Pela ordem durante a 207ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade à jornalista Lenilda Cavalcante, a qual tentou apurar denúncia de contaminação da alimentação servida no Hospital de Base do Estado do Acre.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
IMPRENSA, ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Solidariedade à jornalista Lenilda Cavalcante, a qual tentou apurar denúncia de contaminação da alimentação servida no Hospital de Base do Estado do Acre.
Publicação
Publicação no DSF de 20/11/2013 - Página 83260
Assunto
Outros > IMPRENSA, ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, JORNALISTA, ESTADO DO ACRE (AC), VITIMA, TENTATIVA, CENSURA, DENUNCIA, CONTAMINAÇÃO, ALIMENTAÇÃO, HOSPITAL, CRITICA, GOVERNADOR.

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, como teremos de ir para a sessão do Congresso - eu queria até pedir desculpas ao nobre orador -, eu queria fazer um registro aqui e prestar a minha solidariedade à jornalista Lenilda Cavalcante, jornalista do meu Estado, que teve um episódio muito desagradável.

            O jornalista Altino Machado, o jornalista Ray Melo e a jornalista Lenilda Cavalcante foram averiguar uma denúncia feita pela Srª Berenice de que a alimentação que é servida no Hospital de Base do meu Estado, o Acre, estaria contaminada com larvas e com tapurus.

            Essa notícia teve uma repercussão muito grande. O nosso Governador, ao invés de apurar as denúncias, saber se realmente as denúncias tinham fundamento ou não, fez a opção de, mais uma vez, tentar desmoralizar, tentar criminalizar os jornalistas.

            Eu queria aqui lamentar. Os jornalistas tiveram de ir à delegacia para serem ouvidos pela autoridade policial, o Dr. Boscaro. Na hora da audiência, a jornalista Lenilda Cavalcante passou mal, teve um AVC naquele momento, está com o lado esquerdo paralisado e com a memória também afetada.

            Então, eu queria que ficasse registrada aqui mais essa atitude autoritária. O governo, no lugar de tomar a iniciativa, apurar os fatos, fez a opção de tentar desmoralizar os jornalistas.

            Os jornais hoje circularam no Estado com a versão do governo. O assessor de comunicação, tomando as providências no sentido de ajudar o governo, esquecendo-se de que é um profissional da área e de que o governo vai mudar um dia e ele vai voltar a ser jornalista, tenta desmoralizar seus colegas. Isso causou uma revolta na Assembleia, inclusive as pessoas da base do governo não concordam com essa atitude do assessor de comunicação.

            Então, fica aqui o nosso repúdio em mais essa atitude autoritária do governo do meu Estado.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/11/2013 - Página 83260