Discurso durante a 207ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento de voto de pesar à família da garota Júlia Rebeca, a qual se suicidou por conta da exposição de vídeo íntimo na internet.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminhamento de voto de pesar à família da garota Júlia Rebeca, a qual se suicidou por conta da exposição de vídeo íntimo na internet.
Publicação
Publicação no DSF de 20/11/2013 - Página 83163
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, FAMILIA, ADOLESCENTE, SUICIDIO, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), VITIMA, VIOLAÇÃO, PRIVACIDADE, INTERNET, EXPOSIÇÃO, SEXUALIDADE, SOLICITAÇÃO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), INVESTIGAÇÃO.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, só para comunicar uma situação lamentável, cujo relato eu apresentei hoje, inclusive à Ministra de Direitos Humanos e ao Ministro da Justiça, pedindo a sua investigação.

            No meu Estado, o Piauí, em Parnaíba, aconteceu uma situação que abalou muito o nosso Estado. Uma garota, Júlia Rebeca, de 17 anos, estudante, se suicidou, Sr. Presidente, com o fio da prancha alisadora de cabelo. Ela foi encontrada no quarto numa situação de suicídio.

            O suicídio, na verdade, foi por conta de um vídeo em que ela, mais dois adolescentes, aparecia em cenas que o vídeo tenta colocar como sendo cenas de sexo. Esse vídeo foi propagado na internet.

            A mãe dessa garota, Ivânia Salia, que inclusive deu uma entrevista ao Fantástico, nesse domingo, diz: “Ela não demonstrou nada, nada. Todo adolescente tem o direito de ser adolescente, eles são inconsequentes mesmo. Essa exposição toda do vídeo da imagem da minha filha é uma violação.”

            E permita-me, aqui, Senador Flexa, mas a mãe nos deixou as gravações, em que a garota diz, dirigindo-se à sua mãe: “Eu te amo. Desculpa, desculpa eu não ser a filha perfeita, mas eu tentei. Desculpa, desculpa, te amo muito.”

            E ela diz numa gravação seguinte: “É daqui a pouco que tudo acaba.”

            E ainda uma última mensagem: “Tô com medo, mas acho que é tchau para sempre.”

            Para o que chamo atenção, Sr. Presidente? O Congresso, neste instante, está discutindo a regulação da internet. Acho que temos que defender as condições de liberdade, as condições de democracia na comunicação, mas respeitando o direito privado, o direito de privacidade.

            Aqui estou encaminhando, Sr. Presidente, um requerimento à família, um voto deste Congresso à família, de apoio, neste momento difícil, mas também estou encaminhando ao Ministro da Justiça para que haja uma investigação, porque está muito comum essa coisa de se fazerem gravações da intimidade das pessoas e publicarem.

            Então, eu queria aqui fazer este registro no Senado e, daqui, transmitir a minha solidariedade à família e ao povo da Parnaíba, do meu Estado, que, neste momento, ficou muito transtornado com esta situação.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/11/2013 - Página 83163