Comunicação inadiável durante a 207ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização das convenções municipais do PMDB, que ocorrerão no próximo fim de semana em Santa Catarina; e outro assunto.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA, ELEIÇÕES. HOMENAGEM.:
  • Registro da realização das convenções municipais do PMDB, que ocorrerão no próximo fim de semana em Santa Catarina; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 20/11/2013 - Página 83152
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA, ELEIÇÕES. HOMENAGEM.
Indexação
  • ANUNCIO, CONVENÇÃO MUNICIPAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), DEBATE, ELEIÇÃO.
  • CONGRATULAÇÕES, ESTUDANTE, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), PARTICIPAÇÃO, CONCURSO, REDAÇÃO, SENADO.

            O SR. CASILDO MALDANER (Bloco Maioria/PMDB-SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Meu caro Presidente Mozarildo Cavalcanti, que preside esta sessão, caros colegas, eu quero, pegando uma carona de V. Exª, lá de Roraima, dizer que, como a Aline, lá do Acre, a Daniela Moro, da cidade de Marema, Santa Catarina, também é uma jovem Senadora que faz parte desse rol de Senadores mirins do Brasil, de todos os Estados, que, desde ontem, estão aqui no Senado. Então, nós, catarinenses, também temos a nossa Jovem Senadora, que é a Daniela, do Município de Marema, que fica no oeste catarinense, fazendo parte desse rol.

            Mas, caro Presidente, quero apenas neste instante - e aqui o faço na presença do Presidente do meu Partido, o Senador Valdir Raupp - dizer que nós catarinenses vamos realizar as convenções municipais no próximo fim de semana. O nosso PMDB realiza nos 295 Municípios de Santa Catarina a reestruturação dos diretórios municipais e de suas executivas também. Trata-se de uma rica experiência de reafirmação democrática e fortalecimento da militância partidária. Não há dúvida de que esse processo é uma espécie de antessala do debate de 2014.

            Então, para nós catarinenses - e por que não do Brasil? - é um debate que se inicia como uma antessala para 2014, para o ano que vem. E é fundamental para as eleições, não só de Santa Catarina - lá nós temos um projeto, ou vamos continuar com o projeto que já temos, em parceira, ou vamos seguir sozinhos, ou vamos buscar outras parcerias -, a forma como vamos conduzir o processo. Mas esse debate, com certeza, vai ser feito, no próximo fim de semana, em todos os Municípios do nosso Estado.

            Mas não podemos de forma alguma precipitar as coisas, colocar o carro na frente dos bois; o debate é democrático. A construção partidária se dá a partir da base, democraticamente, definindo os caminhos a serem trilhados, sempre visando o bem maior da sociedade, a contribuição que podemos dar.

            A antecipação prematura não é vantajosa a ninguém. Não é possível viver como se estivéssemos sempre na iminência de uma eleição, como se cada ato dos agentes públicos visasse tão somente a esse fim.

            Devemos deixar o processo eleitoral restrito ao seu período adequado, sob pena de prejudicarmos o andamento das atividades administrativas e legislativas dos agentes públicos.

            A prioridade do político, Sr. Presidente, deve ser tão somente o exercício do mandato concedido pelo voto popular, e somente sobre esse aspecto devem ser pautadas suas ações, deixando temporariamente de lado as questões eleitorais.

            O processo eleitoral é uma conquista democrática de cidadania alcançada a duras penas.

            A militância partidária é parte indissociável dessa engrenagem, unindo pessoas em torno de ideais comuns e desejo de contribuição social.

            Infelizmente, essas características acabaram esmaecidas nos últimos tempos, mas não podem ser olvidadas jamais.

            A participação política através da representação partidária é o caminho para os avanços sociais e econômicos.

            Cabe a nós, representantes públicos, com postura e ações, revitalizarmos sua importância e darmos continuidade na permanente construção democrática.

            Faço menção, Sr. Presidente, ao que vai acontecer nos 295 Municípios, no nosso partido, em Santa Catarina, no próximo fim de semana, dizendo que esse debate é salutar, é importante, não misturando, é claro, com as atividades dos executivos, dos que têm mandato, dos que têm que cumprir com suas missões. Mas esse debate começa na sua base, preparando-se para o grande embate que se avizinha no ano que vem.

            Como Presidente de honra do meu Partido em Santa Catarina, reitero que haverá esse grande debate em todo o nosso Estado, na presença do Vice-Presidente da Executiva Nacional do PMDB, Senador Valdir Raupp; do Senador Moka, que representa aqui o Mato Grosso do Sul, e de tantos outros companheiros.

            É um debate democrático. Estamos nos preparando, sem dúvida alguma, com esse embate, para aquilo que se avizinha em 2014.

            Era a comunicação que eu gostaria de fazer neste instante, Sr. Presidente, caros colegas.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/11/2013 - Página 83152