Discurso durante a 179ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de reunião da Confederação Parlamentar das Américas, realizada em Brasília.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Registro de reunião da Confederação Parlamentar das Américas, realizada em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2013 - Página 71935
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, BRASILIA (DF), CONFEDERAÇÃO, GRUPO PARLAMENTAR, AMERICA, PARTICIPAÇÃO, SENADOR, ORADOR, REPRESENTANTE, BRASIL, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, LEGISLATIVO, INTEGRAÇÃO, MELHORAMENTO, QUALIDADE DE VIDA, MUNDO.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Sr. Presidente, apenas para registrar...

            O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - O Senador Rodrigo Rollemberg, como Líder desta Casa e com o prestígio que tem, interrompe a sessão para fazer, certamente, um comunicado importante.

            Com a palavra, V. Exª.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF. Sem revisão do orador.) - Sem dúvida, Sr. Presidente. Agradeço a gentileza de V. Exª.

            Eu não poderia deixar de registrar, com muita alegria, a presença aqui de uma delegação de Parlamentares americanos que vêm fazer parte da Copa (Conferência Parlamentar das Américas), que realiza seu grande evento aqui no Distrito Federal.

            Tivemos aqui, na figura da sempre Deputada Maninha, uma das grandes organizadoras. Ela, que já foi presidente da Confederação Parlamentar das Américas, é hoje uma das organizadoras desse evento.

            E eu queria aqui, com muita alegria, registrar a presença do Deputado Jacques Chagnon, Presidente da Confederação Parlamentar das Américas; da Senadora Zulma Gómez, 1ª Vice-Presidente, que é do Paraguai; da Senadora Dora Helena Real, que é Secretária-Geral do México; do Deputado José Luis Tchê, que é do seu Estado.

            O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - É “acreúcho”, um gaúcho que virou acreano e é uma das lideranças da nossa Assembleia Legislativa no Acre.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Representante da União Nacional dos Legislativos Estaduais; da Senadora Mireya Zamora, da Costa Rica; o Deputado Yvon Marcoux, de Quebec; o Senador Miguel Ángel Chico Herrera, do México; a Deputada Mariella Peña Pinto, de El Salvador; a Deputada Aixa Hevia González, de Cuba; o Deputado Mohamed Amzad, de Suriname; a Deputada Alejandra Sucasovich, da Argentina; a Deputada Segundina Flores, da Bolívia; o representante do Haiti; e a Deputada Sharon Annette, da Jamaica.

            Nós tivemos hoje uma audiência, acompanhado sempre da Deputada Maninha, com o Presidente Renan Calheiros. Eu tive a honra de ter sido designado pelo Presidente Renan Calheiros, juntamente com o Senador Gim Argello, como representante brasileiro na Confederação Parlamentar das Américas.

            É a primeira vez que o Senado se faz representar. A Câmara já, há muito, se fazia representar, tanto que teve a Deputada Maninha como Presidente. E, neste momento, o tema principal deste encontro é a promoção do desenvolvimento sustentável, o compartilhamento das experiências de diversos países em torno desse tema de interesse da humanidade.

            Está havendo também, Sr. Presidente, paralelamente a esse evento, uma rede de mulheres americanas, que discutem as políticas de gênero nos parlamentos de todos os países americanos.

            A Confederação Parlamentar das Américas funciona como uma instituição, um grande fórum de debates, de troca de experiências bem sucedidas do Poder Legislativo. Os países têm realidades diferentes, mas têm desafios comuns, como a redução da mortalidade infantil, a melhoria da qualidade da educação, enfim, a melhoria da qualidade de vida da população, e é uma honra poder estar aqui recebendo, neste momento, no Senado brasileiro, essa, que é uma das principais obras de Oscar Niemeyer, essa representação de Parlamentares americanos.

            Mais uma vez, agradeço à Deputada Maninha, que teve uma participação importante em trazer a Confederação Parlamentar das Américas, essa reunião, aqui para Brasília.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

     O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Eu queria aproveitar, como Vice-Presidente do Senado, para cumprimentá-los e dizer que é uma honra para nós receber as colegas Senadoras, as colegas Deputadas Federais, os colegas Senadores e os colegas Deputados, sempre, a Deputada Maninha. Obrigado por sua contribuição de aproximar os Parlamentos e a atividade parlamentar das Américas.

            Não há guia, não há colega melhor para nos representar do que o Senador Rodrigo Rollemberg, que tão bem representa o Distrito Federal, junto com o Senador Gim. Eu sei que a Senadora Vanessa e outros colegas também atuam procurando fortalecer as entidades que representam os Parlamentares mundo afora. Eu acho que nós ganhamos com isso, ganhamos experiência e, de alguma maneira, aproximamos os povos também, porque nós somos nada mais nada menos do que representantes dos nossos povos e, quando trabalhamos juntos, aproximamos os nossos povos.

            Então, sejam bem-vindos a esta Casa. Como o Senador Rodrigo disse, esta é uma obra dos anos 50, graças à ousadia de um brasileiro chamado Juscelino Kubitschek, que reuniu um urbanista e um extraordinário arquiteto, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. E temos o privilégio de trabalhar junto com a cultura brasileira, com a arquitetura brasileira de Niemeyer e a obra de Lúcio Costa.

            Sejam bem-vindos. É um prazer tê-los aqui em plena sessão do Senado Federal.

            Muito obrigado.

            Eu convido, então, para uma comunicação inadiável, o Senador Cyro Miranda.

            A Vanessa está pedindo... Pode ser a Vanessa então. É porque eu cheguei, e é preciso haver um atendimento, Vanessa, mas V. Exª sempre ajuda a promover o entendimento. V. Exª, Senadora Vanessa, tem a palavra. Aproveite para saudar ainda nossos colegas.

            Vou passar a Presidência para a Senadora Angela Portela, tendo em vista que tenho uma audiência aqui na Vice-Presidência do Senado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2013 - Página 71935