Pela Liderança durante a 201ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo para maiores investimentos em saúde pública; e outro assunto.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
SAUDE. POLITICA PARTIDARIA, FEMINISMO.:
  • Apelo para maiores investimentos em saúde pública; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2013 - Página 81242
Assunto
Outros > SAUDE. POLITICA PARTIDARIA, FEMINISMO.
Indexação
  • COMENTARIO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, SAUDE PUBLICA, LOCAL, ESTADO DA BAHIA (BA), SOLICITAÇÃO, APOIO, GOVERNO ESTADUAL, OBJETIVO, MELHORIA, SAUDE, MUNICIPIO, AMARGOSA (BA).
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, CONGRESSO, AUTORIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), OBJETIVO, DEBATE, FORMAÇÃO, CANDIDATURA, MULHER.

            A SRª. LÍDICE DA MATA (Bloco Apoio Governo/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero fazer dois registros. O primeiro é que esta Casa hoje dará continuidade à discussão do projeto que trata do orçamento impositivo.

            Dessa discussão do orçamento impositivo, surgiu, como mecanismo sugerido pela Câmara dos Deputados, e também apoiado por alguns Senadores, a ideia de se vincular 50% das emendas parlamentares ao gasto com saúde; e outra emenda - que surgiu também da discussão - aumenta de 15% para 18% também a vinculação do orçamento da saúde no nosso País.

            Ora, portanto, o Congresso Nacional tem inúmeras vezes, nesta semana e na semana passada, debatido muito a questão do financiamento da saúde pública do nosso País. E essa preocupação está também entre os prefeitos que visitam a cidade de Brasília hoje de diversas regiões do Brasil, procurando apoiar teses semelhantes.

            E eu tive a oportunidade de, nesse fim de semana, constatar in loco a crise da saúde no nosso País, com contatos que tenho em diversas cidades no interior da Bahia - diversos prefeitos estão aqui hoje. Estive especialmente em uma cidade que me é muito querida, a cidade de Amargosa, uma pequena cidade de cerca de 34 mil habitantes no Estado da Bahia - 34.340 -, de que tenho a honra de ter o título de cidadã e de, portanto, dividir com figuras ilustres, como o ex-Governador Waldir Pires, a cidadania daquele Município.

            É um Município governado, administrado por prefeitos sérios, pela querida Prefeita Iraci, que foi minha colega no mesmo período em que fui prefeita. Hoje é governado por sua filha, prefeita eleita pelo PSB, que enfrenta uma grave crise na saúde pública com dificuldades para o funcionamento do hospital daquele Município.

            Eu quero, desta tribuna, reiterar o meu apoio à luta daquela cidade, daquele Município, daquela prefeita, que vem enfrentando imensas dificuldades para fazer com que a saúde do Município funcione, e, daqui desta tribuna também, apelar à sensibilidade, que sei que existe, do Governo do Estado da Bahia, do Governador Jaques Wagner, do Secretário Jorge Solla, para que nós não deixemos de socorrer Amargosa.

            Confio no espírito público e republicano das autoridades da minha terra para ajudar a nossa querida cidade de Amargosa, antes governada pelo PT, hoje governada pelo PSB. Espero e tenho certeza, absoluta tranquilidade de que terá o mesmo tratamento que o prefeito anteriormente teve.

            Essa é uma crise herdada, não é uma crise que surgiu e é resultado da administração de Karina, mas, sim, uma crise que já existia, de governos anteriores. Espero, portanto, que, todos juntos, de todos os partidos, possamos contribuir para a sua superação.

            Finalmente, Sr. Presidente, também quero aqui registrar que hoje...

(Soa a campainha.)

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Apoio Governo/PSB - BA) - ... o PSB, mais tarde, na sede do partido, abre o seu congresso, ou melhor, o seu Seminário de Formação de Mulheres Candidatas, cara Senadora Ana Rita. É um partido que tem muita responsabilidade neste tema, já que nós temos uma grande presença de mulheres na nossa Bancada, no Parlamento, na Câmara. Temos inúmeras e ilustres Deputadas, Senadoras e lideranças políticas femininas no País inteiro.

            E tivemos, também, a ousadia de termos sido o primeiro governo, um governo do PSB em Alagoas, e o segundo governo, do Governador Eduardo Campos, em Pernambuco, a instalar a Secretaria da Mulher, que, aliás, lhe permitiu a conquista de um prêmio da ONU...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Apoio Governo/PSB - BA) - ... pelo Programa Chapéu de Palha, de atendimento às mulheres trabalhadoras rurais, uma política pública premiada e a ser seguida por todos.

            Portanto, eu participarei desse Seminário de Formação Política do PSB, que abre hoje à noite, com as nossas pré-candidatas a Deputadas Estaduais e Federais. E parabenizo a direção do partido, através da Secretaria Nacional das Mulheres, pela iniciativa importante que faz, seguindo a tradição do nosso partido de elaboração de políticas públicas vitoriosas para a inclusão da mulher.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2013 - Página 81242