Discurso durante a 21ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Homenagem ao aniversário de 60 anos da Petrobras.

Autor
EDISON LOBAO
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao aniversário de 60 anos da Petrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/2013 - Página 2066
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • LEITURA, MENSAGEM (MSG), AUTORIA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ASSUNTO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

            O SR. EDISON LOBÃO - Sr. Presidente, Renan Calheiros; Sr. Presidente Andre Vargas; Ministra Luiza Helena de Bairros; Srs. Senadores Inácio Arruda, Vanessa Grazziotin, Anibal Diniz; Srs. Presidentes José Sarney e Fernando Collor; Srs. Deputados Federais Luci Choinacki, José Guimarães, Luiz Alberto, Vicente Cândido; Srs. Senadores; Srs. Deputados; Presidenta Maria das Graças Foster; Srs. Diretores Formigli, Cosenza e Alcides, que dirigem a Petrobras com extrema competência e exação; ex-Presidente José Sérgio Gabrielli, que também tanto fez pela Petrobras; Drª Magda Chambriard, senhoras e senhores, Ministro de Minas e Energia e, aqui, representando a Presidenta Dilma, agradeço as homenagens ora tributadas à nossa grande empresa: a Petrobras.

            Sobre a Petrobras falaram a Presidente da empresa e os Srs. Senadores e Deputados. Estarei adstrito, portanto, à leitura da mensagem que encaminha a Presidente Dilma Rousseff ao Presidente do Congresso Nacional, alusiva a esta solenidade.

Diz a Presidenta:

É com entusiasmo que saúdo esta sessão solene do Congresso Nacional em homenagem aos 60 anos da Petrobras. Este é um justo reconhecimento da Casa do Povo à companhia que ajudou a mudar o Brasil para melhor [para bem melhor].

A história da economia brasileira pode ser dividida entre antes e depois da Petrobras. Foi a coragem política, a inovação tecnológica e a competência profissional da Petrobras que transformaram o Brasil em um dos grandes países produtores de óleo no mundo. Hoje, são 2 milhões de barris por dia. Mas este é só o começo. Com o Pré-Sal, a Petrobras irá chegar a 4,2 milhões de barris de petróleo por dia em 2020. Já a capacidade de refino irá crescer de 2 milhões de barris para 3 milhões. É um salto gigantesco para qualquer companhia. Menos para a Petrobras.

Porque a Petrobras carrega o Brasil em seu DNA. Com a liderança da Petrobras, o campo de Libra, que iremos licitar no dia 21 de outubro, dará partida a uma profunda mudança no Brasil.

            (Soa a campainha.)

O SR. EDISON LOBÃO - Apenas com a exploração de Libra, poderemos arrecadar, nos próximos 35 anos, entre R$300 bilhões e R$700 bilhões no Fundo Social. Isto significa mais recursos para saúde e educação, mais capacitação tecnológica, mais emprego, mais geração de riqueza e divisas para todo o País. Mais desenvolvimento para o Brasil.

A iniciativa do Senador Inácio Arruda, com o apoio do Deputado Luiz Alberto, de homenagear a Petrobras nesta data especial é, por tudo que esta empresa representa para o nosso País, extremamente louvável.

[Parabéns ao Congresso por esta sessão solene,] parabéns à Petrobras e a seus funcionários e colaboradores pela história de sucesso construída nestes 60 anos.

Estes foram apenas os primeiros 60 anos da Petrobras como eixo do desenvolvimento do Brasil. Que venham muitas outras décadas desta extraordinária parceria entre a Petrobras e o povo brasileiro.

            Cumprimentos a esta empresa que é um orgulho nacional.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)

            (Manifestação das galerias.)

            (Soa a campainha.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/2013 - Página 2066