Pela ordem durante a 203ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da apresentação de projeto de resolução que torna nula a sessão do Senado Federal da madrugada do dia 1º para o dia 02/04/1964, na qual se foi declarada vaga a Presidência da República, então ocupada por João Goulart.

Autor
Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA NACIONAL.:
  • Registro da apresentação de projeto de resolução que torna nula a sessão do Senado Federal da madrugada do dia 1º para o dia 02/04/1964, na qual se foi declarada vaga a Presidência da República, então ocupada por João Goulart.
Publicação
Publicação no DSF de 15/11/2013 - Página 82118
Assunto
Outros > POLITICA NACIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, ENTREGA, PROJETO, RESOLUÇÃO, AUTORIA, ORADOR, PEDRO SIMON, SENADOR, OBJETO, ANULAÇÃO, SESSÃO, SENADO, DECLARAÇÃO, VACANCIA, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, EX PRESIDENTE, JOÃO GOULART.

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Apoio Governo/PSOL - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, brevemente, só para fazer uma comunicação a V. Exª.

            Ainda há pouco, eu e V. Exª estivemos na emocionante cerimônia em que foram recebidos os restos mortais de S. Exª o Presidente da República João Belchior Marques Goulart.

            Ontem, tivemos a honra de, junto com outros Parlamentares, entregar o projeto de resolução, de minha autoria e de autoria do Senador Pedro Simon, que revoga, que torna nula a sessão do Senado Federal da madrugada de 1º para 2 de abril de 1964, que declarou a vacância da Presidência da República do Presidente da República João Belchior Marques Goulart, com o Presidente da República em pleno Território nacional.

            E S. Exª o Presidente do Congresso Nacional nos comunicou que,na próxima terça-feira, na sessão do Congresso Nacional, o Senador Renan Calheiros deverá, presidindo o Congresso Nacional, colocar esta resolução a voto.

            Acabei de receber, Sr. Presidente, o telefonema dos familiares do Presidente João Belchior Marques Goulart, trazendo a informação de que eles - o filho do Presidente João Belchior Marques Goulart, José Vicente Goulart,provavelmente a Primeira-Dama Maria Teresa Goulart e o neto do Presidente João Belchior Marques Goulart - estarão todos presentes nesta histórica sessão do Congresso Nacional da próxima terça-feira, quando, se Deus quiser e os Parlamentares assim votarem, nós estaremos anulando esta sessão do dia 1º para 2º de abril de 1964, assim refazendo a história do Brasil e fazendo justiça, retirando da história do Congresso Nacional esta triste sessão em que foi declarada vaga a Presidência da República.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/11/2013 - Página 82118