Pela ordem durante a 191ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2013 - Página 76743

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Pena que o Presidente Renan... Eu estava vindo da comissão que discute a Medida Provisória nº 623 e eu queria... Ele falou sobre a questão do projeto do Senador Dornelles que trata da independência do Banco Central.

            Tenho que essa é uma matéria extremamente relevante e muito importante para o País exatamente por ser e ter essa grandeza e essa relevância em todos os aspectos, até por questão de segurança jurídica. Ela tem um alcance muito grande e talvez fosse o caso de essa proposta de independência do Banco Central ser submetida a um debate maior antes de chegar ao processo de votação aqui no plenário do Senado Federal.

            Acho que, como esta é uma Casa política, o aprofundamento do debate em torno da independência do Banco Central - hoje eu conversava muito com o Senador Dornelles a respeito disso -, talvez fosse oportuno e conveniente. Acho que daríamos uma boa contribuição a essa matéria não só pela relevância, pela autoria de um Senador que eu tenho grande orgulho de ser o meu Líder aqui, nesta Casa, mas especialmente pelo que significa a independência do Banco Central para a vida política, econômica, financeira e institucional do nosso País.

            Então, é a minha modesta sugestão para ampliar o debate em torno dessa matéria, cara Presidente da sessão, Senadora Vanessa Grazziotin.

            A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco Governo/PCdoB - AM) - Pois não, Senadora Ana Amélia. Apesar de o Senador Renan não estar mais aqui na Presidência, não tenho dúvida nenhuma de que as observações de V. Exª são as mesmas do Presidente Renan.

            Pouco antes da abertura e do encerramento da Ordem do Dia, ele se manifestava a respeito da necessidade desse amplo debate a que V. Exª se refere.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Maioria/PP - RS) - Obrigada, Presidente, por esse esclarecimento, porque eu estava, como eu disse, na comissão que discute a Medida Provisória nº 623, juntamente com o Senador Paulo Davim, o Senador Eduardo Amorim, o Senador Aloysio e tantos outros, mas eu queria resguardar e ressalvar o interesse do Presidente Renan Calheiros no sentido de dar produtividade e efetividade ao nosso trabalho aqui no Senado Federal. Então, o interesse dele nisso é um ponto positivo. Também fico feliz com a explicação de V. Exª de que o Presidente já havia esclarecido e manifestado o desejo do aprofundamento do debate em torno da independência do Banco Central.

            Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2013 - Página 76743