Discurso durante a 21ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Homenagem ao aniversário de 60 anos da Petrobras.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao aniversário de 60 anos da Petrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/2013 - Página 2062
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmo Sr. Presidente do Congresso Nacional, Senador Renan Calheiros; Primeiro Vice-Presidente do Congresso Nacional e Presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Deputado André Vargas; Sr. Ministro de Estado de Minas e Energia, Sr. Edison Lobão, nesta solenidade representando a Presidenta Dilma Rousseff; Sr. Senador Inácio Arruda, proponente desta sessão pelo Senado Federal; Sr. Deputado Federal Luiz Alberto, signatário da proposição desta sessão pela Câmara dos Deputados; Ministra-Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República, Exma Srª Luiza Helena de Bairros; Srª Presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster; Srª Diretora-Geral da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard, senhores e senhoras servidores da Petrobras aqui presentes, é com muito orgulho que represento aqui a bancada do Partido dos Trabalhadores nesta sessão solene em comemoração aos 60 anos de existência da Petrobras.

            Quero registrar o meu orgulho e confiança por essa empresa fundada no dia 3 de outubro de 1953 pelo então Presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de executar as atividades do setor petrolífero no Brasil em nome da União.

            Neste momento, abro parênteses para exaltar a iniciativa do Senador Inácio Arruda ao propor esta sessão, porque, com todos os feitos da Petrobras, a gente imagina ser impossível que alguém possa falar mal da Petrobras no Brasil, mas acontece. Acontece nesta tribuna e acontece naquela tribuna de pessoas colocarem em dúvida a saúde financeira da Petrobras, colocarem em dúvida as decisões estratégicas da Petrobras, e a gente tem de, acima de tudo, com o sentimento de brasileiros, assumir o enfrentamento e fazer a defesa da Petrobras.

            Então, esta sessão solene promove justiça a essa empresa e a esses brasileiros que, ao longo da história, conseguiram transformar essa empresa no que ela é hoje: um orgulho para todos os brasileiros e um sinal de respeito no exterior quanto à exploração de petróleo e gás.

            Hoje, a Petrobras é responsável pela produção de 2,1 milhões de barris de derivados de petróleo por dia. É uma empresa nacional estratégica, orgulho para todo o País, referência de inovação tecnológica e que tem reconhecimento internacional pela exploração de águas profundas e ultraprofundas.

            A empresa tem uma gestão sólida e está, seguramente, no caminho para superar grandes desafios e criar oportunidades para desenvolver todos os investimentos programados para 2013.

            Vale ressaltar, mais uma vez, que é uma empresa gerida com noção de Estado e não de governo. É uma empresa que tem, fundamentalmente, princípios técnicos em todas as suas tomadas de decisão. Isso é muito importante, porque, todas as vezes em que alguém coloca em questionamento a gestão da Petrobras, dizendo que há partidarização, está cometendo uma injustiça com essa empresa, que é gerida com absoluta observância de critérios técnicos.

            O ex-Presidente Sérgio Gabrielli nos deu toda essa segurança quando esteve aqui junto conosco e mostrou o quanto o plano estratégico da Petrobras leva em conta esses aspectos, independentemente de governo. Segue uma trilha visando ao fortalecimento da instituição no Brasil e no exterior.

            Ao longo dos anos, a Petrobras teve resultados expressivos e que merecem ser destacados.

            De 2002 a 2012, por exemplo, foi a única entre as grandes companhias a ter crescimento na produção de óleo e gás natural de 45%. A boa gestão da Petrobras nos últimos anos também a levou a um desempenho operacional positivo, que pode ser medido por vários fatores, entre eles o cumprimento da meta de produção de 1,98 milhão de barris por dia; o aumento das reservas de óleo e gás, com índice de reposição de reservas de 103,3%, pelo aumento da produção do pré-sal, de 36% em relação a 2011; ou o recorde de processamento do parque de refino, com 2,1 milhões de barris por dia em agosto de 2012.

            Temos também o recorde de geração de energia, de 5.883 megawatts em novembro de 2012, e o recorde de entrega de gás nacional, de 49,6 milhões de metros cúbicos diários em outubro de 2012.

            Em outra área, no refino, por exemplo, a Petrobras bateu novos recordes em 2013: atingiu 2,11 milhões de barris diários de processamento em 1º de janeiro, e 2,12 milhões em março.

            Gostaria também de destacar que a boa gestão não se resume ao balanço de um ano específico, mas é um conjunto de ações responsáveis e comprometidas que apresentam resultados consistentes e positivos ao longo dos anos nas mais variadas áreas, que incluem, ainda, a defesa da responsabilidade socioambiental e o incentivo à geração de renda e oportunidades de trabalho.

            E aqui eu faço questão de dar este meu testemunho. Eu fiz uma visita ao campo de exploração de Urucu, no Amazonas, e pude constatar que o que se polui naquele espaço é menos do que um motor de rabeta andando pelo Rio Acre, com duas pessoas indo de um ponto para outro em qualquer lugar do rio. Ou seja, tem-se absoluto critério de defesa do meio ambiente na atividade de exploração.

            Por isso, eu encerro este meu pronunciamento fazendo inclusive um apelo especial à nossa Magda Chambriard, da ANP, à Drª Maria das Graças Foster, Presidente da Petrobras, ao Sr. Ministro de Minas e Energia também, no sentido de que a gente amplie o número de poços de perfuração e não permita que esse leilão a ser realizado em 30 dezembro, para os 10 poços da bacia do Acre, fique deserto; que a Petrobras possa também se estender para aquela região do País e vá explorar petróleo e gás lá no Acre, porque, no Peru, ao lado, há mais de 20 poços de exploração Por todos os estudos já efetivados, estudos que significaram recursos consideráveis, como o levantamento aerofotogramétrico, os levantamentos sísmicos - e agora haverá o leilão para a exploração propriamente dita de petróleo e gás na bacia sedimentar do Acre, que fica no Vale do Juruá -, eu tenho certeza de que, com a entrada da Petrobras, esse leilão não vai ser deserto, e vamos ter absoluta certeza de que essa exploração vai estar em boas mãos, para a redenção socioeconômica daquele povo do Vale do Juruá e de todo o Estado do Acre.

            Hoje, nós somos completamente dependentes da energia poluente das termelétricas, e pode ser que, a partir da exploração de gás e petróleo no Vale do Juruá, venhamos a conseguir energia limpa e poderemos inclusive contribuir com a redenção socioeconômica e a proteção ambiental daquela região, porque tenho certeza de que, com esses recursos, vai ser possível promovermos muito mais atividade de proteção ao meio ambiente, que já é uma vocação natural do Estado do Acre.

            Encerrando as minhas palavras, destaco, por todo o exposto, a nossa absoluta confiança no trabalho, na gestão e no desenvolvimento dessa empresa brasileira e de todos os brasileiros.

            E faço um cumprimento especial a todos os servidores que compõem esse time inspirado da Petrobras, porque tenho certeza de que são eles o patrimônio maior dessa empresa e são eles que conduzem a Petrobras a tanto reconhecimento no Brasil e no exterior. Portanto, parabéns a todos! Que consigamos seguir em frente, contabilizando mais vitórias, mais superação e não se deixando abater pelas vozes que tentam colocar a Petrobras sob alguma suspeita, porque essa empresa é uma empresa do tamanho do Brasil, do tamanho dos brasileiros e merece o nosso total sentimento de reconhecimento e gratidão por tudo o que ela tem feito pelo Brasil.

            Parabéns a todos! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/2013 - Página 2062