Discurso durante a 201ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente à PEC nº 22 A/2000.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente à PEC nº 22 A/2000.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2013 - Página 81277

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Apoio Governo/PSB - SE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu tive a oportunidade de estar presente hoje a uma reunião de prefeitos no auditório Petrônio Portela, aqui no Senado Federal, e fiquei vivamente impressionado com as dificuldades vivenciadas pelas prefeituras municipais em todo o Brasil.

            Um dos assuntos que mais se discutiu lá nessa reunião foi a problemática da saúde pública... (Palmas.)

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Apoio Governo/PSB - SE) - ...que é um caos em todo o Brasil justamente porque o maior peso da responsabilidade recai sobre os Municípios, sem a contrapartida devida da União.

            Por isso, Sr. Presidente, é que votei nos 18%, achando que a Dilma já estava dando 15% e que o Senado queria dar apenas 3%. Mas os Senadores, por maioria, derrubaram a proposta do Senador Cícero Lucena.

            No entanto, Sr. Presidente, eu acredito que a oposição esteja agindo com bom senso ao dizer que é melhor não obstruir e votar logo, já que nós não conseguimos os votos necessários para a aprovação de nossas propostas, porque os Municípios estão aguardando ansiosamente que algo de novo aconteça neste Brasil. Já que o Fundo de Participação, os 2%, até agora não apareceram, pelo menos comecemos pela saúde pública do Brasil, onde bilhões serão distribuídos por esta Nação afora, a fim de que, com o Mais Médicos e os programas estaduais e municipais, possamos diminuir, reduzir substancialmente o sofrimento do povo pobre do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2013 - Página 81277