Discurso durante a 212ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Elogio ao discurso do Senador José Sarney referente ao assassinato do ex-Presidente dos Estados Unidos, John Kennedy.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM, POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Elogio ao discurso do Senador José Sarney referente ao assassinato do ex-Presidente dos Estados Unidos, John Kennedy.
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2013 - Página 85176
Assunto
Outros > HOMENAGEM, POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, DISCURSO, JOSE SARNEY, SENADOR, REFERENCIA, HOMICIDIO, JOHN KENNEDY, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), DEFENSOR, LIBERDADE, DEMOCRACIA, LUTA, DIREITOS HUMANOS.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem revisão do orador.) - Apenas para registrar, como fez V. Exª, o brilhante discurso do Presidente José Sarney, sem dúvida nenhuma, uma voz experiente, equilibrada, testemunha de toda essa história. Aliás, ajudou a construir essa história do mundo, porque o Presidente José Sarney é uma referência no Brasil e é também a referência internacional que nós temos. Sem dúvida nenhuma, ao falar do assassinato do Presidente Kennedy, o Presidente Sarney registra uma etapa de vida política importante no mundo.

            Não vou aqui repetir, mas a luta pelos direitos sociais, todo o espaço que deu o Presidente Kennedy a esse caminho, ao fortalecimento do encaminhamento democrático dessas demandas que, como disse bem o Presidente Sarney, não eram bem recebidas nos Estados Unidos, daí o assassinado do Kennedy, do Martin Luther King, do Robert Kennedy... Quer dizer, tudo fruto, exatamente, dessa luta pela igualdade, pela responsabilidade, pela fraternidade.

            Então, o Presidente Sarney lembrou um momento que marcou a política do mundo. Eu acho que muitos jovens do mundo, ao se depararem, primeiro com o Governo do Kennedy, depois com o mito, com a lenda, como disse o Presidente, em que se transformou o Presidente Kennedy, ingressaram na política, tiveram rumo nessa questão.

            Sem dúvida nenhuma, é um momento a ser relembrado, é um momento a ser registrado, porque tem ensinamentos positivos e ensinamentos negativos. Como é que pode uma democracia como a dos Estados Unidos, quer dizer, como lembrou aqui também o Presidente Sarney, um país que fez opção pela liberdade, pela defesa dos direitos, assassinar um líder carismático, um líder importante, um líder que estava construindo pontes no que diz respeito ao entendimento não só interno dos Estados Unidos, mas também as pontes com a União Soviética, enfim, com toda essa questão da política internacional, que eram momentos de guerra fria difíceis que o mundo vivia.

            Então, quero aplaudir o discurso do Presidente Sarney e dizer que é muito importante presenciar tudo isso aqui no plenário do Senado.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2013 - Página 85176