Discurso durante a 190ª Sessão Especial, no Senado Federal

Crítica à decretação de ponto facultativo no Senado Federal no dia 28 de Outubro de 2013.

Autor
Jarbas Vasconcelos (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Jarbas de Andrade Vasconcelos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Crítica à decretação de ponto facultativo no Senado Federal no dia 28 de Outubro de 2013.
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2013 - Página 76632
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • CRITICA, SENADO, MOTIVO, DETERMINAÇÃO, PONTO FACULTATIVO, REALIZAÇÃO, SESSÃO, AUSENCIA, PUBLICAÇÃO, DISCURSO, SENADOR.

            O SR. JARBAS VASCONCELOS (Bloco Maioria/PMDB - PE. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, é para registrar a minha estranheza com a conduta da Casa no dia de ontem, 28 de outubro.

            Vi, pelos jornais, que havia sido decretado ponto facultativo em comemoração ao dia do Servidor Público o que, no fundo, é uma verdadeira anomalia: se decreta ponto facultativo porque não quer assumir que vai dar um feriado. Evidentemente, ninguém vai trabalhar em ponto facultativo. Concomitantemente, a Mesa convoca sessão para segunda-feira, e a gente chega aqui e encontra a Casa acéfala.

            Para confirmar o que estou dizendo, a edição de hoje, dia 29, do Jornal do Senado, Senadora Ana Amélia, traz os discursos proferidos na sexta-feira, dia 25. Eu, por exemplo, discursei ontem, e é como se não tivesse existido o discurso. Não houve um registro no Jornal da Casa, porque ele já tinha sido produzido na sexta-feira.

            O setor responsável por receber a prestação de contas dos senadores não funcionou. Os jornais periódicos não estavam disponíveis para os gabinetes. Ou se faz uma coisa, ou se faz outra. Se está se tentando recuperar a imagem do Senado, o que eu acho justo, não é dessa maneira. Decreta-se ponto facultativo e o Senado realiza sessão quando a Casa não funciona direito.

            Ontem funcionavam algumas coisas, a exemplo da taquigrafia, mas o fundamental da Casa não funcionava por conta de uma trapalhada da Mesa Diretora do Senado.

            Se existem as trapalhadas aí fora, aqui, ontem, também teve, ao se realizar sessão legislativa do Senado da República, e, ao mesmo tempo, se decretar ponto facultativo.

            Eu espero que isso não se repita mais, porque isso depõe contra a história e tradição desta Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2013 - Página 76632