Comunicação inadiável durante a 201ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de eleição para cargos de direção do PT realizada no domingo passado.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Registro de eleição para cargos de direção do PT realizada no domingo passado.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2013 - Página 81221
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REGISTRO, INOVAÇÃO, REFERENCIA, PROCESSO, ELEIÇÃO DIRETA, AUTORIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ELOGIO, ATUAÇÃO, DEMOCRACIA, POLITICA PARTIDARIA.

            A SRª ANGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Senador Jorge Viana; Srs. Senadores, Srªs Senadoras, nesta tarde, trago aqui um tema que é de muita importância para o Partido dos Trabalhadores.

            Nós fizemos, no último final de semana, no domingo, o processo de eleição direta do PT. E, lá em meu Estado, Roraima, nós tivemos como presidente do partido eleito, do Partido dos Trabalhadores, o Sr. Titonho Beserra, que é bacharel em Direito, professor da rede pública de ensino em Roraima.

            Titonho iniciou sua militância política na Pastoral da Juventude da Igreja Católica, na década de 1980. Sua militância no PT e no movimento sindical deu-lhe notoriedade política. Em 1997, Titonho foi eleito vereador da nossa capital, Boa Vista, e, em 2003, foi eleito deputado estadual.

            Venho renovada para falar de minha satisfação em termos feito uma eleição na mais tranquila normalidade e com o partido unido em torno de três militantes históricos, que foram escolhidos para conduzir o partido em um momento de grande importância para o PT e para o nosso País.

            Em Roraima, terminada a apuração, além de eleger Titonho, que foi escolhido por 92,52% dos votos, nossos votantes escolheram também Rui Falcão, atual Presidente da Direção Nacional do PT, para prosseguir no comando do Partido.

            Rui Falcão, em nível nacional, já é considerado eleito e recebeu 85,71% dos votos dos petistas roraimenses.

            O segundo mais votado para a Direção Nacional do PT foi o candidato Paulo Teixeira, da chapa “Mensagem ao Partido”, que obteve 6,23% dos votos.

            Já para presidir o Diretório Municipal em Boa Vista foi escolhido o contador Rui Baraúna, com 90,13% dos votos apurados.

            Sendo assim, os escolhidos, nacionalmente, no meu Estado e na nossa capital, Boa Vista, vão conduzir o Partido pelos próximos quatro anos - de 20 de fevereiro de 2014 a 20 de fevereiro de 2018 -, pautados pela defesa das políticas públicas que foram implantadas no Brasil no governo do ex-Presidente Lula e no Governo da Presidenta Dilma Rousseff.

            São programas sociais, planos de combate à violência, ações afirmativas e reparativas de inclusão social, políticas de distribuição de renda, que ganharam referência internacional, ações estratégicas para áreas complexas e decisões firmes que, juntas, protagonizaram uma década de redução das desigualdades sociais e econômicas. o que está mudando a vida de milhões de pessoas.

            Essa concepção de governo e de nação que as gestões do PT vêm imprimindo ao País é fruto das contribuições teóricas, das formulações políticas e das experiências administrativas do Partido, que foram acumuladas ao longo das últimas três décadas, período durante o qual o PT promoveu inovações na política partidária.

            Único Partido do País que escolhe seus dirigentes por via direta, o PT saiu na linha de frente dos demais partidos políticos nesta quinta edição do PED, porque estabeleceu a obrigatoriedade de as chapas inscritas comporem a paridade de gênero (50% mulheres), reservar vagas para jovens (20%) e negros e índios (20%).

            Em Roraima, o percentual de negros e índios é de 29%, de acordo com o regulamento do PED 2013, aprovado pelo Diretório Nacional em 8 de dezembro de 2012.

(Soa a campainha.)

            A SRª ANGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR) - Por conta desse histórico de lutas e de experiências, nosso Partido tem recebido aprovação da opinião pública, como revelou a pesquisa da semana passada, que mostrou que 21,5% dos entrevistados desejam ter o PT na Presidência da República em 2015. Esse percentual, Sr. Presidente, não é insignificante.

            A quantidade de eleitores que desejavam ter o PT na Presidência da República é quase cinco vezes maior do que o partido que aparece colocado em segundo lugar na preferência dos entrevistados nessa pesquisa.

            De modo que o PT se fortaleceu muito neste PED, ocorrido nos 4.808 diretórios organizados em todo o País.

            Neste processo democrático, tivemos profícuos debates em vários Estados, com candidaturas ou representantes de chapas que, democraticamente, concorreram ao pleito.

            Em Roraima, os filiados também tiveram a oportunidade de conhecer as propostas defendidas pelos candidatos.

            No dia 26 de outubro, o candidato Renato Simões discorreu sobre o projeto de partido defendido pela sua chapa "É pela esquerda que queremos o Brasil".

            O dirigente nacional João Batista representou Rui Falcão e as propostas de sua chapa "O Partido que muda o Brasil". Jonathas Moreth representou o candidato Walter Pomar, da chapa "A esperança é vermelha".

            Cumprindo as regras partidárias, respeitando as divergências e valorizando a história de cada um, nosso PED ocorreu em clima de total normalidade e euforia.

            Dos 613 filiados aptos a votar, quase 50% participaram ativamente do PED, realizado em 8 dos 15 municípios do nosso Estado.

            Os demais não puderam realizar o PED, em função de dificuldades técnicas...

(Soa a campainha.)

            A SRª ANGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR) -...ocorridas no Sace (Sistema de Arrecadação de Contribuição Estatutária) do nosso partido, que organiza a cobrança e a distribuição da contribuição partidária.

            Dessa forma, Sr. Presidente, contribuímos com o fortalecimento do Partido dos Trabalhadores em nosso Estado.

            Essa é a marca da democracia interna do PT, que vem se aprimorando a cada discussão, a cada processo eleitoral e a cada congresso nacional que realizamos.

            No meu Estado, Sr. Presidente, para finalizar, terminada a apuração, venho, cheia de satisfação e com esperanças renovadas, agradecer, em nome de toda a direção estadual de nosso partido, a todos os filiados e simpatizantes que, independentemente da história de luta que têm, deram sua importante contribuição para fortalecer a democracia interna do PT.

            Agradeço, também, aos companheiros e companheiras dos diretórios municipais que realizaram o PED, assim como também...

(Interrupção do som.)

            A SRª ANGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR) - ... dirijo o meu agradecimento aos que não conseguiram superar nossas dificuldades estruturais para participar deste processo.

            Ficou em todos nós, Sr. Presidente, a certeza de que, com unidade, confiança e determinação, realizamos o melhor processo eleitoral que poderíamos fazer, reafirmando nossos compromissos partidários e respeitando nossas divergências.

            Tenho convicção de que nosso êxito eleitoral se deveu à confiança depositada na Comissão de Organização Eleitoral, a quem agradeço especialmente, mas também à força da nossa militância, que seguirá firme na busca das mudanças que se fazem necessárias em nosso Estado, a exemplo do que estamos vendo acontecer em nosso País.

            Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2013 - Página 81221