezena de programas de corte eminentemente jornalístico.
Atenta à evolução da sociedade, hoje a emissora atende a sua enorme e qualificada audiência com vários outros gêneros, como humor, telenovelas, seriados e programas de variedades.
Para isso, mantém em seus quadros alguns dos melhores profissionais do mercado brasileiro, entre jornalistas, apresentadores, humoristas, atores e atrizes, cinegrafistas, técnicos, produtores e diretores.
Tudo isso aliado à qualidade técnica impecável e com o melhor do que dispõe a tecnologia contemporânea. Ao oferecer qualidade, a Record evidencia o cuidado, a atenção e o respeito que dedica à sua audiência e aos seus anunciantes.
Em perfeita sintonia com a dinâmica da vida contemporânea, além dos canais tradicionais, a Record leva suas mensagens às redes sociais, podendo igualmente ser acessada via Internet por todos os modelos de dispositivos móveis.
Devo ainda destacar, Sr. Presidente, a importante ação da Rede Record, em favor do Brasil e de sua gente, em mais de 150 países de todo o planeta.
Com sinal repetido nos cinco continentes, a Record tornou-se um formidável vetor de divulgação do nosso cotidiano para milhões de brasileiros que vivem em outros países, mas também para estrangeiros que pelo Brasil se interessam.
Nesta linha, a Record, além de levar ao mundo notícias e informações acerca do cotidiano do Brasil, age como um relevante e promissor canal de difusão da imensa riqueza cultural de nosso País.
Ao concluir, apresento meus cumprimentos ao eminente Bispo Edir Macedo e ao Presidente Luiz Cláudio Costa. Quero ainda congratular-me com os demais dirigentes e todos os funcionários da Rede Record, no Brasil e no exterior, pela passagem deste 60º aniversário.
Que esta data seja o prenúncio de novas e importantes iniciativas em benefício do Brasil.
Parabéns, Rede Record!
Muito obrigado.